Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.
A Defensoria Pública do Ceará (DPCE) decidiu que o uso dos banheiros dos prédios onde a instituição funciona "se dará respeitando o gênero com o qual a pessoa se identifica. Isso é direito". Desde a última quinta-feira, a regra está valendo. É uma ação afirmativa para o público LGBTQIAP assumida pela defensora geral Elizabeth Chagas. A sede administrativa da DPCE, localizada no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza, foi a primeira a receber a nova sinalização. Lugar de grande fluxo de pessoas. Na nova placa indicativa está escrito "o banheiro é de todes. O uso do banheiro é livre. Fique à vontade para ter acesso". A medida marca, também, a passagem do Dia da Visibilidade Trans e Travesti, comemorado nacionalmente hoje. Em tempos preconceituosos, a DPCE dá exemplo de acolhimento.
A palavra "todes", que passa a ser usada nas placas dos banheiros da Defensoria Pública do Ceará, é parte da linguagem neutra na língua portuguesa. Um léxico que inclui termos em que os artigos masculinos e femininos são substituídos pelas letras "x" ou "e".
A decisão da defensora geral do Ceará, Elizabeth Chagas, é um marco para a população trans e oportunidade para discussões sem absolutismos de nenhum grupo, identitário ou não. Provavelmente, vai gerar polêmica e luzes.
Estado machista
O Ceará ficou em 4º lugar no dossiê sobre "Assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiros", da Antra. Houve uma queda de 22 para 11 em relação ao ano passado. São Paulo lidera com 25, Bahia (13) e Rio de Janeiro (12).
Moradores do Rodolfo Teófilo estão preocupados com a saúde do bairro. Abandonado pela construtora Manhattan, o prédio do histórico colégio Redentorista virou foco da dengue, ratos, descarte de lixo e local inseguro. E a Regional é omissa.
Combate à fome
Do Cantinho do Frango, na Torres Câmara, vem um exemplo de transformação responsável do que poderia virar "lixo". Oito entidades recebem do restaurante comida "in natura". São alimentos excedentes, mas ainda em condição de consumo. Até agora, 32 toneladas foram repassadas.
Ração animal
As carcaças de frango, peixe e gado inadequadas para o consumo humano não vão para o lixo. São transformadas em insumos para ração animal. O Cantinho do Frango também produz adubo a partir de restos de comidas dos clientes.
Casa da língua
As Casas de Cultura da UFC estão com inscrições abertas para os cursos de língua estrangeira até 3/2. Uma oportunidade para entrar em um ensino qualificado e gratuito. Informações: https://www.ufc-concursos.com.br/
Enxuga gelo
Prefeitura de Fortaleza enxuga gelo e joga dinheiro fora ao limpar canais e lagoas durante a pré-estação e a quadra chuvosa. Diz que ação é o ano inteiro, mas a realidade é outra. Não há vencimento para o lixo que inunda os recursos hídricos da capital poluída.
Ou se tem um plano sério de educação ambiental e um sistema permanente de barreiras ecológicas no entorno e no interior das lagoas, canais e nascentes dos rios ou o faz de conta continuará. O MPCE poderia cobrar.
Reflorestamento
O oceanógrafo Luís Ernesto Arruda, do Labomar/UFC, assumiu o cargo de cientista chefe da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema). Ernesto será responsável pelo plano estratégico de proteção dos manguezais e pelo replantio dos 46,2 hectares incendiados do Parque do Cocó.
Sobe
Teleférico do Horto de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Será que Camilo Santana (PT) entregará a obra antes de sair para a campanha de senador?
Teleférico de Ubajara. Está parado e causando prejuízos aos donos de hotéis e empreendedores que dependem do atrativo do bondinho. É uma dívida de Camilo.
Horizontais
Atletas do Instituto Cuca participam da Superliga B de voleibol, da Confederação Brasileira de Voleibol. A competição garante vaga na 1ª divisão do vôlei nacional. // Deputado Renato Roseno (Psol) oficiou Secult, Corpo de Bombeiros e MPCE para saber tratar da reforma, urgente, do Museu do Ceará. // Supermercado Pinheiro estendeu a distribuição de máscara PFF2, também, para promotores de vendas. Repassa desde 21/1, antes do decreto do governo do Estado. //
Só lembrando: E aí, Bolsonaro é bobo da corte que o Centrão sempre sonhou?
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.