Logo O POVO+
Novo diretor do Dragão sairá em duas semanas
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Novo diretor do Dragão sairá em duas semanas

Tipo Opinião
Grafites do Concreto nos muros do Instituto Dragão do Mar (Foto: EVILÁZIO BEZERRA)
Foto: EVILÁZIO BEZERRA Grafites do Concreto nos muros do Instituto Dragão do Mar

O nome do novo diretor-presidente do Instituto Dragão do Mar (IDM) deverá sair em até duas semanas. Ele substituirá o jornalista Paulo Linhares. Por enquanto, interinamente, a jornalista Bete Jaguaribe, diretora do Porto Iracema das Artes, assume o cargo. O IDM movimenta em torno de R$ 50 milhões na gestão dos equipamentos culturais da Secretaria da Cultura do Ceará. Com um cenário incerto, causado principalmente pelos estragos da insistente pandemia da Covid-19, a ordem do governador Camilo Santana (PT) é ser austero nos diversos setores da máquina pública estadual. No IDM não será diferente. O Instituto deverá passar por uma rígida reforma administrativa-financeira, com uma estrutura mais enxuta e, provavelmente, com menos diretorias.

Observatório

Paulo Linhares, exonerado do Instituto Dragão do Mar, irá assumir o Observatório de Fortaleza do Instituto de Planejamento do Município. O cargo era coordenado, na gestão de Roberto Cláudio (PDT), por Cláudia Leitão, ex-secretária de Cultura do Ceará. Como a coluna antecipou, o vice-prefeito Élcio Batista fez a indicação e anunciou pelo Instagram.

Roberto Claudio (PDT)
Foto: Aurelio Alves
Roberto Claudio (PDT)

Candidato

Pelo Instagram, também, Roberto Cláudio se despediu de Fortaleza. Ele, Carol Bezerra e as duas filhas rumaram para São Paulo. o ex-prefeito não quer fazer sombra para José Sarto (PDT). Ele e Carol, segundo a postagem, irão estudar.

Covid-19

Os primeiros planos de RC era voltar a estudar gestão pública no Arizona, nos Estados Unidos. No entanto, a segunda onda da Covid-19 atravessou o plano. De verdade, Roberto Cláudio também quer preservar a imagem longe das confusões políticas locais. Chegar bem para disputar a vaga de candidato ao governo do em 2022.

13º Seminário Empreender no Centro de Negócios do Sebrae Ceará, em Fortaleza
Foto: Alex Gomes/ Especial para O POVO
13º Seminário Empreender no Centro de Negócios do Sebrae Ceará, em Fortaleza

Empreendedorismo

A Fundação Demócrito Rocha está com inscrições abertas para o curso "Empreender em tempos de crise: gestão e liderança". São 12 fascículos do curso à distância, 160h/aula. O certificado é emitido pela Universidade Estadual do Ceará. Inscrições: cursos.fdr.org.br

Alô, Sema!

A necessária dragagem do rio Cocó, iniciada no ano passado, poderá ir por água abaixo. Faltam barreira para conter o lixo do entorno e um programa permanente de educação ambiental. Sem falar da lixadara que vem desde Pacatuba.

Alô, Sema 2!

Ao lado da ponte da Murilo Borges, por exemplo, há rampas de lixo. Quando chove ou com o vento, tudo vai parar no rio. Outro detalhe, a invasão da poligonal é uma ameaça. Já há uma oficina de motocicletas próximo a dragagem, na área do Parque.

Maria Luíza

Há 35 anos, em 1986, a prefeita Maria Luíza Fontenele (PT) criava a área de proteção ambiental do rio Cocó. Pelo decreto, em Fortaleza, estava blindado. O tempo passou e o rio está mais afogado em lixo, esgoto e ligações clandestinas. É assim em todos os rios da Capital.

Júlio Brizzi
Foto: IANA SOARES
Júlio Brizzi

Líder no PDT

Júlio Brizzi, ex-secretário da Juventude de Roberto Cláudio, entra na Câmara Municipal prestigiado. Por ter sido o terceiro vereador mais votado ficou com a liderança da bancada do PDT no parlamento.

Articulação

O vereador Gabriel Aguiar (PSol) tem o apoio da Associação Cearense de Imprensa para as disputas pela presidência Comissão de Meio Ambiente na Câmara. Salomão de Castro, presidente da ACI, se reuniu com Gabriel, a vereadora Adriana Gerônimo (Nossa Cara) e o deputado Renato Roseno.

Procedimento

A promotora Fernanda Marinho, que está respondendo pelo Controle Externo da Atividade Policial, informa, que o documento nº 09.2021.00001873-5 é uma portaria de procedimento administrativo para "apurar uma notícia de fato" sobre a suposta falta de qualidade dos autos de prisão em flagrante da Polícia Civil. Não é uma recomendação.

Sobe

Polícia Civil em Canindé que resgatou um cão pastor alemão abandonado, desidratado e com sinais de maus tratos na CE-020. Se os animais estivessem chipados, o infrator seria responsabilizado.

Desce

Aglomerações em Fortaleza e nos outros municípios do Ceará, apesar do aumento de 11% do número de casos e 50% nos óbitos causados pela contaminação do novo coronavírus.

Horizontais

Professor e pesquisador Gilmar de Carvalho propõe que os maracatus de Fortaleza se juntem e projetem a a criação de um novo museu para o Ceará. O que existia, no anexo do Teatro São José, foi destruído.// Lojas do projeto Divertindo a Mente, especializada em brinquedos para crianças autistas, abriram no shopping RioMar Fortaleza e Kennedy. // Fotógrafo Gentil Barreira é o personagem do documentário "Sais de prata", dirigido por Tibico Brasil. Mostra a trajetória analógica de Gentil de 1970 a 1990. Disponível no Canal do fotógrafo, no YouTube. // Só lembrando: E aí, os arquivamentos dos processos por quebra de decoro parlamentar na AL são uma piada de mau gosto contra o eleitor?

 

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?