Logo O POVO+
Coifa, depurador de ar ou exaustor para a cozinha?
Foto de Dicas da Tais
clique para exibir bio do colunista

Arquiteta e Urbanista, especialista em Arquitetura e Projetos Sustentáveis e Mestra em Ciência da Cidade. Professora Universitária e atuante na área da Construção Civil, da Arquitetura e do Design de Interiores

Coifa, depurador de ar ou exaustor para a cozinha?

Existem diversos fatores que vão influenciar na escolha desses três aparelhos. Não apenas os tamanhos e a posição deles, mas também o que pode pesar é de como a estrutura da sua casa vai estar para recebê-los
Tipo Análise
Em casa eu escolhi uma coifa, mas cada caso é um caso (Foto: Addi Gibson Pixabay)
Foto: Addi Gibson Pixabay Em casa eu escolhi uma coifa, mas cada caso é um caso

Hoje, deparando-me com uma dúvida de uma cliente no projeto da cozinha, resolvi começar esse artigo com uma pergunta: Todo mundo sabe a diferença entre uma coifa, um depurador de ar e um exaustor quando vai comprar os eletrodomésticos de uma cozinha?

Percebi que a dúvida dela não era somente dela, e sim de muitos outros clientes ou até mesmo dos aventureiros de plantão que querem mudar uma coisinha na cozinha e precisam de um help.

CONFERE AQUI | O que mudou na arquitetura durante a pandemia

Quais as vantagens e desvantagens de cada um?

Então vamos lá, anota a minha dica de hoje: Pra começar, existem diversos fatores que vão influenciar na escolha desses três aparelhos. Não apenas os tamanhos e a posição deles, mas também o que pode pesar é de como a estrutura da sua casa vai estar para recebê-los. Isso é importante, se não você vai comprar e pode não adiantar de nada.

A coifa, por exemplo, precisa de uma estrutura compatibilizada ou que se conecte com uma saída no teto da sua cozinha. Nesse formato, existem dois modelos: As coifas de parede e as coifas de ilha (que atualmente é uma tendência da arquitetura de cozinhas contemporâneas).

Basicamente, a coifa vai filtrar o ar do seu espaço, e isso vai fazer com que o seu ambiente fique livre de fumaça, gordura e cheirinho ruim. Eu, por exemplo, amo especificar essa opção (quando dá) nos meus projetos, porque a coifa também funciona como exaustor e acaba exercendo de um todo. Acontece que a coifa tanto substitui o ar quente interno pelo ar frio externo (por isso a estrutura no teto da cozinha), como também a coifa filtra as gorduras que deixam qualquer um agoniado.

O exaustor vai lhe exigir um duto, ou seja, um “tubo” de conexão para fazer a troca do ar que vai ser sugado de dentro da cozinha para ir para fora (Olha a foto ai embaixo). Deu para entender mais ou menos? Ele requer uma tubulação estilo chaminé para poder dar certo. O que pode inviabilizar sua instalação em alguns locais. Mas é super eficiente.

E o depurador de ar é ideal para quem não cozinha muito (tipo eu), porque o funcionamento dele é mais simples, funciona mais ou menos como uma recirculação de ar. Os filtros bloqueiam a gordura quando esse ar é puxado para o aparelho, esse bloqueio acontece porque o depurador lida com carvão ativo e ai depois o ar volta “limpo” para a cozinha.

Ah, tem mais! Esses modelos não precisam de tubulação, então acabam sendo mais simples de aplicar, porém, são menos potentes.

Diferença entre depurador e exaustor(Foto: fotos.habitissimo.com.br)
Foto: fotos.habitissimo.com.br Diferença entre depurador e exaustor

E a pergunta que não quer calar: E a limpeza?

Às vezes, dependendo do modelo que você escolher, é bom que você dê uma olhadinha nas grades, sempre olhe os filtros (caso seu modelo precise trocar) e também dá sempre aquela limpadinha por fora, mas é coisa simples. Provavelmente, você vai limpar sua coifa/depurador/exaustor tanto quanto você limpa o seu micro-ondas (eu acho!).

E aí uma última dica para poder fecharmos com chave de ouro. Quando for escolher seus eletros, sempre opte por escolher de modo uniforme, ou seja, todos da mesma marca (porque geralmente possuem o mesmo estudo de cor e vai deixar seu espaço mais harmônico).

Apesar de usar pouco a cozinha para cozinhar (porque a mão boa para cozinhar Deus deu somente para o meu irmão) eu optei na minha casa pela coifa, por ser um produto mais completo para as minhas necessidades e por ter uma maior potência que o depurador de ar. Mas, contudo, todavia, entretanto, cada caso é um caso, tá?

Para quem quiser saber mais sobre esse assunto ou tiver alguma dúvida mais específica que eu não falei aqui hoje, pode entrar em contato comigo pelo Instagram que vou estar a postos para ajudar. Tem também um exemplo de aplicação nos meus destaques também no Instagram!

Um beijo!

 

Foto do Dicas da Tais

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?