
Arquiteta e Urbanista, especialista em Arquitetura e Projetos Sustentáveis e Mestra em Ciência da Cidade. Professora Universitária e atuante na área da Construção Civil, da Arquitetura e do Design de Interiores
Arquiteta e Urbanista, especialista em Arquitetura e Projetos Sustentáveis e Mestra em Ciência da Cidade. Professora Universitária e atuante na área da Construção Civil, da Arquitetura e do Design de Interiores
Como a nossa conversa do artigo passado foi sobre cuba esculpida, resolvi abordar nesse nosso artigo a continuação desse assunto de cubas, porém a diferença da cuba de semi encaixe para as cubas de apoio.
E aí também comentar com vocês em quais ocasiões são preferíveis de colocar cada uma delas.
Falando disso, complementamos o assunto do artigo passado e falamos de 3 tipos de cuba que são bastante utilizadas nos projetos de interiores. Vai que ajuda em algo, né?
Mas, e aí? Qual a diferença delas?
Como a gente viu, as cubas esculpidas são cubas que trazem alguns benefícios, mas também depende muito de cada projeto (se você quiser ver sobre esse assunto, acessa minha coluna e procura o artigo passado que fala tudinho sobre as cubas esculpidas). Quando o cliente opta por não ter uma cuba esculpida, podemos especificar no projeto cubas de semi encaixe, cubas de apoio – sendo essas as mais utilizadas, entre outras...
Como são essas cubas?
A cuba de semi encaixe é um modelo que uma parte dela fica encaixada na bancada e a outra parte fica como se estivesse repousando na pedra da sua bancada, sobrepondo-a. A cuba de semi encaixe é ideal para os banheiros e ótimas para banheiros menores também, por não ter uma altura como a de apoio, as cubas de semi encaixe se tornam mais delicadas (dependendo do espaço do projeto).
Além disso, é importante se atentar qual a torneira que é ideal ser utilizada com esse tipo de cuba, para não ficar com uma altura nem tão alta, nem tão baixa. Afinal, ninguém quer lavar a mão e acabar tendo que passar pano porque molhou tudo né? Escolha de cuba e torneira também é FUNCIONALIDADE.
Então, se você escolher um cuba de semi encaixe, é ideal que a sua torneira seja de bica baixa ou média, pois a torneira com a caída de água muito alta, dependendo do projeto e do desenho em composição com sua marcenaria e espelho, pode ficar desproporcional ou pode acabar ficando linda, porém melecando tudo. Já pensou? (Lembrando que cada caso é um caso).
As cubas de apoio, como o nome mesmo já diz, são aquelas cubas que ficam acima da sua bancada, apoiadinhas. Essas, são compostas por diversos formatos e modelos, com várias cores, estilos diferenciados e ousados.
E aí lembrando somente para não confundir: Existem também as cubas de SOBREPOR, a diferença é que a de apoio é apoiada na sua pedra, sem muitos recortes e a de sobrepor precisam de recortes na pedra da bancada para serem encaixadas corretamente.
Diferentemente das cubas de semi encaixe, as cubas de apoio necessitam de torneiras de bancadas mais altas, porque elas já têm uma medida acima da sua bancada, e ai se a torneira for muito baixa, você não consegue lavar a mão direito.
Falando em medidas, lembrem: a altura de uma bancada ‘padrão’ de um banheiro é de 90cm, PORÉM se sua cuba for de apoio, você tem que contar com a altura dela para chegar aproximadamente nos 90 cm.
Por exemplo, vamos supor que comprei uma cuba de apoio que a altura dela é de 15 cm (Ilustração abaixo), logo, aplicaria minha pedra mais ou menos em uma altura de 80 cm, para, na soma com a altura da minha cuba, não ficar muito alta e não ficar desconfortável para lavar a mão – totalizando uma altura de 90-95cm do piso ao início da cuba. Entende?
Mas lembrando, cada caso é um caso. A cuba vai depender da sua bancada, vai depender também o estilo de torneira que você quer e vários fatores vão influenciar nessa escolha entre esculpida, de apoio, de sobrepor, de semi encaixe, enfim, a arquitetura e suas milhares de funcionalidades a depender do seu estilo.
Quer que eu comente sobre algum assunto específico que você gostaria muito de saber? Entra em contato comigo, vamos conversar... Quem sabe não é o assunto do próximo artigo?
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.