Logo O POVO+
Antidesmonte: Procap e TCE fecham lista de gestões
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Antidesmonte: Procap e TCE fecham lista de gestões

Tipo Opinião

A Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), do Ministério Público do Ceará, e o Tribunal de Contas do Estado fecharam a lista de municípios que vão ter fiscalização rígida contra o desmonte a partir de dezembro. A informação é da titular da Procap, Vanja Fontenele, não divulgando, claro, a lista que terá pelo menos 20 administrações. Ela adianta, no entanto, que os promotores de justiça haviam sido orientados a adotar medidas preventivas caso observassem alguma ação que ameaçasse a normalidade da gestão. Foi redobrada a atenção à folha de pagamento para evitar demissões desnecessárias ou admissões que possam inchar a folha no fim de gestão. Também contratos de serviços essenciais de áreas como limpeza, aquisição de medicamentos e material de saúde e merenda, na educação, estão sendo observados para evitar problemas em janeiro. "Estamos atentos. Queremos evitar que o novo gestor tenha que adotar contratos emergenciais", acentua Vanja Fontenele.

LEIA TAMBÉM | TCE lança Manual com orientações para a transição nos municípios

Equipe de transição

Deputado estadual Heitor Férrer (SD) é autor de um projeto de lei que cria a equipe de transição, onde o gestor que sai será obrigado a abrir e repassar todos os dados financeiros e administrativos ao sucessor. Há um impasse: ele tenta aprovar a matéria desde 2015.

Noel virtual

Neste 2020, a adoção de cartinhas da campanha do Papai Noel dos Correios será feita de forma virtual em razão da pandemia da Covid-19. O envio de cartinhas também deve ser feito pelo site. O blog da campanha é: blognoel.correios.com.br.

Grade burocrática

A Comissão de Anistia Wanda Sidou vai montar força-tarefa para avaliar, com urgência, processos pendentes de indenização a familiares de ex-presos políticos. Tem até o dia 2 de dezembro, prazo final de exercício, informa o presidente da comissão, Leunam Gomes.

Fausto Nilo
Foto: Luiz Alves/Divulgação
Fausto Nilo

Urbanismo

Fausto Nilo, cantor, compositor, arquiteto e urbanista, é o convidado da live do projeto Vamos Agir de amanhã, às 15 horas (redes sociais do O POVO). "A importância do urbanismo nas Grandes metrópoles" é o tema da conversa dele com o jornalista Cliff Villar.

Banca nova

Adail Carneiro, ex-deputado federal preso na Operação Km Livre, da PF, mudou de advogado. Agora sua defesa é feita por Flávio Jacinto, com bastante experiência na área criminal. O cliente, investigado desde 2016, é acusado de lavagem de dinheiro.

Nova Zé Bastos

Leitores indagam sobre a obra de requalificação da Avenida José Bastos. O Paço informa que toda a drenagem foi concluída. Garante que não vai alagar mais como ocorre com qualquer chuvinha. A via receberá agora nova pavimentação e paisagismo.

São José

Governador Camilo Santana lança hoje, às 12 horas, por suas redes sociais, o Projeto São José IV, voltado para a agricultura familiar. O investimento, apoiado pelo Banco Mundial, é da ordem de US$ 150 milhões para segurança hídrica e assistência técnica.

Sonho de vice

Quem monta guarda de olho em 2022 é o PSD do ex-deputado Domingos Filho, que elegeu 26 prefeitos (fora Caucaia), com aliados de vários matizes ocupando a vice. E quem sonha alta mesmo na sigla, de olho no Abolição, é o filhão, o deputado federal Domingos Neto.

Made in Ceará

O pianista, compositor e arranjador Ricardo Bacelar está, há 13 semanas, entre os 50 álbuns mais tocados nas rádios de jazz dos EUA. O álbum dele é "Ricardo Bacelar, Delia Fischer - Nada Será Como Antes" (disponível no https:ffm.to/nadaseracomoantes).

Ordenação diaconal

O arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio, que ordenou cinco novos padres no fim de semana, tem outra tarefa do gênero. No próximo dia 8, às 18h30min, na Igreja de São João do Tauape, ele vai presidir a ordenação diaconal de 13 seminaristas.

Sobe

Polícia Federal, que vem fechando o cerco contra o tráfico internacional de drogas pelo Porto do Pecém.

Desce

Preço dos alimentos, que está longe de retratar índices oficiais da inflação. Arroz e óleo ainda nas alturas.

Horizontais

"Impactos de Mudanças Climáticas no Ceará" é o tema de debate amanhã, às 15h, com apoio do Sebrae. Jeovah Meireles (UFC), Ailton Krenak, líder indígena, e Gabriel Aguiar, biólogo, são os convidados (Youtube da Maestria Comunicação). /// A Secretaria Municipal da Saúde iniciou a Operação Inverno 2021 contra o mosquito Aedes aegypti. A ordem é prevenção contra a dengue, que persiste. /// Sai, antes do Natal, o novo livro do professor Myrson Lima. "Português e algo mais para o dia a dia", pela Editora Expressão/// Só lembrando: "E aí, já deu pra absorver as propostas do seu candidato a prefeito?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?