Logo O POVO+
Projeto quer o retrocesso da "chuva de veneno"
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Projeto quer o retrocesso da "chuva de veneno"

A pulverização aérea de agrotóxicos está proibida no território cearense desde 2019 por conta da lei 16.820
Tipo Opinião
A pulverização aérea de veneno nas plantações está proibida
 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução A pulverização aérea de veneno nas plantações está proibida

Uma pauta danosa ao meio ambiente à saúde pública foi apresentada na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Trata-se de um Projeto de Lei do deputado Felipe Mota, do partido União. O parlamentar quer a volta do uso de veneno na agricultura e o despejo de produtos por drones. A pulverização aérea de agrotóxicos está proibida no território cearense desde 2019 por conta da lei 16.820, de autoria do deputado Renato Roseno (PSOL). A legislação, conhecida por Zé Maria do Tomé, é pioneira no Brasil. Atualmente, a lei enfrenta no STF um pedido de inconstitucionalidade por parte da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Por último, o ministro Gilmar Mendes pediu vistas do processo. A votação está 2 a 0 contra a volta da "chuva de veneno".


Pelo Brasil

A Lei Zé Maria de Tomé, sancionada por Camilo Santana (PT) - governador do Ceará em 2019, virou espelho para o País. Pelo menos 18 projetos de lei semelhantes tramitam em outros estados contra a "chuva de agrotóxicos" na lida com a agricultura.

Alerta dengue

Nos três primeiros meses deste ano, o Ministério da Saúde registrou 496.130 casos de dengue no Brasil - 47,7% de aumento em relação ao mesmo período do ano passado. Os óbitos, em 2022, bateram recorde com mil pessoas abatidas pelo mosquito.

Após a chuva

Este ano, o número de mortos em consequência da picada do Aedes aegypti já chega a 183 no Brasil. Bom lembrar que depois de uma temporada de chuvas, como a que segue no Ceará, o mosquito encontra o ambiente ideal para eclosão de ovos.

 

Mestre Jarbas Oliveira

A segunda edição do "Livro dos Mestre", de Jarbas Oliveira e produção de Dora Freitas e Sílvia Furtado, será lançada amanhã na Fundação Waldemar Alcântara, às 19h. Rua Júlia Vasconcelos, 100, Pio XII.

Precedente

A Justiça determinou, liminarmente, que o governo do Ceará não poderá fazer desconto previdenciário sobre o total de ganhos de um policial militar inativo ou pensionista. A ação foi movida por um PM, que alegou não existir lei no Estado que defina a cobrança. Somente na esfera federal.

TI do Fórum

Advogados reclamam que, há três semanas, o sistema de TI da Defensoria de Sucessões no Fórum Clóvis Bevilácqua, no bairro Edson Queiróz, está instável ou fora do ar. Inviabiliza o atendimento e rende muita irritação.

Taxa do lixo

No Instagram da deputada estadual Larissa Gaspar (PT) há um registro curioso. Quando o então ex-prefeito Juraci Magalhães tentou implantar a taxa do lixo, Elpídio Nogueira - irmão do atual prefeito Sarto (PDT) - foi um dos vereadores que pregou o não pagamento da tarifa.

Menina Lúcia

No São João Batista, em Fortaleza, dois túmulos viraram lugar de agradecer por graças alcançadas. Um deles é o da "menina Lúcia" (1915-1917). Ela faleceu depois de contrair uma tuberculose, segundo Célia Morais Correia - sobrinha da menina. Lúcia é irmã da ex-primeira dama do Ceará, Luiza Távora - companheira do governador Virgílio Távora.

Santificadas

O outro jazigo de peregrinação é de Cleidemar Medeiros Dantas. A mocinha morreu aos 17 anos, em 1955, vítima de atropelamento. A exemplo de Lúcia, há placas agradecendo "milagres". E também presentes deixados por pagadores de promessas.

Mais golpes

A inteligência artificial (IA) é usada também para golpes. O último, seria a gravação da voz da pessoa alvo pelo telefone. Com um sintetizador de áudio, o criminoso reproduz a voz capturada e passa a ligar pedindo pix para vítimas.

 

SOBE

Sustentabilidade

Banco Palmas que consegue fazer o dinheiro circular no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, favorecendo a economia no bairro

 

DESCE

Mercado

Roberto Campos Neto, presidente do BC, que poderia pegar o boné e voltar para o Santander, como sugeriu o senador Cid Gomes (PDT)

 

HORIZONTAIS

O ex-sindicalista José Wilson Gonçalves assumiu, ontem, a coordenação geral do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no Ceará. Wilson era superintendente do Idace /// Até sábado, no BNB Clube Fortaleza, 21 equipes femininas disputam o Campeonato Brasileiro Interclubes Sub 16 de Vôlei /// A AMC recebe, hoje, 25 crianças e adolescentes autistas. A visita, de 15 às 17 horas, faz parte do Abril Azul ///

Só lembrando: E aí, a omissão do Telegram favorece a atuação criminosa de grupos neonazistas no Brasil?

 

LEIA MAIS 

Justiça suspende Telegram no Brasil após plataforma não entregar dados sobre neonazistas 

Fazenda no Ceará vende quase R$ 2 milhões em leilão nacional de animais

Por que não existe solução para as calçadas?

 

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?