O ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) declarou apoio ao deputado estadual Elmano de Freitas (PT) na disputa pela Prefeitura de Caucaia. O petista é pré-candidato no município, o segundo maior do Ceará e único, além de Fortaleza, onde pode haver segundo turno.
Ciro e Elmano se reuniram recentemente para discutir eventual adesão do pedetista a seu nome na cidade. As conversas evoluíram e o ex-ministro manifestou-se ontem, declarando-se aliado e recomendando ao eleitor de Caucaia que "dê uma oportunidade para olhar as propostas de Elmano".
A posição, gravada em vídeo, foi divulgada no mesmo dia em que a deputada federal e pré-candidata à Prefeitura da Capital, Luizianne Lins (PT), apresentou a sua plataforma para a elaboração de um plano de governo participativo e popular.
Na peça, Ciro diz que tem "boas amizades com praticamente todos os grupos e correntes políticas de Caucaia". Em seguida, fala que, "olhando com muita gratidão e muita responsabilidade, eu venho lhe pedir, talvez por surpresa, que você dê uma oportunidade para olhar as propostas" do postulante do PT.
O trabalhista acrescenta: "Elmano amadureceu, tem experiência, tem conexões, o apoio do governador Camilo Santana, e eu resolvi apoiá-lo porque ele está qualificado para salvar Caucaia de uma aventura".
Em conversa com O POVO nessa segunda-feira, Elmano avaliou que o apoio do pedetista "é um gesto político importante do Ciro para o PT", mas reconheceu que "a decisão foi inciativa do Ciro, pura e exclusiva", e que o ex-presidenciável considera que Caucaia "precisa de uma mudança".
"Agradeci e disse que estava honrado", narrou o deputado, que enfrentou o grupo político de Ciro em 2012. Naquele ano, Elmano concorreu como nome do PT à sucessão da então prefeita Luizianne Lins, hoje deputada federal e novamente participante da briga pelo comando do Executivo. O petista chegou ao segundo turno contra Roberto Cláudio (PDT), que se elegeu prefeito.
Questionado se a chancela de Ciro causava algum desconforto dentro do partido, já que o ex-ministro é crítico contumaz do PT e do ex-presidente Lula, Elmano disse que não. "Em vários municípios, nós e o PDT temos aliança. Em alguns municípios o Ciro vai apoiar o candidato do PDT", considerou, repetindo tese defendida antes pelo governador Camilo Santana.
"Ciro sabe da minha formação política. Sabe que sou um petista. É um gesto, mas temos uma candidata em Fortaleza, e é a minha candidata", completou Elmano, referindo-se a Luizianne.
Localizada na Região Metropolitana, Caucaia tem uma das pré-campanhas mais acirradas do Estado. Lá enfrentam-se os mesmos grupos que vão medir forças na capital cearense neste ano.
De um lado, está o também deputado estadual Vitor Valim (Pros), aliado do deputado federal Capitão Wagner (Pros), principal nome da oposição ao clã Ferreira Gomes em Fortaleza. De outro, os adversários tanto do prefeito e candidato à reeleição, Naumi Amorim (PSD), quanto de Valim, como o próprio Elmano e concorrentes de outros partidos.
O apoio de Ciro altera diretamente esse quadro, uma vez que o PSD de Domingos Filho dá como certa a aliança com o PDT, presidido no Ceará pelo deputado federal André Figueiredo.
Sem Ciro, é possível que essa composição PDT/PSD se esvazie, com possibilidade de influência até mesmo no cenário eleitoral de Fortaleza, onde Domingos apoiaria o PDT na sucessão de RC.