Logo O POVO+
Arrecadação estadual cai pelo 2º mês consecutivo
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Arrecadação estadual cai pelo 2º mês consecutivo

O levantamento identifica a queda no consumo da gasolina e as compras on-line como causadores da queda na arrecadação
Tipo Opinião
Fachada do prédio da Secretaria Estadual da Fazenda do Ceará (Foto: tatiana fortes 04/07/2019)
Foto: tatiana fortes 04/07/2019 Fachada do prédio da Secretaria Estadual da Fazenda do Ceará

.

A Secretaria da Fazenda ainda fecha números de fevereiro, mas dados preliminares já apontam para algo nada favorável: deverá ser, assim como foi em janeiro, mais um mês de queda na arrecadação. A pandemia ainda pesa, mas outros fatores também influenciam na baixa, segundo a titular da pasta, Fernanda Pacobahyba. Entre esses fatores, ela cita a queda no consumo dos combustíveis, com preços nas alturas, por conta do congelamento da alíquota do ICMS no segmento, o que só contribui para aumentar a arrecadação do Governo Federal. Há, ainda, um fator, de acordo com a secretária: as compras on-line não deixam os impostos para o Estado. "Por mês, estamos perdendo cerca de R$ 40 milhões por conta dessa situação. Tentamos reverter no Congresso, mas o lobby sulista é muito forte", ressalta a titular da Sefaz.

Pátio da saudade

Virou um estacionamento de carros oficiais abandonados uma área situada na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Há mais de 100 veículos de todo tipo e marcas, com todo tipo de problema. O cenário expõe desperdício do dinheiro público.

Bastão oficial

Camilo Santana repassou à vice Izolda Cela toda a lista de obras ainda por serem entregues. Izolda, que estava com Camilo nos Inhamuns, terá muito o que inaugurar em sua gestão e, claro, reforçar a imagem de gestora.

I love Izolda

Por falar em Izolda Cela, um membro dos Ferreira Gomes ocupou parte de suas redes sociais para fazer rasgados elogios à vice-governadora. Foi o presidenciável Ciro Gomes, que destacou a leveza e o estilo discreto de Izolda em fazer política.

Desembargadora Nailde Pinheiro, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (Foto: divulgação TJ-CE)
Foto: divulgação TJ-CE Desembargadora Nailde Pinheiro, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará

Gabinetes

A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, inaugura hoje, às 15 horas, no Fórum Clóvis Beviláqua, 50 novos gabinetes de desembargadores. A solenidade ocorre logo após a sessão do Órgão Especial.

Pois tá!

Jair Bolsonaro, que tanto criticou o Carnaval, tirou uns dias de folga no período e foi para Guarujá. Desde que assumiu a Presidência, em janeiro de 2019, foi a 10ª vez que se hospedou no Forte dos Andradas, nessa cidade paulista. Ali, não se cansou de andar de jet ski.

Banco de reserva

Quem conversa com o presidente do Ceará Sporting, Robinson de Castro, ouve o seguinte: "Não vou entrar na política". Pelo menos com mandato, pois já foi presidente do extinto DEM de Fortaleza.

Maceió do lixo

Cheio de lixo e mato o riacho Maceió, que desemboca na requalificada Beira Mar. É preciso ação educativa por parte da gestão municipal. Não adianta só limpeza, algo precisa ser feito de forma definitiva.

Animação

Alunos de escolas públicas de Fortaleza produzirão um curta dentro do projeto Compartilha Animação. A partir de segunda, na Casa Amarela Eusélio Oliveira (UFC). Será um mês de oficina, com o script Segurança da rede elétrica e estreia no 32º Cine Ceará, em junho.

Deu branco

Moradores do entorno do Parque Rio Branco seguem sem a devida atenção por parte da Seuma. Furtaram praticamente todas grades de proteção do local, que continua sem segurança e sem manutenção. Só restam grades pelo lado da rua Visconde do Rio Branco.

Do berçário

Camilo Santana atendeu aos apelos dos moradores de Icapuí e criou a Área de Proteção Ambiental (APA) Berçários da Vida Marinha no município. Hora de proteger as aves e locais de reprodução e alimentação do peixe-boi marinho. Camilo tem uma casa nessa cidade.

Leia também | Vem aí a APA do Horto do Padre Cícero

Sobe

CNBB, que lançou mais uma Campanha da Fraternidade, com tema que precisa ser por demais discutido: a educação.

Desce

Preço do barril do petróleo já superando os US$ 110, uma situação difícil e que vai provocar mais inflação no Brasil.

Horizontais

A Prefeitura de Sobral está convocando mais seis aprovados na seleção pública para secretários escolares. A lotação ocorrerá nesta sexta-feira, às 8h30, na Seduc municipal. /// Cearense não perde tempo, nem piada. Já há na internet uma campanha para mudar o nome das cidades de Russas e Nova Russas para Ucranias e Nova Ucranias. kkk…/// Açude Quandu, em Itapipoca, está perto de sangrar. Com mais de 95% de sua capacidade. /// Só lembrando: "Conflito entre Rússia e Ucrânia completou uma semana. E o bombardeio prossegue."

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?