Arquiteta e Urbanista, especialista em Arquitetura e Projetos Sustentáveis e Mestra em Ciência da Cidade. Professora Universitária e atuante na área da Construção Civil, da Arquitetura e do Design de Interiores
Arquiteta e Urbanista, especialista em Arquitetura e Projetos Sustentáveis e Mestra em Ciência da Cidade. Professora Universitária e atuante na área da Construção Civil, da Arquitetura e do Design de Interiores
Bancadas em pedras esculpidas ou você ama ou você odeia. Falo isso porque já ouvi muita gente reclamando, mas também já ouvi muita gente elogiando. E as minhas eu amo!
Parei para pensar: “Por que tem gente que reclama, já que as pedras esculpidas tem pontos positivos na decoração que valem a pena?”
Comecei a analisar e, depois disso, toda reunião com cliente, pergunto se a pedra esculpida é algo que ele goste no projeto ou não, afinal, nada melhor do que atingir as expectativas dele, não é?
Mas enfim, o que são as bancadas em pedras esculpidas?
Bancadas esculpidas são bancadas que são desenhadas e seus rasgos são realizados diretamente na pedra, essa pedra pode ser granito, nanoglass, corian, silestone, mármore, quartzito etc.
Na foto acima é um projeto meu de um lavabo que usamos uma bancada esculpida. A pedra é a crema marfil, crema marfil é um mármore begezinho bem sutil, com umas rajadinhas marrom claro que, na minha opinião, para lavabo, que não é uma bancada utilizada como uma bancada de cozinha, não é usada com tanta frequência e também não é sujeita à alimentos e cortes.
A pedra crema marfil é uma das ideais para um lavabo/banheiro (claro, se seu gosto for compatível com ela, haha).
As bancadas esculpidas, além de trazer a beleza, sutileza e sofisticação para o seu projeto, também conseguem esconder o ralo da sua pia, o escoamento da água e isso tudo do jeitinho que você quiser e da cor que você desejar, porque tem diversas possibilidades, e acaba sendo ótimo.
E o melhor que eu acho é que a cuba, quando é esculpida, acaba aproveitando mais o espaço, porque ela pode ser do tamanho e jeito que a gente quiser, então para ambientes menores, é maravilhoso.
“Taís, mas e o preço? ”
Sobre essa pergunta, eu gosto de dizer o seguinte: Quando você precisa compor sua pia, você precisa comprar a cuba e a pedra que ela vai ser colocada (caso você não tiver ou quiser mudar).
E quando você opta pela pedra esculpida, você compra só a pedra, que já vem, como o nome já diz, esculpida e você não precisa comprar a cuba, então, acaba dando no mesmo... Mas isso, claro, dependendo da pedra que você escolher, porque o preço vai variando.
Para limpar essa pedra, é o mesmo procedimento normal de limpeza, porém, as donas de casa dizem que se você passar vinagre na pedra, ela fica bem mais limpa.
Mas ai já não posso te afirmar, porque nunca passei vinagre na minha, mas como vinagre limpa até o juízo, né? Deve ser bom mesmo. Minha mãe aprova e mãe sabe de tudo, então tá valendo a dica.
Mas Taís (Lá se vem eu fazendo minhas perguntas que eu mesma vou responder, acho que é mal de professora) o que o pessoal não gosta em pedras esculpidas?
Na verdade, o pessoal reclama das pedras esculpidas por dois fatores: o primeiro é que a manutenção dela é um pouco chatinha (caso precise), mas nada que possa matar você, tá? Em uma casa você precisa de manutenção para tudo, então, tá tudo certo.
O segundo fator (esse é ruim mesmo) é que a bancada com cuba esculpida não é ideal para locais que você utilize muito, afinal, se você expor a pedra à maquiagens, pasta de dente, molhos de comida etc., não deixa de ser uma pedra natural, então, ela pode vir a manchar.
Mesmo você limpando bem pode ficar acumulando restinhos de alimentos nos cantinhos que acaba sendo ruim de limpar por conta dos recortes da pedra e também como nenhuma pedra natural é 100% lisa, nas rajadinhas da própria pedra acaba entrando líquido, sendo mais fácil ainda da sua pedra manchar e ficar escura e suja.
Então te digo: cozinha, lavanderia e banheiros utilizados com muita frequência e com o manuseio de muitos materiais, não acho que a pedra esculpida valha a pena, tá? Melhor as de louças, e têm umas lindas também.
No fim das contas é muito relativo, é bom colocar na balança para ver se PARA VOCÊ vale a pena. Para mim, vale, eu amo, tenho no meu lavabo, mas confesso que eu não teria colocado no meu banheiro pessoal.
Se você que está lendo esse artigo, trabalha com projetos de interiores e arquitetura, é uma coisa que vale a pena você sempre perguntar aos seus clientes, se eles gostam de bancadas esculpidas e se estão dispostos a tê-la em casa.
Se eles disserem que sim, eu informo as vantagens e desvantagens, como informei aqui para vocês e indico para colocar essas bancadas desenhadas apenas nos lavabos (porque é o ambiente que seus convidados irão usar, logo, não é um ambiente para o dia a dia).
Ou indico também em locais muito pequenos de pouco uso. Como eu falei: o cliente tem que estar ciente e vai depender de pessoa para pessoa.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.