Logo O POVO+
Sarto vai discutir campanha salarial com servidores
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Sarto vai discutir campanha salarial com servidores

Anúncio sobre renegociação de dívidas tributárias e fiscais com prefeitura de Fortaleza foi feito pelo prefeito, José Sarto Nogueira (PDT), por meio das redes sociais (Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal)
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal Anúncio sobre renegociação de dívidas tributárias e fiscais com prefeitura de Fortaleza foi feito pelo prefeito, José Sarto Nogueira (PDT), por meio das redes sociais

Os servidores municipais de Fortaleza já estão em campanha salarial, liderada pelo Sindifort. No último dia 20, o prefeito José Sarto recebeu a pauta de reivindicações da categoria e garantiu que irá agendar uma reunião agora em fevereiro para discutir cada ponto de pauta, dentre eles o reajuste salarial de 4,52% retroativo a 1º de janeiro de 2021 e que corresponde à inflação de 2020 (IPCA), e também a questão da reforma da Previdência no Município. O reajuste salarial da categoria é assegurado em lei municipal e, conforme estudos do Sindifort, os servidores acumulam uma perda salarial superior a 15%, considerando o período 2008-2020. Sobre a reforma da Previdência, a pauta dos servidores pede que a prefeitura assegure aporte financeiro ao IPM-Previfor para garantir desembolsos.

Piso e vacina

Outro ponto da pauta que o Sindifort encaminhou ao prefeito Sarto: inclui o cumprimento do piso salarial do magistério e dos agentes de saúde e de endemias, além de vacina para toda a categoria.

PT saudações

O prefeito José Sarto recebe hoje a vereadora Larissa Gaspar (PT) e representantes da Comunidade Carlos Marighella (Mondubim), alvo de ação da Agefis e Guarda Municipal. Em pauta, legalização da área.

Tributos

O Ceará conta com novo membro no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão do Ministério da Economia que julga recursos tributários. É o advogado Fredy Albuquerque, indicado pela CNT e nomeado por Bolsonaro.

Evandro Leitão (PDT), presidente da Assembleia Legislativa (Foto: Deisa Garcez/Especial para O Povo)
Foto: Deisa Garcez/Especial para O Povo
Evandro Leitão (PDT), presidente da Assembleia Legislativa (Foto: Deisa Garcez/Especial para O Povo)

Era Leitão

O presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (foto), pinçou nome de peso para ocupar o cargo de procurador jurídico da Casa: o ex-presidente da OAB do Ceará e ex-secretário de Justiça do Estado, Hélio Leitão. Apenas.

Sem dar pedal

O governo estadual baixou medidas de restrições para conter a Covid-19. Enquanto isso, prosseguem os grupos de ciclistas, alguns com mais de 100 adeptos, promovendo rotas, a maioria sem máscara.

Sem dar pedal 2

Alguns alegam que a máscara atrapalha a prática, contrariando estudos que dizem o oposto. Por estarem em espaço aberto, veem-se imunes. Especialistas apontam que a distância segura para essa modalidade sobe para 10 metros.

Adeus, decano

O Instituto Histórico do Ceará está de luto. Perdeu ontem o seu decano, o professor Pedro Alberto Oliveira Silva (83), vítima de infarto. Era docente aposentado do curso de História da UFC e bibliotecônomo.

Leia também | Páginas Azuis com Pedro Alberto de Oliveira

Nova Era

Um grupo de prefeitos embarcou ontem para Brasília, em clima de liberação de verbas. Um deles chegou a lamentar: "Ah, que saudades do senador Eunício!", no que outro emendou logo; "Ainda bem que temos o Domingos Neto (PSD)!"

22

mil famílias, pelo menos, ainda moram em casa de taipa no Ceará, segundo a Secretaria das Cidades. Bem, que venha um programa que dê fim a esse absurdo.

Questão de ordem

O presidente da OAB/CE, Erinaldo Dantas, terá audiência hoje com o presidente da Assembleia, Evandro Leitão. Vai pedir celeridade na aprovação de projeto que institui o piso salarial da advocacia na iniciativa privada no Estado.

Sobe

Novas medidas restritivas no Ceará para garantir distanciamento social. Os hospitais estão lotados de contaminados pelo novo coronavírus na segunda onda da epidemia da Covid-19

Desce

Falta de um pacote com ajuda financeira para socorrer bares e restaurantes que terão mais prejuízos com as novas medidas de restrição adotadas pelo governo do Ceará. Estado, município e União precisam apresentar alternativas

Horizontais

O novo reitor do IFCE, Wally Menezes, já nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro, tomará posse dia 20/2. A ordem dele é expandir e reforçar ações do Instituto que, por sinal, cumpre bem seu papel em matéria de interiorização.// A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Naílde Pinheiro Nogueira, vai reforçar parceria com o Ministério Público do Estado em alguns projetos e ações pró-cidadania. Já conversou com o procurador-geral de justiça Manuel Pinheiro.// Santa Casa de Misericórdia completa 160 anos em 2021. Com muitos serviços prestados e também muita pindaíba.// Só lembrando: E aí, continuam os casos de "fura fila" da vacina e o Ministério Público não consegue pegar ninguém?

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?