Por que Ciro apoia o PT na segunda maior cidade do Ceará?
Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista
Ciro Gomes (PDT) tem manifestações surpreendentes. Em vídeo, ele declarou apoio a Elmano de Freitas (PT) para prefeito de Caucaia. Não é município qualquer. É a segunda maior cidade do Ceará. Não é de um partido qualquer. É do PT, que Ciro tanto critica, tanto fustiga. Certo, é do PT do Ceará. Na forma Ferreira Gomes de ver o mundo, o mundo é uma coisa e o Ceará é outra. E Sobral ainda é uma terceira coisa. O candidato apoiado também não é qualquer um. Elmano foi o adversário derrotado por Roberto Cláudio (PDT) no disputado segundo turno da eleição de 2012. Ele era apontado pelo atual grupo governista como o "poste", em referência à frase usada na época pela então prefeita Luizianne Lins. Elmano é próximo a Luizianne. Eis que aparece Ciro e declara apoio ao que já foi chamado de "poste de Luizianne" para governar Caucaia.
Movimentos políticos não costumam ser gratuitos. Seria o apoio em Caucaia uma sinalização para receber apoio em Fortaleza, em troca da indicação de vice na Capital? Se for assim, a coisa não está bem arranjada. O PT nacional quer a candidatura. Se a intenção é compensar Luizianne por meio de Elmano, isso teria de ser conversado com ela. Não é do temperamento de Luizianne receber bem esse tipo de movimento. No mesmo dia em que Ciro anunciava voto no PT em Caucaia, Luizianne falava sobre ele: "É um enlouquecido." Não parecem na iminência de uma aliança.
Não é o único problema. O prefeito Naumi Amorim (PSD) é aliado de Domingos Filho, que se reaproximou dos Ferreira Gomes. Ao jornalista Henrique Araújo, Domingos disse ter recebido de Cid Gomes (PDT) promessa de apoio dele e do PDT a Naumi. Ainda assim, a fala de Ciro causa estranheza.
Aliás, a relação de Domingos com os Ferreira Gomes vem estranha desde 2014. Naquele momento, cogitou-se a renúncia conjunta de Cid e Domingos, então vice-governador, antes da eleição de 2014. Ciro seria um dos pais da ideia. Domingos não topou sair.
Um aspecto importante é Elmano. Ele é ligado a Luizianne, foi secretário de confiança dela e candidato dela. Mas, como deputado, aproximou-se muito do Palácio da Abolição e é voz importante na defesa do governador Camilo Santana. Nem sempre suas posições estão absolutamente alinhadas com ela.
Ferreira Gomes rachados?
Mas essa possibilidade de Cid apoiar Naumi e Ciro apoiar Elmano, ela existe? Os Ferreira Gomes estariam rachados? A hipótese não é estranha e não significa racha coisa nenhuma. Lembram de 2018? Cid Gomes fazia campanha para o Senado e tirava foto ao lado de Eunício Oliveira (MDB). Ciro falava mal de Eunício e falava em votar até no Psol senador. Não deu muito certo para Eunício. Em 2008, Cid e o grupo fecharam com Luizianne, enquanto Ciro fazia campanha de corpo e alma para Patrícia Saboya. Luizianne foi reeleito, mas Ciro ali ensaiou a estratégia e o discurso que logo iria se difundir entre os aliados contra a então prefeita. E, no governo Lúcio Alcântara, Ciro dizia trabalhar para manter a aliança com o PSDB, enquanto Cid articulava a candidatura a governador.
Os Ferreira Gomes trabalham com movimentos coordenados, mas não necessariamente na mesma direção. O interesse que prevalece é o deles.
Pré-candidatos do PDT
Élcio Batista (PSB) participou ontem da live dos pré-candidatos do PDT. Pré-candidatos de outros partidos serão convidados. Élcio é o mais cotado para ser vice do PDT. Estava desenvolto entre os aliados.
Será que Nelson Martins (PT) será convidado?
Na despedida, Cid Gomes cumprimentou todos os nomes. Chamou atenção a forma como se referiu a dois: Idilvan Alencar e Ferruccio Feitosa. Ambos trabalharam diretamente com ele. Então, pode ter sido só isso e não significar nada mais. O mais provável é isso. Preferências não costumam ser demonstradas publicamente assim. Mas, pode significar.
É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.