Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.
Galpão da Usina está com água e luz cortadas, telhado tem goteiras, muro desabou e lugar é alvo de furtos. Equipamento é mantido pela Prefeitura de Fortaleza
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Parte do "lixo" de Fortaleza segue para a Usina de Reciclagem do Jangurussu
.
É precária a condição de trabalho e de segurança dos trabalhadores da Associação de Catadores do Jangurussu (Ascajan). Um relatório, elaborado pelo Ministério Público depois de uma visita à Usina de Reciclagem de resídos, na última semana, mostra um abandono institucional por parte da Prefeitura de Fortaleza. De acordo com o documento, assinado pela promotora de Justiça Giovana de Melo Araújo, o galpão cedido pelo Município - e onde é reciclado parte do "lixo" produzido em Fortaleza - está com o abastecimento de água e de energia elétrica cortados. No telhado há goteiras, o que deixa o lugar ainda mais insalubre. Parte do muro externo desabou e o entorno da estrutura está tomado pelo mato. E ainda, o refeitório está sem condições de uso devido à ocorrência de recorrentes furtos. Um flagrante descaso.
Descarte
O galpão da Usina de Reciclagem de resíduos sólidos foi cedido pelo Município, em abril do ano passado, à Associação de Catadores do Jangurussu. No termo de cessão, a Prefeitura de Fortaleza se compromete a pagar as "despesas de energia, água e esgoto".
Cobrança
A promotora de Justiça Giovana Araújo, do Caocidadania, agendou reunião com gestores da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos e da SSPDS. Vai cobrar responsabilidades.
Canoa Quebrada
Barraqueiros de Canoa Quebrada estão aflitos. A Justiça determinou a retirada imediata das barracas da praia e, até agora, a Prefeitura de Aracati não disponibilizou uma área para realocação dos comerciantes, peças importantes na economia do turismo.
Foto: Demitri Túlio
Ciclofaixa do cruzamento das avenidas Heráclito Graça com Dom Manuel, em Fortaleza
A mulher de róseo e tamancos
As ruas de Fortaleza também têm uma alma encantadora, apesar dos perrengues urbanos. No flagrante, uma personagem estilosa na ciclofaixa da Heráclito Graça com Dom Manuel, no Centro.
Acorda!
A Emcetur poderia entrar no espírito pulsante das vizinhas Estação das Artes e Escola de Gastronomia. O que falta para a gestão da Secretaria do Turismo integrar o equipamento e atrair mais visitantes?
Fiscalização
Representantes do MPCE se reunirão amanhã, às 14h, no Caocidadania, com o Fórum de Linguagens Artísticas. Na pauta, "problemas" na condução da política cultural da Secultfor.
Urbanidade
A praça da Paz, que chamo de "praça das Pitangas", na Felino Barroso, no bairro de Fátima, é uma gentileza urbana. Moradores replantaram o lugar e cuidam com uma amorosidade sem tamanho.
Letramento
A Casa da Sopa criou a Escola Comunitária de Educação Popular, no Centro de Fortaleza. Em cursos com duração de dois meses, está alfabetizando 40 moradoras e moradores de rua. Iniciativa freiriana.
Material didático
Pesquisa feita pela Prefeitura de Fortaleza aponta que 18% da população de rua são analfabetos. A Casa da Sopa recebe doação de material didático. Informação: (85) 99741 1492 e @grupoespiritacasadasopa.
Mão de obra
O Senai Ceará está em busca de se credenciar para certificar pessoas para trabalhar na manutenção de veículos eletrificados. Na última semana, recebeu treinamento da empresa alemã TÜV Rheinland.
Fortaleza
que passou por cima do Fluminense pelo Brasileirão, jogou muito. Se o Flu era o melhor futebol jogado no Brasil... E agora? Agora, é Botafogo
Carga
de agrotóxicos em frutas, verduras e legumes dos supermercados e feiras. E até se corre para os orgânicos, mas o preço também é de matar
HORIZONTAIS
A psicóloga Bárbara Monte lança, dia 13/5, o livro "Minha Casa não é minha, e nem é meu este lugar". A pré-venda é pelo @livraria.lamarca /// Hoje, tem missa de Santa Teresinha, às 12h, no Carmelo, na Alberto Craveiro, 1680, Dias Macedo. Este ano, são os 100 anos de beatificação da "santa das Rosas" /// A partir de amanhã, o jornalista Eliomar de Lima reassume a Coluna. Vou indo. Agradeço a paciência, a leitura e a partilha de informações ///
Só lembrando: E aí, quando Cid e Ciro irão superar as traições políticas em família?
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.