Logo O POVO+
Alugam-se casas para o Carnaval 2021 na Covid
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Alugam-se casas para o Carnaval 2021 na Covid

Tipo Opinião

Mesmo com a proibição de qualquer festa de Carnaval, decretado por Camilo Santana (PT), em 8/1, os anúncios oferecendo casas, chalés e apartamentos em hotéis para o período seguem às claras ou camuflados na Internet. "Carnaval!! 20% de desconto no fechamento imediato. Águas Belas" é um dos exemplos explícitos. Outros, são mais discretos. Porém, há oferta para um período em que é costumeiro curtir a folia nas praias, sertão e serra. Talvez, a recomendação de evitar as viagens intermunicipais, pedida ontem pelo governador do Ceará, se transforme em proibição a partir da semana que antecede os dias 15/2 e 16/2 - segunda e terça de Carnaval. Não será feriado, o problema é segurar a vontade de pular. Em Fortaleza, ninguém duvida que os bares disfarçados de restaurantes estarão lotados. E as festas particulares (clandestinas) também. 

Leia também |

Covid-19: Circulação viral está disseminada em toda a Capital, aponta Sesa

Decreto sanitário: saiba o que está proibido e o que não é recomendado

Ceará passa de 360 mil casos confirmados de Covid-19 e tem 10.311 mortes pela doença

 

Ônibus e jatinhos

Caso sejam proibidas as viagens intermunicipais de ônibus no Carnaval, o impedimento também valeria para jatinhos particulares que são portadores de aglomeração para paraísos do litoral cearense feito Jericoacoara?

Ano triste

A pandemia Covid-19 "começou" depois do Carnaval de 2020. É um horror imaginar o Brasil sem sua festa mais popular. Mas aí, é segurar a onda e exigir que os governadores cobrem Bolsonaro por insumos e vacinas.

Falência

É compreensível que se queira ganhar com aluguéis no Carnaval. Muita gente quebrou ou está à beira da falência. Mas são mais de 215 mil mortes pela Covid-19 e o presidente do Brasil, que a maioria elegeu, contribuiu para a disseminação da doença.

As trilhas devem fechar às segundas-feiras e serão proibidas para animais domésticos
Foto: Thais Mesquita
As trilhas devem fechar às segundas-feiras e serão proibidas para animais domésticos

Bicicletas no Cocó

Ciclistas podem circular nas trilhas do Parque do Cocó de terça a domingo de manhã. A proibição é, apenas, de 5h30min às 13 horas aos domingos. Porque há muitos pedestres. Nos demais dias é permitido.

Outra mudança

A partir do dia 1° do próximo mês, as trilhas do Parque do Cocó serão fechadas toda segunda-feira. A medida, de acordo com Paulo Lyra, gestor da Unidade de Conservação, é para oferecer um descanso à fauna e à flora da floresta de Fortaleza. De terça a domingo, a visitação volta ao normal.

Tauá

A Prefeitura de Tauá se prepara para a "onda mais severa da Covid-19", palavras do secretário da Saúde Edgleusson Noronha. À Coluna, ele disse que entregou ao Ministério Público um Plano de Contingenciamento para essa nova fase e o Plano de Operacionalização para Vacinação.

Fiscalização

Tauá, segundo Edgleusson Noronha, está fazendo um novo Plano de Fiscalização para o Carnaval. "Será mais rígido, podendo ter até prisão. Infelizmente". O município recebeu 465 doses da coronavac para vacinar 1.366 profissionais da saúde que estão na linha de frente. E não haveria fura fila, garante o secretário.

Mauc 1

O Museu de Arte da UFC completa, em 2021, 60 anos de existência (1961). É um equipamento que tem obras de Raimundo Cela, Antônio Bandeira, Ademir Martins, Chico da Silva, Descartes Gadelha, Metre Noza. Estrangeiros como Jean-Pierre Chabloz e outros consagrados da pintura internacional.

Mauc 2

Se os acervos fossem do Masp, do Museu do Amanhã ou do Louvre, estariam em permanente exposição em um prédio amplo e seguro. O ex-reitor Henri Campos fez uma boa reforma, mas o Mauc era para ocupar a área onde estão a Rádio Universitária, a Arquitetura e o Cetrede.

Mauc 3

Enquanto não tem alguém que enxergue as potencialidades do Mauc para o Estado (não só para a UFC), os trabalhadores quixotes do museu realizarão 13 ações na "4ª Edição do Férias no Mauc: arte e museu para todos". Conferências e oficinas. Informações: https://mauc.ufc.br/pt/ferias-no-mauc-4a-edicao-inscricoes-abertas.

Sobe

Feira do Peixe na bonita e agradável Vila do Mar, no Pirambu. Lugar para comer um peixe, num preço sustentável, e relaxar, mas sem aglomerar.

Desce

Trechos da avenida da Vila do Mar que estão precisando de reparos para ajustar os paralelepípedos soltos ou em falta na via.

Horizontais

O Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) abriu vagas de trabalho para advogados, assistentes sociais e pesquisadores em Ciências Humanas. Estágios para comunicação, logística e políticas públicas e orçamento. Informação: linktr.ee/cedecaceara. // A ONG Beatos promove de 26/1 a 31/1 o Alimentando Afetos. São oficinas gastronômicas, gratuitas, com frutas da estação. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, no Cariri. Informações: https://beatos.org.br .
// Só lembrando: E aí, tem coisa mais chata do que aturar o bombardeio do BBB e ainda ouvir Fiuk falando besteira?

 

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?