Logo O POVO+
As hipóteses para a melhora da avaliação de Bolsonaro
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

As hipóteses para a melhora da avaliação de Bolsonaro

As avaliações mais comuns creditam a melhora da avaliação do presidente Jair Bolsonaro aos R$ 600. Não creio que seja apenas isso, embora o auxílio a grande parte da população em momento de crise tenha enorme efeito. Não adianta argumentar que a proposta do governo era pagar apenas R$ 200. Que a oposição pressionou por um valor maior e o governo teve de ceder. Tudo isso é fato, mas a maior parte da população não acompanha esses trâmites e pouco liga para esses debates. Quando o dinheiro sai, é pela ação do governo e ele se beneficia. Porém, acho que achar que a avaliação positiva de Bolsonaro se deve apenas a isso é tão equivocado quanto atribuir a aprovação que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve apenas ao Bolsa Família. Há mais elementos.

Leia também | Bolsonaro tem melhor avaliação desde o começo do mandato 

A continuidade do auxílio emergencial ainda é dúvida. A posição majoritária no governo é pagar um valor menor até março de 2021. Bem, se assim for será possível medir o tamanho do peso dessa ajuda na avaliação de Bolsonaro. Observar o impacto da redução, no primeiro momento, e da retirada posteriormente.

Um fator que considero crucial, menos para aumentar a avaliação positiva e mais para reduzir a avaliação negativa: Bolsonaro está mais quieto. Ainda profere suas pérolas, mas o volume foi drasticamente reduzido. Notadamente desde a prisão de Fabrício Queiroz. O que foi visto como momento que o atingia politicamente pode tê-lo empurrado a uma postura capaz de melhorar a popularidade do presidente. Esse Bolsonaro mais controlado talvez tenha durabilidade menor que a do auxílio emergencial.

A melhora da avaliação de Bolsonaro, portanto, não representa uma mudança da opinião da população sobre Bolsonaro. Ela coincide com novidades concretas tanto na ação do governo quanto na postura do presidente. Nem uma coisa nem outra têm duração permanente.

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?