Logo O POVO+
Cocó: bicicletas e cães proibidos em fevereiro
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Cocó: bicicletas e cães proibidos em fevereiro

Tipo Opinião

A partir do dia 1º do próximo mês, estarão proibidos no Parque Estadual do Cocó passeios com cachorros e bicicletas. A decisão foi tomada no ano passado pelo secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, e aprovada no Conselho Gestor da Unidade de Conservação. Segundo Paulo Lyra, gestor do Parque, é o que determinam duas legislações sobre o uso do ecossistema de proteção integral. Nos próximos domingos, 24/1 e 31/1, haverá blitz educativa e serão fixadas 22 placas educativas explicando as restrições. Outra mudança. No dia 26/1, às 9 horas, na Gerência do Parque, o Conselho Gestor discutirá o Projeto do Centro Tradicional da Sabiaguaba. Uma requalificação do comércio na foz do rio Cocó. Assunto que precisa da participação ativa da comunidade.

Leia também | 

Novo ataque de cães no Parque no Cocó deixa mais quatro gatos mortos

Cães matam mais de 40 gatos no Parque do Cocó

Parque do Cocó, agora, tem um Plano de Manejo

 

Fura fila?

A fila para vacinação da Coronavac estaria sendo furada por pessoas fora dos perfis exigidos em pelo menos 14 municípios do Ceará. Haveria indícios em Fortaleza, Tauá, Arneiroz, Quixadá, Madalena, Boa Viagem, Banabuiú, Choró, Catarina, Mauriti, Caucaia, Cariré, Groaíras e Barbalha.

Leia também | Quem "furar fila" da vacina pode responder por improbidade e também criminalmente

Micropoder

Para apurar a suposta prática criminosa, promotores de justiça instauraram procedimentos administrativos ou fizeram recomendações para os municípios citados. A influência política ou o micropoder de um servidor estimula a suposta burla.

Lista no site

No Hospital São José, um gigante no tratamento da Covid-19, estaria tendo um "climão". Cem doses teriam sido distribuídas para lá, mas não há uma lista nominal indicando quem serão vacinados na primeira fase. Melhor publicar no site do HSJ

Parte do muro do quartel do 23º Batalhão de Caçadores, na avenida Luciano Carneiro, no Bairro de Fátima, ameaça desabar. 21/1/2021. Fortaleza-Ceará-Brasil
Foto: Leitor do O POVO
Parte do muro do quartel do 23º Batalhão de Caçadores, na avenida Luciano Carneiro, no Bairro de Fátima, ameaça desabar. 21/1/2021. Fortaleza-Ceará-Brasil

Há perigo na esquina

Um extensão do muro do 23º Batalhão de Caçadores, na avenida Luciano Carneiro, vai cair. Há uma proteção, mas poderá causar acidente grave. Sem contar que o pedestre tem de desviar pela avenida perigosa.

Sem peixe

O Hospital da Unimed recebeu 200 doses para começar a imunizar seus profissionais de saúde. No total, são 760 trabalhadores na linha de frente. Funcionários de lá, também, pedem que seja publicada a relação dos que irão se vacinar.

Fator fique em casa

A D'Origem, distribuidora de bebidas para pontos comerciais no Ceará, prevê um crescimento em torno de 16% no faturamento da empresa em 2021. Aposta no consumidor mais adaptado ao e-commerce e aplicativos.

Racismo

O aperfeiçoamento da legislação sobre o racismo estrutural e institucional volta à pauta, neste mês, no Congresso Nacional. O advogado cearense André Costa, Conselheiro Federal da OAB, está na Comissão de Juristas.

Remédios vencidos

Quase uma tonelada de medicamentos, com data de validade vencida, foi deixada pelo ex-prefeito de Trairi, Marcos Prado, (PSB) para seu sucessor Gustavo Aguiar (PP).

Prefeito médico

O agravante é que o ex-prefeito de Trairi, Marcos Prado (PSB), é médico. Ele que perdeu a reeleição (36,41% dos votos) foi muito criticado pelo enfrentamento calamitoso frente à pandemia da Covid-19 no município do litoral cearense.

Sem banco

Em Mulungu, no Maciço de Baturité, há uma agência do do Brasil que não adianta muita coisa. Os caixas rápidos dificilmente estão disponíveis. Quem precisa sacar dinheiro tem de ir para Pacoti, a 33 km, ou Baturité, 34 km

Sobe

Jogador cearense Caio Vidal, 21, do Internacional, que fez gol na goleada de 5 a 1 do Colorado sobre o ex-líder São Paulo. Até agora, Caio fez nove partidas pelo time gaúcho. Por aqui, nunca foi visto como promessa?

Desce

Aplicativo TrateCOV que foi tirado do site do Ministério da Saúde por disseminar conteúdo falso. Irresponsavelmente, incentivava o tratamento precoce contra a Covid-19 com medicação sem comprovação científica.

Horizontais

A VTS Crew, um grupo de grafiteiros de Fortaleza, lançou ontem um e-book "VTS Crew: o graffiti como estilo de vida". Para baixar: https://www.editoracaminhar.com.br/o-graffiti-como-estilo-de-vida//. Sorveteria Frosty inaugura loja no Bom Jardim. É a 11ª no Ceará. Terá um funcionário do bairro e outro da Vila Pery. O foco é delivery, atacado e varejo.// Como não há concurso, a Universidade Regional do Cariri (Urca) vai perdendo pesquisadores para outras instituições. A paleontóloga Flaviana Jorge, ex-professora substituta da Urca, será professora efetiva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).// Só lembrando: E aí, sabotagem ao combate à pandemia e mais 214 mil mortos no Brasil não são crimes contra a saúde pública?

Leia também | Superdisseminadores: entenda os eventos de transmissão em massa da Covid-19

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?