Logo O POVO+
Camilo decreta estado de emergência ambiental
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Camilo decreta estado de emergência ambiental

Tipo Opinião
FORTALEZA, CE, BRASIL, 06.09.2019: Queimadas na BR 222.  (Fotos: Fabio Lima/O POVO) (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima FORTALEZA, CE, BRASIL, 06.09.2019: Queimadas na BR 222. (Fotos: Fabio Lima/O POVO)

O governador Camilo Santana (PT) decretou estado de emergência ambiental no Ceará devido ao maior risco de incêndios florestais e queimadas, no período compreendido entre os meses de julho deste ano a janeiro de 2021. Com o decreto, que saiu publicado no Diário Oficial do Estado do último dia 22, a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) fica autorizada a contratar brigadistas ambientais para as Unidades de Conservação. O Comitê Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna), coordenado pela pasta, informa: essa é a primeira vez que, em âmbito estadual, se faz a decretação do estado de emergência ambiental voltada para a questão de incêndios florestais.

Leia Também | Inpe aponta focos de queimas no Ceará em 2019

Dever de classe

O PT vai apostar fichas em Marneide Aires, professora que está como pré-candidata à Prefeitura de São Gonçalo do Amarante. O partido promete total apoio, pois vê esse município da RMF como estratégico para os planos futuros do petismo no Estado.

Polo de Iracema

Sai, nesta semana, resultado da licitação do Largo dos Tabajaras (Praia de Iracema) que, em sistema de concessão, passará para o setor privado. O plano da gestão municipal é profissionalizar na área um polo gastronômico.

Polo de Iracema 2

Ainda sobre a Praia de Iracema, outra certeza: a tradicional Rua dos Tabajaras, sendo reformada no momento com piso em bloquete, ganhará equipamentos de lazer para ser entregue em breve. Ali, quem passa de novo por reforma é o Estoril.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 11-03-2020: Obra ao lado do Makro (Foto: Mauri Melo/O POVO).
Foto: MAURI MELO/O POVO
FORTALEZA, CE, BRASIL, 11-03-2020: Obra ao lado do Makro (Foto: Mauri Melo/O POVO).

Entre riso e choro

A obra de duplicação do viaduto do Makro será entregue na primeira quinzena de agosto. Assegura o prefeito Roberto Cláudio, que ainda não engoliu o Dnit. É que a liberação do BRT que a Prefeitura quer instalar no início da BR-116 ainda não foi autorizada pelo órgão.

Sempre alerta

A campanha de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti continua sendo tocada pela Secretaria Municipal da Saúde. Vários casos de dengue são registrados em meio à Covid-19. Até a Zika, que andava adormecida, já contou cinco casos. 

Ação penal

O caso da condenação de Aníbal Gomes (DEM) em ação penal da Lava Jato pode voltar à pauta do STF nesta semana. Deve cair o habeas corpus em favor do ex-parlamentar, que virou réu sob acusação de lavagem de dinheiro em esquema na Petrobras.

Novo horário

Lojas do Centro de Fortaleza vão funcionar, a partir de hoje, das 9 às 17 horas. O governo estadual acatou apelos da CDL Fortaleza.

Dança & Memória

Se viva estivesse, a coreógrafa alemã Pina Bausch faria 80 anos. O Porto Iracema das Artes exibirá hoje, em seu Youtube, a partir das 10 horas, a montagem "Ausência", resultado da residência artística "10 anos sem Pina", realizada na Escola em 2019.

Acordo salarial

Diretores do Sindicato Apeoc iniciarão hoje, às 9 horas, plantão em frente ao Palácio da Abolição. Hora de cobrar acordo salarial e outra vantagens prometidas em março último.

Mais um

O secretário-executivo do Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos, avisa: depois da chegada do Pinheiro Supermercado ao corredor da Avenida Monsenhor Tabosa, a área ganhará, em breve, outro supermercado. O nome ainda é segredo.

Sobe

Movimento dos Trabalhadores Sem Terra que, durante a pandemia, tem feito doação de várias toneladas de alimento para pessoas carentes.

Desce

Maioria dos bancos que, neste clima de pandemia da Covid-19, não promove boas ações como ajudar a aliviar a vida dos pequenos agricultores

Horizontais

Decreto estadual proíbe funcionamento de bares, mas, na Rua Marcos Macedo (Aldeota), isso não vigora. Moradores reclamam do barulho de estabelecimentos do local fechando perto da meia-noite. /// O PTC e o DC confirmaram, no fim de semana, apoio ao Capitão Wagner, pré-candidato do Pros a prefeito de Fortaleza. /// O Edifício BS Design teve renovado o conceito A concedido pela Cushman & Wakefield, dos EUA. Essa consultoria dá chancela internacional a projetos que tenham alto padrão arquitetônico. /// Só lembrando: "Até quando o ministro da Saúde - ainda interino, vai aguentar o tranco?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?