Logo O POVO+
Ciro Gomes declara apoio a candidato do PT em Caucaia
Politica

Ciro Gomes declara apoio a candidato do PT em Caucaia

Ex-presidenciável gravou vídeo de apoio ao deputado estadual Elmano de Freitas, nome do PT na disputa pela Prefeitura de Caucaia
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ELMANO de Freitas, candidato do PT em Caucaia, recebeu apoio público de Ciro Gomes para a disputa (Foto: DEÍSA GARCÊZ/Especial para O POVO)
Foto: DEÍSA GARCÊZ/Especial para O POVO ELMANO de Freitas, candidato do PT em Caucaia, recebeu apoio público de Ciro Gomes para a disputa

O ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) declarou apoio ao deputado estadual Elmano de Freitas (PT) na disputa pela Prefeitura de Caucaia. O petista é pré-candidato no município, o segundo maior do Ceará e único, além de Fortaleza, onde pode haver segundo turno.

Ciro e Elmano se reuniram recentemente para discutir eventual adesão do pedetista a seu nome na cidade. As conversas evoluíram e o ex-ministro manifestou-se ontem, declarando-se aliado e recomendando ao eleitor de Caucaia que "dê uma oportunidade para olhar as propostas de Elmano".

A posição, gravada em vídeo, foi divulgada no mesmo dia em que a deputada federal e pré-candidata à Prefeitura da Capital, Luizianne Lins (PT), apresentou a sua plataforma para a elaboração de um plano de governo participativo e popular.

Na peça, Ciro diz que tem "boas amizades com praticamente todos os grupos e correntes políticas de Caucaia". Em seguida, fala que, "olhando com muita gratidão e muita responsabilidade, eu venho lhe pedir, talvez por surpresa, que você dê uma oportunidade para olhar as propostas" do postulante do PT.

O trabalhista acrescenta: "Elmano amadureceu, tem experiência, tem conexões, o apoio do governador Camilo Santana, e eu resolvi apoiá-lo porque ele está qualificado para salvar Caucaia de uma aventura".

Em conversa com O POVO nessa segunda-feira, Elmano avaliou que o apoio do pedetista "é um gesto político importante do Ciro para o PT", mas reconheceu que "a decisão foi inciativa do Ciro, pura e exclusiva", e que o ex-presidenciável considera que Caucaia "precisa de uma mudança".

"Agradeci e disse que estava honrado", narrou o deputado, que enfrentou o grupo político de Ciro em 2012. Naquele ano, Elmano concorreu como nome do PT à sucessão da então prefeita Luizianne Lins, hoje deputada federal e novamente participante da briga pelo comando do Executivo. O petista chegou ao segundo turno contra Roberto Cláudio (PDT), que se elegeu prefeito.

Questionado se a chancela de Ciro causava algum desconforto dentro do partido, já que o ex-ministro é crítico contumaz do PT e do ex-presidente Lula, Elmano disse que não. "Em vários municípios, nós e o PDT temos aliança. Em alguns municípios o Ciro vai apoiar o candidato do PDT", considerou, repetindo tese defendida antes pelo governador Camilo Santana.

"Ciro sabe da minha formação política. Sabe que sou um petista. É um gesto, mas temos uma candidata em Fortaleza, e é a minha candidata", completou Elmano, referindo-se a Luizianne.

Localizada na Região Metropolitana, Caucaia tem uma das pré-campanhas mais acirradas do Estado. Lá enfrentam-se os mesmos grupos que vão medir forças na capital cearense neste ano.

De um lado, está o também deputado estadual Vitor Valim (Pros), aliado do deputado federal Capitão Wagner (Pros), principal nome da oposição ao clã Ferreira Gomes em Fortaleza. De outro, os adversários tanto do prefeito e candidato à reeleição, Naumi Amorim (PSD), quanto de Valim, como o próprio Elmano e concorrentes de outros partidos.

O apoio de Ciro altera diretamente esse quadro, uma vez que o PSD de Domingos Filho dá como certa a aliança com o PDT, presidido no Ceará pelo deputado federal André Figueiredo.

Sem Ciro, é possível que essa composição PDT/PSD se esvazie, com possibilidade de influência até mesmo no cenário eleitoral de Fortaleza, onde Domingos apoiaria o PDT na sucessão de RC.

 

O que você achou desse conteúdo?