Logo O POVO+
Fabrício Queiroz: um bode que saiu da sala
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Fabrício Queiroz: um bode que saiu da sala

Tipo Opinião
O ex-assessor político do senador Flávio Bolsonaro e ex-PM Fabricio Queiroz (de máscara e boné) chega ao Instituto de Medicina Legal (IML) em São Paulo, Brasil, em 18 de junho de 2020, depois de ser preso pela Polícia Civil de São Paulo na cidade de Atibaia (SP) após solicitação da Justiça do Rio de Janeiro. (Foto de NELSON ALMEIDA / AFP)
      Caption (Foto: Foto de NELSON ALMEIDA / AFP)
Foto: Foto de NELSON ALMEIDA / AFP O ex-assessor político do senador Flávio Bolsonaro e ex-PM Fabricio Queiroz (de máscara e boné) chega ao Instituto de Medicina Legal (IML) em São Paulo, Brasil, em 18 de junho de 2020, depois de ser preso pela Polícia Civil de São Paulo na cidade de Atibaia (SP) após solicitação da Justiça do Rio de Janeiro. (Foto de NELSON ALMEIDA / AFP) Caption

Com a prisão de Fabrício Queiroz, acusado de fazer "rachadinha" na Assembleia do Rio e ficar com metade do dinheiro dos funcionários, qual será o impacto de tal fato nas próximas eleições? Fabrício é ligado à família Bolsonaro e ressurge como o "homem bomba" capaz de devastar reputações. Políticos que ensaiam apoio de Bolsonaro, pelo visto, terão que aguardar ou repensar estratégias. Isso vale para o Ceará e, claro, para Fortaleza. Esse caso, com certeza, será mais um ingrediente amargo oriundo de um governo que, dia após dia, só se envolve ou cria conturbações. A prisão de Fabrício na casa do advogado de Flávio e do seu pai, onde passou mais de um ano escondido, deve e precisa ter aprofundamento e, sem dúvida, haverá desdobramentos. Para Bolsonaro, que optou defender os filhos em detrimento do interesse do País, a situação fica complicada. Como se não já não bastasse o STF no costado dele. Eis um cenário que provoca outra pandemia na sala de reuniões da política planaltina. E sem possibilidade de virar gripezinha.

Ato profilático

Um ato pelo SUS e em defesa da democracia ocorrerá domingo, a partir das 10 horas, na Praia de Iracema (estátua). De caráter nacional, é organizado por entidades populares como o Coletivo Rebento. Organizadores não vão poupar farpas contra Bolsonaro.

Sem redenção

Enquanto a Construtora Manhattan não toca projeto de construção de empreendimento imobiliário no prédio do Colégio Redentorista (Bairro Rodolfo Teófilo) que adquiriu, o local vira ponto de lixo, mato e droga. Até 2006, era sede da Guarda Municipal.

Pós-pandemia

A Fecomércio lançou um programa (www.ce.senac.br/gestaodaretomada) para ajudar empresários na retomada dos seus negócios. Elaborado pelo Senac, em parceria com a IXL Center, promete preparar gestores para a chamada era da pós-pandemia.

Hélio Winston
Foto: Divulgação
Hélio Winston

Sem Papai Noel

A Arce adiou para dezembro o reajuste da tarifa da Cagece, da Cegás e a revisão do preço das passagens do transporte interurbano. A decisão foi tomada pelo presidente da agência, Hélio Winston, por causa da pandemia. Antes, porém, virão audiências públicas virtuais.

Tarefa de classe

O PCdoB de Fortaleza pegou de surpresa demais aliados, como o PDT, ao anunciar que, sábado, às 17h, em live via Facebook, lançará o professor Anízio Melo como pré-candidato a prefeito. Mas avisa: quer vagas na Câmara Municipal, pois só tem uma.

127

jornalistas já morreram vítimas da Covid-19 no mundo. Informa a Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso não é fake. A profissão é de risco.

Fui!

De Valdetário Monteiro, que deixou a chefia da Casa Civil do Governo do Distrito Federal: "Voltarei a advogar!". A saída dele, que era um dos nomes mais próximos de Ibaneis Rocha (MDB), coincide com o clima de choque entre o governador e o Planalto.

Suspensão

O STF concedeu liminar suspendendo a aposentadoria especial de ex-conselheiros do extinto TCM. Acatou assim a ação ajuizada pelo Partido Solidariedade, em nome do deputado estadual Heitor Férrer. Barra desembolsos mensais da ordem de R$ 15,6 mil.

Na Assembleia

Um projeto de indicação quer dar às servidoras públicas ou adotantes direito à licença-maternidade de 180 dias e aos servidores, em caso de nascimento do filho ou pai adotante, licença-paternidade de 45 dias. Aderlânia Noronha (SD) é autora da proposta.

"Meu Arraiá"

A Rede Cuca promove a campanha "Meu Arraiá da Juventude". A ação vai até dia 24. Para ganhar cesta de comida típica, a pessoa decora espaço da casa com tema junino e posta no feed do Instagram pessoal com a hashtag #meuarraiadajuventude.

Sobe

Supremo Tribunal Federal, que está sabendo se impor num momento em que tantos operam contra as liberdades e a democracia.

Desce

Onda de assassinatos envolvendo facções em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. Assusta a todos o avanço desses grupos criminosos.

Horizontais

As micro e pequenas empresas da área de alimentos e bebidas têm até hoje para se inscreverem (site bcbrazil.com) no I Business Connection Brazil: Food & Beverage (online), que ocorrerá de 22 a 26 próximos. /// Para Heitor Freire (PSL), ex-bolsonarista, a prisão de Fabrício Queiroz foi mais um capítulo da novela em que se busca resolver o caso das "rachadinhas". /// Abraham Weintraub saiu do MEC para virar diretor no Banco Mundial. Para alguns, um exilado premiado. /// Só lembrando: "Atibaia não é para amadores."

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?