Logo O POVO+
Barragem do Rio Cocó volta a preocupar
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Barragem do Rio Cocó volta a preocupar

Tipo Opinião

As chuvas voltaram e as famílias do São Cristovão e do Conjunto Palmeiras, que penaram em 2019 com as enchentes na barragem do rio Cocó, ainda aguardam providências do Ministério Público, da Prefeitura de Fortaleza e da Secretaria das Cidades. A situação das duas comunidades da periferia da Capital foi tema de audiência pública, no ano passado, requerida pelo deputado Renato Roseno (Psol) e pela vereadora Larissa Gaspar (PT). Na oportunidade o Poder Público e o MP assumiram compromissos. No entanto, até agora, pouco foi feito para se antecipar às chuvas. As defesas civis de Estado e Município só não atuarão na emergência se a quadra chuvosa não vingar. A promessa de prevenção, todo ano, é mais retórica do que prática. Surge, principalmente, na horas que a água bate na cintura dos outros.

Urbanização

Na época da construção da barragem do Cocó, foram feitas promessas de que a área do entorno nas comunidades receberia também benefícios como urbanização, implantação de ciclovias, áreas de lazer e esporte, e medidas de engenharia contra as enchentes. A maior parte do prometido não se concretizou.

Chacina

A violência produzida pelas facções no Ceará é tema do livro "Crime e Cidade: Chacina das Cajazeiras, direitos humanos e investigação policial". O delegado Leonardo Barreto, diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa e que trabalhou na investigação, é o autor. O livro já está à venda pelo www.editoracene.com.br.

Impacto no mar

O Ibama abriu consulta pública para receber contribuições para concepção do Termo de Referência para orientar os Estudos de Impacto Ambiental de Complexos Eólicos Marítimos. O assunto é delicado e os prejuízos ambientais têm de ser debatidos para além de uma consulta pública.

Érika Barreto, pedagoga
Érika Barreto, pedagoga (Foto: Divulgação)

Corpo rebelado

A pedagoga Érika Barreto lançará o livro "Corpo Rebelado - autonomia, cuidado e deficiência física". Ela, que trabalhou na rede Sarah em Fortaleza, tem mestrado e doutorado no assunto pela UFC e Universidade de Strasbourg. Dia 16/1, no Mercado do Café, às 19 horas

Precabura desmatada

Na última sexta-feira, a Coluna perguntou ao prefeito Acilon Gonçalves (Eusébio) por qual motivo o Grupo de Trabalho para debater a implantação de Unidade de Preservação Permanente na Lagoa da Precabura, instituído há dois meses, não saiu do papel.

Olho do cidadão

Instigados pela pergunta ao gestor público, a Associação dos Moradores e Amigos da Precabura enviou fotos com a imagem de um grande desmatamento que começa na rua Sorocaba e vai até a Lagoa. E o pior, com autorização da Autarquia Municipal do Meio Ambiente do Eusébio.

Sem diálogo

Para quem editou uma portaria para abrir discussão sobre a transformação da Lagoa da Precabura em Unidade de Conservação, como O POVO noticiou, não foi um começo de diálogo honesto da Prefeitura do Eusébio com muitos eleitores.

| LEIA TAMBÉM | Lagoa da Precabura: unidade de conservação

Engarrafamento

Os engarrafamentos estão tirando a paciência dos motoristas no cruzamento das avenidas Augusto dos Anjos e Gomes Brasil, na antiga Feira da Parangaba. Proibiram dobrar à esquerda na Gomes Brasil, no sentido Fortaleza/Maranguape, e não há retorno. E quem vem na Vital Brasil não pode mais dobrar à direita e fica entalado.

Falta fiscalização

Aos poucos, a praça da antiga Feira da Parangaba vem sendo ocupada. Por volta das 15h30min, ambulantes botam mesas e cadeiras e vendem bebida e comida até às 19 horas. Detalhe, o grande problema da praça recém-inaugurada era a ocupação desordenada.

Alento

O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) inaugurou um novo equipamento de radioterapia que promete ser menos invasivo e reduzir os efeitos colaterais nos pacientes. E, também, poderá ter um efeito mais eficiente contra metástase.

Sobe

TRT do Ceará que foi o primeiro tribunal trabalhista do Brasil a digitalizar todos os processos. Receberá um selo de qualidade do TST. Parabéns!

Desce

Morte de peixes no Riacho Pajeú registrado neste final de semana. Muito lixo, poluição e descaso com o riacho são as causas da mortalidade.

Horizontais

Assembleia Legislativa lançou edital para contratação de profissionais especializados para atuar em projeto de tratamento de crianças autistas. Informações: al.ce.gov.br /// Mestre Zé Pio promoverá no próximo dia 20/1, às 18 horas, a XV Matança do Boi Ceará. Tradicional Bumba Meu Boi da Barra do Ceará. É na rua do Vento Leste, 94, Goiabeiras/// Só lembrando: E aí, os profetas das chuvas podem também adivinhar quando as águas do São Francisco irão chegar?

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?