Logo O POVO+
Fim de fase e a definição das candidaturas à Prefeitura de Fortaleza
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Fim de fase e a definição das candidaturas à Prefeitura de Fortaleza

Tipo Opinião
Heitor Férrer é médico e deputado estadual (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Heitor Férrer é médico e deputado estadual

As dez candidaturas a prefeito de Fortaleza são o segundo maior número da história, atrás dos 11 candidatos de 2004 e igual a 1996. A tendência é de definição no segundo turno. É verdade que, em 1996, com os mesmos dez, Juraci Magalhães ganhou no primeiro turno. Hoje, porém, não parece haver alguém com a força de Juraci após a primeira administração e antes de se desgastar nos dois mandatos subsequentes.

Na última hora, Heitor Férrer (Solidariedade) obteve apoio que encorpa sua candidatura, com o MDB. Luizianne Lins (PT) teve de se contentar com chapa pura. O vice, Vladyson Viana, ao menos representa a mais relevante corrente interna, de José Guimarães, na campanha. São duas das candidaturas que buscam romper a provável polarização entre Capitão Wagner (Pros) e José Sarto (PDT).

Leia também | 

As circunstâncias fazem o número e ele parece adequado

Todas as peças estão no tabuleiro

 

Ranking da influência na Assembleia
e a força dos candidatos

A pesquisa tradicional de influência dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE) deste ano foi realizada de forma on-line. O resultado mostra a força das funções-chave dentro do parlamento.

O deputado estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto (PDT), ocupou pelo segundo ano consecutivo a primeira colocação na pesquisa de influência. O parlamentar recebeu 30 indicações dos colegas, dois votos a menos em relação à pesquisa anterior. José Sarto Nogueira foi escolhido na semana passada como candidato do PDT a prefeito de Fortaleza. A escolha como mais influente reconhece, também, o peso de quem comanda a Casa.

José Sarto, presidente da Assembleia Legislativa
Foto: Júnior Pio/Divulgação ALCE
José Sarto, presidente da Assembleia Legislativa

Ocupando o segundo lugar com 20 votos, sete votos a menos em relação à pesquisa anterior, quando também ocupou a segunda colocação, está o líder do Governo, o deputado Júlio César Filho (Cidadania), atualmente licenciado para concorrer a prefeito de Maracanaú. Ex-líder do governo Camilo Santana (PT), Evandro Leitão (PDT) recebeu 12 votos dos colegas, ocupando também pelo segundo ano consecutivo a terceira posição no ranking. O deputado é atualmente o 1º secretário da mesa diretora. Portanto, além do presidente completam a trinca o líder do governador e o ocupante da poderosa 1ª secretaria.

No quarto lugar do ranking, com sete votos, está o deputado Elmano de Freitas (PT). Sem posto estratégico, diferentemente dos três primeiros, a posição do petista chama atenção. Elmano será candidato a prefeito de Caucaia. Em quinto lugar vem o deputado Sérgio Aguiar (PDT), que obteve seis votos, três a mais em relação ao ano passado, subindo uma colocação. Em sexto lugar, empatados com cinco votos cada um, estão os parlamentares Augusta Brito (PCdoB), Fernando Santana (PT), Renato Roseno (Psol) e Vitor Valim (Pros). Roseno é candidato a prefeito de Fortaleza. Valim, de Caucaia.

Os deputados Audic Mota (PSB) e Delegado Cavalcante (PSL) ocupam juntos a sétima posição com quatro votos cada um. O oitavo lugar é dividido entre quatro parlamentares: André Fernandes (PSL), Heitor Férrer (Solidariedade), Soldado Noelio (Pros) e Tin Gomes (PDT), com três votos cada um. Férrer é candidato a prefeito da Capital.

Com dois votos cada e ocupando a nona posição, estão os deputados Antônio Granja (PDT), Dra. Silvana (PL) e Guilherme Landim (PDT). Doze deputados receberam apenas um voto cada, dividindo a décima posição do ranking de influência, são eles: Acrísio Sena (PT), Aderlânia Noronha (Solidariedade), Apóstolo Luiz Henrique (PP), Fernanda Pessoa (PSDB), Fernando Hugo (PP), Leonardo Araújo (MDB), Marcos Sobreira (PDT), Nelinho (PSDB), Patrícia Aguiar (PSD), Queiroz Filho (PDT), Salmito (PDT) e Walter Cavalcante (MDB).

Um deputado optou por indicar somente um parlamentar, e outro parlamentar optou por não participar da pesquisa. Dos 46 deputados em exercício, 16 não foram citados pelos colegas.

A pesquisa do ranking de influência para o Anuário do Ceará foi realizada entre os dias 17 de abril e 14 de maio de 2020. A votação é secreta e cada deputado é convidado a votar em até três parlamentares em exercício, não podendo votar em si mesmo.

 


Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?