Logo O POVO+
Conselho definirá substituto de Paulo Linhares
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Conselho definirá substituto de Paulo Linhares

Tipo Opinião
Paulo Linhares (Foto: MAURI MELO)
Foto: MAURI MELO Paulo Linhares

O substituto do jornalista Paulo Linhares na presidência do Instituto Dragão do Mar (IDM) será discutida hoje em uma reunião do Conselho de Administração da instituição. O IDM é responsável pela gestão do Dragão do Mar e equipamento agregados como, por exemplo, o Museu de Arte Contemporânea, a Escola Porto Iracema das Artes, dois teatros, cinemas e o Centro Cultural Bom Jardim. Paulo estava no Dragão desde 2013 e é responsável por um legado importante no estímulo à produção cultural em Fortaleza. É um intelectual respeitado. Ele assumirá um cargo na Prefeitura de Fortaleza. Três nomes, um deles ligados ao Sesc São Paulo, estariam postos para substituir Paulo no IDM. Um órgão também importante para a projeção do Estado aqui e lá fora.

Mais trocas

A saída de Paulo Linhares faz parte de um pacote de mudanças estratégicas promovidas por Camilo Santana (PT). Ele quer azeitar os dois anos restantes de governo. Na própria Secult, Suzete Nunes trocará a Secretaria de Planejamento e Gestão pela Biblioteca Pública Menezes Pimentel.

Mais trocas 2

No lugar de Suzete Nunes assumirá, a partir de 1/2, Mariana Braga, 28. Uma advogada mineira que veio para o Ceará em 2017, como bolsista de Inovação em Políticas Públicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado. Atuou na Seplag em cargo de coordenação da Secult.

Mais trocas 3

Igor Ponte sairá da superintendência do Detran para o Metrofor. Em seu lugar, assume Maximiliano Quintino (Ceasa). Camilo aposta que as trocas deverão potencializar entregas na última etapa de seu segundo mandato.

Deputado estadual Renato Roseno
Foto: Divulgação/AL
Deputado estadual Renato Roseno

Direitos humanos

Deputado Renato Roseno (PSol) deverá ser reconduzido para Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (AL) do Ceará. 25 representantes de movimentos sociais fizeram reivindicação a Evandro Leitão (PDT), presidente da AL. Leitão disse que apoia a recondução.

Tortura

Uma sindicância foi instaurada, em Fortaleza, pela Controladoria Geral de Disciplina do Estado para apurar a suposta tortura praticada por policiais penais na penitenciária de Sobral. Pelo menos 40 presos teriam sido vítimas. 

Leia também | 

Presos são submetidos a exames após denúncias de tortura em Sobral

Pastoral pede transparência sobre caso de tortura

Flagrantes

O delegado Geral da Polícia Civil do Ceará, Marcus Rattacaso, discorda do documento do Ministério Público (0001/2021/69ª PMJFOR), assinado pela promotora Fernanda Marinho. Ela aponta "falta de qualidade" dos autos de prisão em flagrante realizados pela polícia.

Flagrantes 2

Via assessoria de imprensa, Rattacaso afirma que casos pontuais não podem ser generalizados. Ele informa que em 2020 foram feitas 6.411 prisões e apreensões por tráfico de drogas. E Foram interceptadas 8,3 toneladas de cocaína, crack e maconha pelas polícias Civil e militar.

Ruídos

A vacinação contra a Covid-19 para profissionais de saúde, no Centro de Eventos, continua gerando ruídos. Um fisioterapeuta, que tem clínica, conta que teve o agendamento aceito. Porém, depois de passar mais de três horas na fila, foi avisado que não teria direito.

Ruídos 2

O fisioterapeuta sugere que o site tenha uma barreira para evitar a perda de tempo no Centro de Eventos. Ou que as informações sejam mais eficientes no local de vacinação. Eletrônicas ou, mesmo, escrita em placas e cartazes.

Reconhecimento

Três varas da Justiça do Trabalho do Ceará estão entre as 15 melhores do Brasil. São Gonçalo do Amarante (7º), Crateús (14º) e Eusébio (15º) são destaques entre 1.657 do Relatório Nacional de Desempenho da Justiça do Trabalho.

Sobe

Torcedores do Floresta, da Vila Manoel Sátiro. Time disputa a final inédita da Série D do Brasileirão, contra o Mirassol, amanhã. Estão mais empolgados com esse jogo do que com Palmeiras x Santos pela decisão da Libertadores, também amanhã.

Desce

A grosseria de Bolsonaro ao mandar "enfiar" latas de leite condensado no "rabo" dos jornalistas. O presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Paulo Jerônimo de Sousa, soltou nota classificando-o como "despreparado" para cargo público.

Horizontais

A Brisanet abriu 65 vagas de emprego para o cargo de instalador de telecomunicações. A empresa receberá currículos amanhã, de 8 às 10 horas. Informações: https://brisanet.gupy.io/. // O médico Marco Túlio foi quem acompanhou a médica Liduína Rocha à sede do O POVO e não Roberto da Justa. Liduína é candidata à presidência do Sindicato dos Médicos.// Casa Juvenal de Carvalho lança amanhã, vitualmente, coletânea "Refúgio das Letras". Com texto de Siqueira Lima e outros autores.// Só lembrando: E aí, quantas investigações o MPCE já abriu contra quem furou a fila da vacina?

 

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?