Logo O POVO+
10 dias antes dos sintomas de coronavírus, Bolsonaro visitou o Ceará e esteve em aglomeração
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

10 dias antes dos sintomas de coronavírus, Bolsonaro visitou o Ceará e esteve em aglomeração

Impossível saber se presidente já estava doente, mas, possibilidade existe. Período de incubação é de até 14 dias. Bolsonaro esteve em aglomerações e provocou outras no Ceará
Tipo Opinião
EM PENAFORTE, 12 dias atrás, Bolsonaro tirou máscara algumas vezes no meio da multidão (Foto: JL ROSA)
Foto: JL ROSA EM PENAFORTE, 12 dias atrás, Bolsonaro tirou máscara algumas vezes no meio da multidão

O presidente Jair Bolsonaro visitou o Ceará pela primeira vez em 26 de junho, para chegada das águas da transposição do rio São Francisco. Foi 11 dias antes do diagnóstico, nesta terça-feira, 7 de julho, de que ele está com Covid-19. O tempo de incubação da doença varia de 1 a 14 dias. Na média, o tempo entre a infecção e o início dos sintomas costuma ser em torno de cinco dias, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os sintomas do presidente teriam começado a surgir entre nove e dez dias após a visita ao Ceará.

É impossível saber se Bolsonaro já estava doente quando visitou o Estado. A possibilidade, entretanto, existe. É possível até - porém impossível constatar - que tenha ocorrido no Ceará o contágio. Na ocasião, Bolsonaro esteve em aglomerações. E outras se formaram com curiosos, desde o aeroporto, para tentar ver o presidente.

Bolsonaro esteve em rodas com políticos cearenses. Os governadores dos estados atendidos pelo novo canal da transposição - Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco - não compareceram. Camilo não foi justamente para não estar em aglomeração.

Em um dos momentos da visita, o repórter fotográfico JL Rosa flagrou o momento em que o presidente tirou o boné de um policial e pôs na cabeça. Veja na galeria abaixo.

Veja imagens de Bolsonaro na visita ao Ceará:

Clique na imagem para abrir a galeria

A esperança é de que o presidente ainda não estivesse contaminado. Caso estivesse, certamente passou a doença adiante.

Na ocasião, o presidente concedeu entrevista apenas à TV Brasil. Não falou com jornalistas que estavam lá para cobrir, além da imprensa governamental. Ainda bem.

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?