Logo O POVO+
Dois pesquisadores da UFC no top 3 da ciência no País
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Dois pesquisadores da UFC no top 3 da ciência no País

Vanda Claudino Sales, geógrafa, doutora pela Universidade Sorbonne e ambientalista. Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Vanda Claudino Sales, geógrafa, doutora pela Universidade Sorbonne e ambientalista. Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Dois professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) estão no top três do Brasil em publicações de artigos e livros científicos no País. O levantamento é da Elsevier, uma das mais respeitadas editoras científicas do mundo. A geógrafa Vanda Claudino, responsável por estudos sobre o litoral do Ceará, é a única mulher entre os pesquisadores. Ela é a terceira pesquisadora que mais publicou artigos. Já o professor José Maria Monteiro Filho, do Departamento de Computação da UFC, é o terceiro na publicação de livro acadêmico. Por último, ele lançou uma obra sobre processamento de eletrocardiogramas (Developments and applications for ECG signal processings). A UFC fica atrás da USP que traz três docentes numa lista na qual ainda estão a UFSM e UFPR. Que bom!

Buraqueira

Motoristas que fazem o trajeto da BR 122, trecho do Triângulo do Chorozinho até Quixadá, estão preocupados com o estado da via. Cresceu o risco de acidentes e a tendência é piorar. Não há nenhuma previsão de reparo por parte do Dnit.

Memória

Já que as autoridades resolveram olhar para o sítio histórico do "campo de concentração" de Senador Pompeu, que tal também dar uma conferida no valor arqueológico da região da Serra Azul, em Ibaretama?

Memória 2

Ali, sozinho, o senhor Manuel Tertuliano Neto, conhecido como o "caçador de pedras", mantém um rico acervo de peças da época pré-colonial no Estado. Essa ação merecia ser incentivada pela academia e o setor cultural.

SÔNIA Guajajara foi candidata à vice-Presidência na chapa encabeçada por Guilherme Boulos (Psol) em 2018(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação SÔNIA Guajajara foi candidata à vice-Presidência na chapa encabeçada por Guilherme Boulos (Psol) em 2018

Viva a Natureza!

Tudo pronto para o II Diálogo Ambientais. Hoje e amanhã, on-line (Instagram Maestria Projetos) e gratuito, com 12 convidados. Quem abre, a partir das 15 horas, é Sônia Guajajara, liderança indígena que foi vice na chapa de Guilherme Boulos para presidente.

Xô, reforma!

A CUT puxará amanhã, a partir das 8 horas, na Praça da Imprensa, um ato contra a reforma administrativa do governo Bolsonaro. Além dela, estão na mobilização a Fetamce, Sindifort e outras entidades. Para os sindicatos, a reforma destrói a estabilidade e o serviço público.

Vai pra galera!

Vereadora Priscila Costa (PSC) apresentou projeto de lei que pretende autorizar o retorno do público a eventos esportivos. Sinceramente, é preciso um projeto para isso? Claro que não. Mas ela está no seu direito de buscar simpatias da galera.

Atacado

Setor atacadista brasileiro cresceu 5,2% ano passado e a expectativa para este ano é de um crescimento de 3,5%, pois com impactos da pandemia. Informa José do Egito, CEO da Jotujé e diretor da Associação Brasileira dos Atacadistas e Distribuidores (Abad).

Bula oficial

O presidente da Unimed Fortaleza, Elias Leite, em suas redes sociais, garantiu que vai cumprir todo seu mandato, que termina em fevereiro. Mas nada de falar sobre convites que vem recebendo para ingressar em algum partido.

Inclusões

Governador Camilo Santana mandou mensagem para a Assembleia prometendo ofertar internet nos espaços públicos. O deputado Heitor Férrer (SD) entrou com uma emenda. Quer que o Estado implante também internet nas escolas públicas.

LGPD?

O Sindienergia, Sindiquímica, SindRoupas e o Sindialimentos realizam hoje, via Youtube, às 15h30min, o evento "Como se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados". A empresa que descumprir a lei, pode pagar multas de até R$ 50 milhões.

Sobe

Gruta de Ubajara (Região da Ibiapaba), que voltou, no fim de semana, a ficar aberta para visitação pública.

Desce

Bondinho de Ubajara, que continua em clima de eterna reforma. Até quando? Nem a Setur, pelo visto, sabe.

Horizontais

Completou 82 anos no fim de semana o ex-deputado federal Chico Lopes. Orgulhoso, diz ele, de "caminhar seis quilômetros, diariamente, e com muito amor pelo Ferrão." /// Um bueiro, sem tampa, leva perigo no cruzamento da rua Antonele Bezerra com a Avenida Rui Barbosa. E o pior: colado a uma ciclofaixa. A quem apelar: à Cagece ou à Prefeitura? /// A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) prorroga, até 5 de setembro, as inscrições das modalidades individuais e coletivas dos Jogos Escolares do Ceará 2021./// Só lembrando: "Vigiai e orai. Depois que o Talibã assumiu o controle de Cabul, no Afeganistão."

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?