Logo O POVO+
Fortaleza e os efeitos dos ataques criminosos a ônibus
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Fortaleza e os efeitos dos ataques criminosos a ônibus

Tipo Análise

O setor do transporte coletivo de Fortaleza continua em clima de recuperação da frota. Um total de 15 ônibus destruídos foi o saldo registrado, em setembro último, quando de ataques criminosos praticados por facção. O presidente do Sindônibus, Dimas Barreira, informa que, além do prejuízo para a população, houve prejuízo econômico, pois veio a redução de passageiros. Ele não fala em valores, mas informa que dá para contabilizar a perda de patrimônio. Cada ônibus não sai por menos de R$ 450 mil. Dimas. afirma que não há seguro no caso e que as empresas têm mesmo que fazer a reposição. "A gente torce para que esses ataque não voltem mais", acentua Dimas Já a população torce, com certeza, para que a Prefeitura não inclua tais perdas na planilha do próximo reajuste da passagem de ônibus. Aliás, as discussões começam agora em novembro.

Molho oficial

Setembro passou, já entrou outubro e nada de calendário sobre nomeação ou convocação de concursados de órgãos do Estado como a Funceme. O titular da Seplag, Flávio Jucá, que assumiu há pouco tempo, ainda vive quadro de avaliações.

Guilherme 2020

Do congresso estadual petista, no fim de semana, havia filiado defendendo o nome do vereador Guilherme Sampaio para candidato a prefeito. Seria ele renovação e não continuidade interpretada por alguns da sigla no caso de Luizianne Lins.

Loira X Loira

E voltou-se a ouvir, nos bastidores, aquela história de que Luizianne seria ótimo nome para disputar a Prefeitura de Maracanaú, onde o deputado federal Roberto Pessoa (PSDB) quer emplacar sua filha, a deputada tucana Fernanda Pessoa.

Além do Geopark

O potencial turístico do Crato será apresentado hoje, às 16 horas, na sede da Secretaria do Turismo do Ceará, que fica no Centro de Eventos. O prefeito Zé Aílton Brasil lançará o projeto "Crato de Emoções", com roteiro na área da cultura, aventura e fé.

Heróis do Sertão

A defensora-pública geral Mariana Lobo vai empossar amanhã, às 15h, durante sessão do Conselho Superior do órgão, na sede, mais quatro aprovados para defensor. Com isso, chega a 35 as nomeações de grupo que vai atuar no Interior.

Rota contra câncer

Em clima de Outubro Rosa, a Azul oferecerá hoje aos seus passageiros de seus voos, das 9 às 16 horas, depoimento de Mônica Franceschini, despachante de voo da empresa, que venceu um câncer de mama. Ela descobriu a doença através do autoexame em 2013.

LOA 2020

Tramitando, na Assembleia Legislativa, a Lei Orçamentária Anual, que define receita e despesa para o exercício 2020. O presidente da Casa, José Sarto, quer votar a matéria antes de 22 de dezembro, prazo limite. Prevê orçamento total de R$ 28,7 bilhões.

Via-sacra

Com o fim dos trabalhos de resgate nos escombros do Edifício Andréa, as famílias agora enfrentarão novo problema: inventário. Espera-se que autoridades não queiram cobrar a conta dos impostos.

Airbnb oficial

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, do Ceará, lançar uma plataforma de vendas para o setor, em clima de almoço, na quinta-feira, no Hotel Mareiro. É facilitar a vida dos turistas, com direito a conferir e comparar preços.

Previdência

Nesta semana, Tasso Jereissati só vai pensar naquilo: reforma da Previdência. Amanhã, o Senado votará o 2º turno da PEC principal. Na quarta, ele lê, na CCJ, relatório da PEC Paralela, que inclui Estados e municípios e garante benefícios para os mais pobres.

SOBE

Sebrae, que aposta também, e com força, no mercado da economia criativa. Pois eventos e shows geram emprego e renda.

DESCE

Falta de estratégias em épocas de crise em qualquer gestão pública. Primeiro ato: saber se comunicar em todos os sentidos.

HORIZONTAIS

Vila das Artes ganha hoje, às 14h30min, sessão solene da Câmara Municipal. Por serviços prestados à cultura, diz o vereador Evaldo Lima (PCdoB). /// Joseoly Moreira, jornalista e radialista, lança às 18h de quinta-feira, no Iate Clube, o livro "Joseoly Moreira - Minha Vida, Minha História". /// Fortaleza terá edição da Meia Maratona Internacional ano que vem. Dia 12 de abril, comemorando os 294 anos da cidade. /// Só lembrando: "Qual vai ser mesmo a próxima confusão do PSL de Bolsonaro?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?