Logo O POVO+
Centro Cultural terá mesmo o nome de Dom Aloísio
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Centro Cultural terá mesmo o nome de Dom Aloísio

Tipo Opinião
Cardeal dom Aloísio Lorscheider  (Foto: Edimar Soares 10/10/2006)
Foto: Edimar Soares 10/10/2006 Cardeal dom Aloísio Lorscheider

O governador Camilo Santana (PT) enviou um projeto de lei para a Assembleia Legislativa dando o nome de Dom Aloísio Lorscheider ao futuro Centro de Desporto e Cultura a ser construído em sua gestão no terreno que abrigou o antigo Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPOO I), no bairro Itaperi. Ele atende assim a um pleito divulgado nesta coluna e que veio da Pastoral Carcerária, da Arquidiocese de Fortaleza, com o endosso do Conselho Estadual Penitenciário. Dom Aloísio foi presidente da CNBB (1971-1979) e arcebispo da Capital cearense que, em março de 1994, acabou vítima de sequestro, com mais 12 membros da Pastoral Carcerária, quando de rebelião no Instituto Penal Paulo Sarasate. Morreu como cardeal em 2007 e deixou exemplo de ações sempre em defesa dos direitos humanos. Agora em novembro, sai a licitação para construção do Centro de Desporto e Cultura, estimado em R 10 milhões. Sem dúvida, uma homenagem mais do que justa. 

Compromisso

O Instituto da Infância, com a campanha Criança é Prioridade nas Eleições 2020, já conseguiu a assinatura de cinco candidatos a prefeito de Fortaleza (Anizio, Samuel Braga, Capitão Wagner, Roseno e Sarto). Tudo pela agenda da primeira infância.

Compromisso 2

O Ministério Público Estadual convida todos os candidatos a prefeito de Fortaleza a assinaram termo com 30 Compromissos pela criança e pelo adolescente. Às 10h30min de segunda-feira, no auditório da PGJ. São 30 ações prioritárias para esses segmentos.

Renda Brasil

Tramita, na Câmara, projeto de lei de autoria do deputado federal Danilo Forte (PSDB) que cria a contribuição social das plataformas digitais para bancar a Renda Brasil. Com isso,dá para o governo garantir a manutenção do auxílio emergencial em 2021, diz o parlamentar.

Padre Eugênio Pacelli
Foto: divulgação
Padre Eugênio Pacelli

Tempo dos ipês

Padre Eugênio Pacelli distribui, entre fiéis e comunidade do Colégio Santo Inácio, mudas de ipês que ganhou da Prefeitura. Em forma de campanha, incentiva o plantio durante as celebrações doando mudas, aproveitando a floração da espécie na cidade.

Redução

O Hospital Leonardo da Vinci reduziu o tempo de espera das cirurgias eletivas. Em menos de duas semanas, 45 pessoas foram operadas nessa unidade, referência no atendimento a casos de Covid-19. A ordem é zerar a fila por cirurgias nos primeiros meses de 2021.

História política

Já estão no ar no O POVO+, a plataforma multistreaming do O POVO, os dois primeiros episódios do vídeo Uma Breve História Política de Fortaleza. Sobre os anos Maria Luiza Fontenele e Ciro Gomes. Imperdível.

Leia também | Eleições 2020 - TSE lança serviço tira-dúvidas no WhatsApp

1.400

focos de incêndios foram registrados pela Enel Ceará no Interior, de janeiro até este mês de outubro. E o governo federal corta dinheiro para contratação de brigadistas.

Sem cadeado

Sabe o caso de construtora, aqui exposto, que fez obra para a Secretaria da Administração Penitenciária (época da extinta Sejus) e teve que ir à Justiça para receber pagamento? Pois bem, a pasta resolveu pagar de forma administrativa antes do julgamento do caso. 

Nova direção

Leunam Gomes, ex-vice-reitor da UVA, foi nomeado por Camilo Santana presidente da Comissão de Anistia Wanda Sidou, que julga processos de famílias de ex-presos políticos que pedem indenização. A posse dele e dos novos membros ainda será marcada.

Novo rebento

"Português e algo mais para o dia a dia", eis o nome do novo livro do professor Myrson Lima que será lançado pela Editora Expressão Gráfica, antes do Natal. Myrson é membro da Academia Cearense da Língua Portuguesa. São 262 páginas. Apenas.

Sobe

Evangelizar Fortaleza, hoje, a partir das 15 horas, com Padre Reginaldo Manzotti. Pelas redes sociais e TV Evangelizar, com orações pelas vítimas da Covid-19.

Desce

Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, que continua firme com seu discurso do passar a boiada. A imagem dele e a do País queimam feito áreas da Amazônia.

Horizontais

A Nova Beira Mar registrou alguns vazamentos em sua rede de esgoto. Isso com as chuvas registradas nesta semana. /// A Cagece atende presencialmente, com agendamento, a partir de hoje, das 8 às 12h, nas lojas da capital e RMF, exceção da loja de Eusébio. No interior, em Juazeiro do Norte e Itapipoca (www.cagece.com.br). /// Agefis e Batalhão Ambiental reforçam a fiscalização, neste fim de semana, no Parque do Cocó. Hora de cobrar do visitante o uso de máscara e o distanciamento social. /// Só lembrando: "Que Ceará e Fortaleza joguem com responsa. Queremos um fim de semana de vitórias."

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?