Logo O POVO+
Parque do Cocó: a segurança falhou
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Parque do Cocó: a segurança falhou

O questionamento é sobre a falta de Câeras e falta de patrulhamento na área de uma unidade militar
Tipo Opinião
Ao todo, 40 bombeiros atuaram para debelar os focos do incêndio no Parque do Cocó, em Fortaleza (foto: FABIO LIMA) (Foto: O POVO)
Foto: O POVO Ao todo, 40 bombeiros atuaram para debelar os focos do incêndio no Parque do Cocó, em Fortaleza (foto: FABIO LIMA)

.

Que tal avaliarmos o caso do suposto incêndio "criminoso" que engoliu área de cerca de 46 campos de futebol do Parque Estadual do Cocó? Esse episódio não pode ser esquecido tão cedo, porque expôs uma realidade que vivia sendo jogada debaixo do tapete: a fiscalização, que deixa a desejar. O fogo começou, praticamente, atrás do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA), no que fica uma pergunta: não dispõe de câmeras esse quartel? Não há patrulha nessa área ou torre de observação? Outro dado: o governo Camilo Santana nunca colocou as câmeras de segurança ao redor da Unidade de Conservação. Era promessa feita no começo de sua gestão. Mas, até o final deste ano, segundo o secretário Artur Bruno (Sema), o Parque ganhará 35 câmeras do gênero em 21 pontos. É esperar para conferirmos se o fogaréu servirá para ajustar a segurança em todo o local. Pelo menos.

Fumaça ruim

Moradores do Lagamar foram os mais prejudicados da Cidade com a nuvem de fumaça oriunda do suposto incêndio criminosos no Cocó. Os postos de saúde da área vão trabalhar mais. Porque a demanda de problemas respiratórios aumentou consideravelmente.

Maranguapinho

Um trecho do Rio Maranguapinho, na área do Grande Bom Jardim, também será contemplado com câmeras de segurança. Também, o Projeto Viva o Parque, nos moldes do que já ocorre no Parque do Cocó aos domingos.

Epa!

Pegou mal a participação de uma empresa no processo licitatório para gerir operações do Crediamigo do BNB. Porque o proprietário estaria sendo alvo de investigação por parte da Justiça. Tempos difíceis estes!

Dr. Cabeto anuncia a doação integral do Instituto de Ciências Médicas, para a UFC, tanto do equipamento de saúde quanto do terreno que a própria universidade ocupa(Foto: REPRODUÇÃO)
Foto: REPRODUÇÃO Dr. Cabeto anuncia a doação integral do Instituto de Ciências Médicas, para a UFC, tanto do equipamento de saúde quanto do terreno que a própria universidade ocupa

Doação

Ao anunciar a doação, pelo Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), do hospital em construção da entidade para a UFC, o Dr. Cabeto contribui para o fortalecimento do Pólo de Saúde de Porangabussu. Gesto nobre e de conotação social.

Saúde e...

O governador Camilo Santana inaugura amanhã o Hospital Regional de Limoeiro do Norte. No discurso, vai agradecer a Eunício Oliveira que, presidindo o Senado, ajudou na liberação de R$ 121 milhões para a construção, somados a mais R$ 60 milhões para equipamentos.

… Política

Nesse ato de inauguração do Hospital de Limoeiro do Norte, uma presença certa é a do ex-ministro Ciro Gomes, o presidenciável do PDT. Já Eunício, claro, não comparecerá ao evento, até porque o ar estará politicamente comprimido.

Brasil-África

O POVO participou do Fórum Brasil África 2021, promovido pelo Instituto Brazil Africa. O evento traz nomes mundiais para discutir o uso sustentável dos recursos naturais. A repórter Catalina Leite, do OP+, mediou a mesa "Recursos minerais e mineração: inovações, tecnologias e transformações".

Fortaleza-Ce, Brasil, 22-11-2021: Reunião da diretoria do jornal O Povo. (Foto: FERNANDA BARROS/Especial para O Povo)
Foto: FERNANDA BARROS/Especial para O Povo Fortaleza-Ce, Brasil, 22-11-2021: Reunião da diretoria do jornal O Povo.

De olho em 2022

A diretoria do O POVO realizou nesta terça-feira, 23, a reunião final do planejamento 2022 e fechamento de 2021. Na pauta, novidades editoriais e reforço na interlocução com o setor privado. Vem novidade por aí.

Na peleja

Lia Gomes vai se desincompatibilizar, ano que vem, do cargo de secretária executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Secretaria da Promoção Social do Estado. A irmã do Ciro, Cid e do Ivo Gomes disputará mandato de deputada estadual pelo PDT.

Brigas internas

Cinco membros da bancada cearense em Brasília não liberaram emendas suas para o futuro Hospital Universitário da Uece. Mas a surpresa foi o petista Zé Airton. Ele, no entanto, diz para a Coluna que não foi procurado. Mas está disposto a colaborar com o projeto.

Brigas internas 2

Zé Airton defende candidatura própria do PT ao Governo e até se define como um dos pré-candidatos, ao lado de Luizianne Lins. Há meses, ele perdeu bases eleitorais para Janaína Farias, assessora do governador, que deve disputar mandato federal.

Sobe

"Programa Sim, eu existo!", da Prefeitura de Fortaleza, que, por meio da Funci, busca erradicar o sub-registro civil de nascimento (0800 - 285 0880).

Desce

Recrudescimento dos casos de covid na Europa, principalmente em países onde o percentual de vacinação é baixo, deveria servir de alerta para negacionistas daqui.

Horizontais

O mercado óptico do Estado não tem motivos para ficar olhando pelo retrovisor da pandemia. No período, cresceu vendas, segundo José Airton Boris, (Grupo Ótica Boris). //// O Shopping Benfica está dando, todos os meses, gratuitamente, uma obra de arte para o cliente com maior volume de compras. /// A Sudene existe. Realizou, segunda última, em Juazeiro do Norte, evento sobre financiamentos para energia solar e aterros sanitários. /// Só lembrando: "Alguém dá notícia de alguma operação de fiscalização do Ibama no Ceará?

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?