Logo O POVO Mais
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Cocó: comissão fará visita técnica a área devastada

Acompanhados do promotor de justiça Ronald Fontenele, representantes de comissões da OAB/CE e do Movimento Pró-Árvore vão amanhã ao Parque Estadual do Cocó avaliar a extensão da devastação causada pelo fogo
Tipo Opinião
Bombeiros fazem vistoria no Parque do Cocó eliminando possíveis novos focos de incêndio (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Bombeiros fazem vistoria no Parque do Cocó eliminando possíveis novos focos de incêndio

.

A Comissão de Direito Ambiental da OAB/CE, a Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB/CE, o Movimento Pró-Árvores, a Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal e o deputado estadual Renato Roseno (Psol) vão estar nesta sexta-feira, às 13h30min, fazendo uma visita técnica ao Parque Estadual do Cocó. Tendo a presença de um membro do Ministério Público do Estado, no caso o promotor de justiça Ronald Fontenele, o grupo vai conferir de perto o tamanho do prejuízo da devastação provocado por suposto incêndio criminoso, segundo autoridades. Essa devastação chegou a consumir área equivalente a cerca de 46 campos de futebol dessa Unidade de Conservação. O caso ocorrido no Cocó, o maior parque natural em área urbana do Norte e Nordeste do País e o quarto da América Latina, sendo o maior fragmento verde da cidade de Fortaleza, com extenso manguezal e dunas milenares no entorno, não pode gerar impunidades.

Sem fogo amigo

A Semace dá descontos de até 100% (eita!) de multas ambientais. Isso, até 31 de dezembro para infratores (pessoas física ou jurídica) regularizarem sua situação. Mas desde que se comprometam a recuperar o meio ambiente atingido por possível degradação.

Dança das cadeiras

O reitor Cândido Albuquerque fez nova mudança nas fundações vinculadas à UFC. Desta vez, na presidência da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Assume Paulo Aragão (Direito) no lugar de Fernando Sabóia, do Instituto de Cultura e Arte (ICA).

Mano dos manos

Mesmo na oposição, o deputado federal Júnior Mano (PL) liberou boa parte de suas emendas para reforçar a construção do Hospital Universitário da Uece. Soube separar interesses políticos e paroquiais pelo viés social.

Ednardo(Foto: Mateus Dantas)
Foto: Mateus Dantas Ednardo

Cinquentão

Hoje tem show em homenagem aos 50 anos de carreira do cantor Ednardo. A partir das 19 horas, no Theatro José de Alencar. No palco, artistas interpretando sucessos do compositor cearense, que encerrará o evento incluído na programação do Ceará Natal de Luz. 

Olha a borboleta!

O prefeito José Sarto vai liberar, por estes dias, o reajuste da passagem de ônibus. De acordo com o Sindiônibus, novembro é o mês contratual para a adoção da medida. Que o índice, mesmo com preço do diesel em alta, não pese tanto no bolso da clientela.

Lugar ao sol

O superintendente interino da Sudene, o tucano Raimundo Gomes de Matos, assinou contrato com o BBl liberando verbas para o Complexo de Energia Solar Lightsource Milagres I, II, III, IV e V, no Cariri. A potência instalada será de 163,7 MW.

Tombamento

De vento em popa, o processo de tombamento do Clube Náutico. Mais precisamente no Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan, em Brasília, informa o superintendente estadual do órgão, Cândido Henrique.

Vigiai e orai

A Coordenadoria da Defesa Civil de Fortaleza já está adotando medidas preventivas quer venha inverno ou não, em 2022. Segundo o titular, o coronel Heraldo Pacheco, o órgão realiza a limpeza de canais e orienta comunidades que moram próximo a lagoas.

Saia justíssima

Com a decisão de Bolsonaro de se filiar, dia 30, ao PL, como fica o partido no Ceará que, presidido por Acilon Gonçalves, prefeito do Eusébio, é aliado do PT de Camilo e do PDT de Ciro Gomes? Até o fechamento desta Coluna, a cúpula era um silêncio sepulcral.

211

produtos tiveram preços levantados pelo Procon Fortaleza. Estão disponibilizados no site da Prefeitura para que o consumidor, nesta Black Friday, possa comparar valores.

Sobe

Lei da preferência em qualquer fila, aprovada pela AL, que garante o atendimento prioritário em quaisquer guichês nos estabelecimentos com atendimento ao público.

Desce

Movimento antivacina, que segue estimulando as pessoas a não se vacinarem. Um grupo, inclusive, esteve na AL protestando contra o "Passaporte da Vacina".

Horizontais

Carlos Alberto Mendonça foi reconduzido para o cargo de corregedor da Defensoria Pública Geral do Estado. /// Até sábado, o Hemoce e suas seccionais do Interior promovem campanha de doação de sangue. É reforçar estoques neste fim de ano. /// Famílias da Comunidade do Trilho receberam ontem cestas básicas e kits de higiene. Resultado de campanha feita pela Legião da Boa Vontade. /// Só lembrando: "Por falar em Brasileirão, que venham os paulistas!!"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

Essa notícia foi relevante pra você?
Recomendada para você

"