Logo O POVO+
Servidores da Prefeitura cobram Plano de Cargos
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Servidores da Prefeitura cobram Plano de Cargos

Há um protestos marcados para amanhã em frente à Câmara Municipal e ao Paço Municipal
Tipo Opinião
Protesto de servidores municipais em frente ao Paço Municipal (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Protesto de servidores municipais em frente ao Paço Municipal

.

O Sindifort realiza ato nesta quarta-feira, a partir das 8h30, na Câmara Municipal e, no mesmo horário, quinta-feira, no Paço Municipal. A cobrança é pelos planos de cargos, carreiras e salários dos agentes de saúde, agentes de combate às endemias e dos servidores da Guarda Municipal. Dentre os PCCS que já estão em debate ou já foram aprovados pela categoria e encaminhados à Prefeitura e Câmara, estão os da AMC, Guarda Municipal, Gestão Pública, Sesec, agentes de saúde e de combate às endemias, IJF, Saúde, IPM e Ipem. Os PCCS em vigor remontam ainda aos anos de 2007 e 2008 e estão bastante defasados. Um exemplo: o atual quadro de servidores inclusos no PCCS do Ambiente Gestão Pública conta com, apenas, cerca de 1.500 servidores, o que representa 20% do total à época da publicação da Lei nº 9.277/2007, que criou este Plano de Cargos.

Sem promoções

Desses 1.500 servidores, mais de 50% completaram os requisitos para aposentadoria até dezembro de 2021. Outros 85% desse grupo se encontram no estágio máximo da carreira, não podendo ter promoções por capacitação ou tempo de serviço.

Amém, Jesus!

O 16º Evangelizar Fortaleza, sob comando do Padre Reginaldo Manzotti, vai acontecer presencialmente neste ano. A data está definida: 15 de outubro, na Praia de Iracema, a partir das 12 horas.

Olha a chuva!

A Funceme marcou para início de junho uma coletiva para apresentar balanço final da quadra invernosa do Estado. Segundo o presidente do órgão, Eduardo Sávio, o cearense pode comemorar, pois o período foi um dos melhores dos últimos 10 anos.

Ciro Gomes(Foto: O POVO)
Foto: O POVO Ciro Gomes

Peleja pessoal

Ciro Gomes, pré-candidato do PDT ao Planalto, anda acenando com a possibilidade de ter a senadora Simone Tebet (MS), pré-candidata do MDB, como sua vice. Para ele, Tebet está sendo "traída pelo próprio partido". Já Eunício Oliveira trabalha contra essa aproximação.

Sem impostos

A CDL Jovem realizará, no dia 2 de junho, o XVI Dia Livre de Impostos. Com apoio da CDL de Fortaleza, a ação vai expor para consumidores a percepção de como o preço dos produtos fica sem o valor dos tributos, com descontos que podem chegar a 70%.

Hummm…

O prefeito Jose Sarto (PDT), na POVO/CBN ontem, num papo com Jocélio Leal e Raquel Gomes, elogiou Roberto Cláudio. Mas, surpreendentemente, fez loas pró-Luizianne Lins. A ex-prefeita de Fortaleza foi apontada por ele como gestora "inovadora".

Leia também | Sarto cobra "mea-culpa" do PT por escândalos: "Ou não houve corrupção?"

 

Ele & Ela

O afunilamento no quesito candidato do PDT ao Governo do Estado desemboca em Izolda Cela e Roberto Cláudio, segundo fontes da cúpula do partido. Por conta de pesquisas internas. Mas com ligeira vantagem para o ex-prefeito de Fortaleza.

Contraponto

Capitão Wagner, pré-candidato ao Governo pelo União Brasil, pode repetir a dose que aplicou quando disputou a Prefeitura de Fortaleza: ter uma mulher na vice. Isso, no entanto, depende da escolha que o PDT acertar. Ou seja, se der Izolda Cela.

Alerta

Importante o alerta feito pelo ex-presidente da Fiec, Roberto Macedo, em artigo no O POVO, de que a sociedade, incluindo o setor empresarial, tem estado à margem das discussões sobre os problemas do País. O que contribui para a falta de diálogo.

Ópera bufa

Por não ter recursos próprios, o Theatro José de Alencar apela ao Sesc para que faça a restauração do piano desse equipamento público. Um dos pés do instrumento foi atacado por cupins. Afinar, só depois do restauro.

Sobe

Nova Avenida Beira Mar, além de bonita paisagisticamente, seguindo padrões de acessibilidade.

Desce

Calçadas de Fortaleza, que continuam fora do padrão de qualquer acessibilidade. Até quando?

Horizontais

O partido Rede Sustentabilidade do Ceará vai seguir orientação da direção nacional. Já está apoiando o pré-candidato Lula para presidente. /// Alô, AMC! Virou rotina problemas com semáforos. /// Bolsonaro afirmou, no último domingo, ser digno de pena quem pede a volta do AI-5 e defende atos antidemocráticos. Tem razão. /// Família do falecido escritor Natalício Barroso tem dois cães e 30 gatos para doar (999282391). /// Só lembrando: "E aí, já prestou contas com o Leão do Imposto de Renda? Cuida!"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?