Logo O POVO+
Calçadão da Barra do Ceará ainda sem toaletes
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Calçadão da Barra do Ceará ainda sem toaletes

Ministério Público poderia recomendar a construção das ilhas de banheiros públicos no calcadão da Barra do Ceará
Tipo Opinião
Inauguração do Projeto Beira-Rio, na Barra do Ceará, em dezembro do ano passado  (Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Inauguração do Projeto Beira-Rio, na Barra do Ceará, em dezembro do ano passado

.

Quatro meses depois da inauguração, o complexo gastronômico e turístico do calçadão da Barra do Ceará continua sem ilhas de banheiros públicos. Diferente do projeto de requalificação da Beira-Mar, o equipamento localizado no bairro periférico foi entregue sem toaletes para os visitantes que vão usufruir do lugar onde o rio Ceará se encontra com o Atlântico. O cliente, quando precisa usar um sanitário, tem de contar com o "favor" do dono do quiosque para usar o banheiro destinado aos trabalhadores da casa. A Prefeitura de Fortaleza investiu R$ 11 milhões no Projeto Beira-Rio. Construiu dez boxes, 30 pequenos restaurantes de praia e outros equipamentos para impulsionar o esporte, o lazer e o turismo. Os comerciantes da Barra aguardam as ilhas de banheiros públicos semelhantes às da Beira-Mar.

Prazos

Na época da inauguração, Kamyla Castro, da Regional I, disse que a Seinf estava estudando uma saída "emergencial". O titular da pasta, Samuel Dias, não definiu prazo. O MPCE precisa mediar a questão.

Qualificação

A Fraport e as lojas do Aeroporto Internacional de Fortaleza poderiam oferecer curso de inglês para funcionários. No embarque internacional, os estrangeiros não conseguem saber qual o conteúdo dos salgados. E não há placas em outra língua.

Escuta

Elmano de Freitas (PT) tomou uma atitude que passou batida por Camilo Santana (PT). Escutou as "Mães do Curió". Uma das pautas foi não serem tratadas como "loucas" pelo Estado. Elas tiveram os filhos mortos por PMs. 

Monturo cotidiano

Muito lixo na calçada da esquina da Solon Pinheiro com Deputado João Pontes, no bairro de Fátima
Muito lixo na calçada da esquina da Solon Pinheiro com Deputado João Pontes, no bairro de Fátima (Foto: Demitri Túlio)

 

Tem uma rampa permanente de lixo na esquina da Solon Pinheiro com Deputado João Pontes, no bairro de Fátima. O monturo é constantemente renovado na calçada por pessoas e empresas que não são multadas. 

Milagreiro

Leitora informa que há outro túmulo no São João Batista visitado por quem alcançou graça, além de Lúcia e de Cleidemar. É o de João Nogueira Jucá, que morreu, em 1959, ao salvar pacientes de um incêndio no César Cals. 

Descarte social

Um edital do Ministério Público do Ceará oferece móveis para doação. São objetos de trabalho que o MPCE não usará mais. Podem concorrer às doações, que se farão por sorteio, instituições sociais. Informações: patrimoniosead@mpce.mp.br

Manifestações

O Dia 1º de Maio será de protestos. Um deles acontecerá no cruzamento das avenidas Leste-Oeste com Dr. Thebergue. O Sindifort vai gritar por revisão do plano de cargos dos servidores do poder municipal. Estaria defasado há 16 anos. 

Mais justiça

Além do MPCE, o Partido Novo (PN) também entrou contra a cobrança da taxa do lixo em Fortaleza. Os dois alegam a inconstitucionalidade do tributo. De acordo com o advogado Rodrigo Marinho, do PN, o único objetivo é arrecadar. Daí a ilegalidade, além do cálculo por imóvel. 

Pagar ou não?

Ontem, começou a cobrança parcelada da taxa do lixo parcelada e encerrou a cota única. É para pagar ou esperar pelo resultado da judicialização? A orientação de Rodrigo Marinho é pagar e torcer para que a cobrança caia. E aí, a Prefeitura devolverá. Decisão no TJCE deverá sair em 48 horas. 

Era Juraci

O problema, segundo Rodrigo Marinho, é que a devolução não será simples. A gestão de Juraci Magalhães (MDB) devolveu quem pagou a taxa do lixo. Flávia Bruna, secretária de Finanças de Fortaleza, em evento na CDL, disse que será devolvida caso a Justiça derrube. Claro. 

Sobe

Faixa de isenção do imposto de renda que irá ser elevada para R$ 2.640. Menos mal para uma ano cheio de aumentos e reajustes minguados de salário 

Desce

Afogamentos na Beira-Mar e Barra do Ceará. A cobertura de guarda-vidas é suficiente para as duas áreas? E tem feriado prolongado 

Horiontais

"O impacto da alta taxa de juros na vida das mulheres" é o debate entre as professoras Ana Maria Fontenele e Jacqueline Franco, da UFC, e Tatiane Valente, secretária nacional de Economia Solidária do PT. Hoje, às 9h, na Casa Vermelha /// No próximo dia 4, começa o novenário no Santuário de Fátima. Todo dia, às 18h, sob o comando do pároco padre Ivan de Souza /// Sobral terá Delegacia de Defesa da Mulher funcionando 24 horas, como já acontece em Fortaleza e em Juazeiro do Norte ///

Só lembrando: E aí, quem é mais pinóquio, Anderson Torres ou Bolsonaro?

 

SUGESTÃO DE LEITURA

Taxa do Lixo: TJ define relator e decisão sobre suspensão deve sair em 48 horas

Comunidade indígena Tremembé comemora assinatura de homologação do território Barra Mundaú

Projeto Favela 3D é lançado na favela do Inferninho, em Fortaleza 

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?