Logo O POVO+
A Assembleia e os projetos bem-sucedidos na Capital
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

A Assembleia e os projetos bem-sucedidos na Capital

Pacote de projetos do deputado Guilherme Sampaio foca ambiente e vulneráveis
Tipo Opinião
Guilherme Sampaio entra na fila para a disputa da Prefeitura de Fortaleza em 2024 (Foto: MAURI MELO)
Foto: MAURI MELO Guilherme Sampaio entra na fila para a disputa da Prefeitura de Fortaleza em 2024

O deputado estadual Guilherme Sampaio (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa, um pacote de projetos de leis de sua autoria, incluindo alguns que já foram aprovados e viraram realidade no âmbito de Fortaleza. Já são cinco propostas, entre elas a que estabelece a Lei do Preço Claro nos supermercados, a Lei da Preferência em Qualquer fila, o programa de distribuição emergencial e gratuita de máscaras para pessoas em situação de vulnerabilidade social e o programa "Menos é Mais", que incentiva a redução do uso de embalagens no comércio. Iniciativas, de fato, importantes. Guilherme, aliás, tem chamado atenção por sua atuação no parlamento pela qualidade dos pronunciamentos, articulação e argumentação nas pautas em apoio à administração do governador Camilo Santana (PT). Suplente, ficará na Casa até dezembro. Mas com planos de disputar mandato em 2022.

Concurso

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) finaliza um plano de cargos e salários para, no início de 2022, realizar concurso público. É o que informa o presidente do órgão, Francisco das Chagas Magalhães. O Nutec nunca realizou certame do gênero.

Nada inocentes

Do ex-governador Lúcio Alcântara sobre o cenário político de impasse nacional: "O: Bolsonaro erra na maneira como coloca suas ideias. Erra e aposta no conflito, mas os outros Poderes também não são inocentes". Lúcio foi deputado federal e senador.

Pressão

Os cerca de 350 mil microempresários cearenses vivem um problema: o Governo Federal retomou a cobrança de impostos. O Sebrae/CE apela à classe política para que pressione por prorrogação, pois o setor ainda tenta se recuperar nesta pandemia.

Senador Eduardo Girão (Podemos)(Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado Senador Eduardo Girão (Podemos)

Tiro sem misericórdia

O STF retomará, semana que vem, pauta que interessa muito ao presidente Bolsonaro: a flexibilização da posse, registro e tributação de armas de fogo. Na base do presidente: por aqui, um senador é radicalmente contra o tema: Eduardo Girão (Podemos).

Sem estoques

Continua faltando mercadoria em algumas áreas do comércio local. Segundo o presidente do Sindilojas, Cid Alves, principalmente nos setores de confecções, material de construção e acessórios para calçados. Nas revendedoras de veículos novos, é comprar e aguardar.

Redes de futuro

Fotos nas redes sociais de crianças de 13 anos sendo vacinadas demonstrando felicidade e isolando o negacionismo de muitos adultos, servem de lição e esperança de que, pelo menos, as futuras gerações possam gerar um futuro digno para este País.

131

pedidos de impeachment encontram-se estocados na Câmara dos Deputados. Para tramitar, depende de Arthur Lira, do Centrão.

Expansão

O grupo cearense Campo Ouro Verde, que abastece diariamente os principais supermercados do Ceará com hortaliças e folhagens trazidas da Ibiapaba, acaba de adquirir dois caminhões refrigerados. O investimento foi da ordem de R$ 700 mil.

Ouro branco

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Recursos Hídricos da Assembleia, à frente Acrísio Sena, promoverá terça-feira, às 14 horas, reunião sobre a revitalização do algodão. O evento será virtual, pela plataforma Zoom, com transmissão também pela TV Assembleia.

Manchetes

Em menos de duas semanas, o Brasil ganhou as manchetes da imprensa mundial. Primeiro foi o papelão do jogo Brasil x Argentina. Na quarta, as ameaças antidemocráticas, segundo a mídia. Pois é, o País enverga, mas não quebra.

Sobe

Ministério Público Estadual que, mesmo nesta pandemia, não dorme no ponto e realiza operações de combate à corrupção.

Desce

Paralisação de caminhoneiros apoiadores de Jair Bolsonaro, o que acaba jogando mais ainda o governo no buraco.

Horizontais

Deputados federais cearenses apoiadores do governo ainda não se manifestaram sobre o day after do 7 de setembro. /// A OAB/CE entrega hoje, às 18h, e amanhã, às 10h30, a Medalha Advogado Padrão. Ato presencial, mas com transmissão pelas redes sociais da entidade. /// Vem aí o Proenergia 2021, evento do Sindienergia-CE, numa parceria Fiec/Sebrae. De 6 a 8 de outubro, de forma virtual. /// Só lembrando: "Nessa briga entre Bolsonaro, Ciro e Lula, onde foi parar a proibição de campanha eleitoral antecipada?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?