Logo O POVO+
Horas críticas na reta final até a votação
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Horas críticas na reta final até a votação

Tipo Opinião
 Capitão Wagner mencionou assunto no debate, mas não fez pergunta e deixou para tratar em live (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves  Capitão Wagner mencionou assunto no debate, mas não fez pergunta e deixou para tratar em live

Chega perto do fim a mais atípica campanha em muito tempo, fora de época, cujos atos políticos foram suspensos nessa reta final em Fortaleza. A campanha de rua foi praticamente suspensa por decisão da Justiça Eleitoral em função da pandemia. Isso é fácil entender, difícil é saber por que se deixou correr até aquele momento. Inclusive com o governista José Sarto (PDT) tendo contraído Covid-19 no período eleitoral. As próximas 48 horas são o momento crítico. Na Capital e mais ainda no Interior. Não é apenas quando tende a haver mais desrespeito a normas sanitárias. Isso exigirá muita vigilância para conter. As autoridades não darão conta. Quem pode fiscalizar e punir, com o voto, é o eleitor. Tem candidato que, no aperreio final, fará de tudo. Inclusive, é nesse período que se concentram casos de compra de voto. Já têm havido flagrantes, ações da Polícia Federal a respeito, até em vídeo de vereador fazendo pagamento apareceu, em Ocara. Pior ainda é o risco de violência - justificadamente foi pedido reforço federal na segurança. Em 2018 houve alguns episódios. Em Santa Quitéria, nesta eleição, é investigada suposta ação de facção criminosa com vistas à eleição. A situação da segurança se complica mais quando há situações como o afastamento de quatro policiais por suspeita de compra de voto em Mombaça, Acopiara e Iguatu.

Capitão Wagner e o "escândalo da TV Manchete"

Capitão Wagner (Pros) fez live na terça-feira para tratar do tema que ela apenas havia deixado no ar no debate da TV Cidade, no sábado passado. Falou da denúncia de que Sarto Nogueira (PDT) teria sido flagrado negociando propina em verbas publicitárias da Câmara Municipal em 1997. O caso deu o que falar na época e foi pedida a suspensão de Sarto, já deputado estadual. Ele sempre negou irregularidade e ficou livre de punição. Na época, pesou a favor de Sarto a constatação de que a fita tinha edição.

É duvidoso o impacto eleitoral de um caso de 23 anos atrás, mas é previsível que esses questionamentos ao histórico surjam em eleições. Foi depois do episódio que se intensificou a aproximação maior de Sarto com o grupo Ferreira Gomes. Após a eleição de 1998, ele deixou o PMDB e o grupo de Juraci Magalhães.

A história da tal verba de televisão já ressurgiu em outros momentos. Em 2005, quando Francisco Aguiar foi eleito conselheiro do hoje extinto Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), houve um salseiro porque o hoje prefeito de Pacatuba, Carlomano Marques (MDB), fez uma lista de governistas infiéis que votariam contra Aguiar, que tinha apoio do governador Lúcio Alcântara (PSDB), e a favor de Domingos Filho, da oposição. Carlomano rasgou a lista. Numa primeira votação, Domingos levou a melhor e a decisão ficou para o dia seguinte. Sarto exercia mandato como suplente e assumiria no caso de eleição de Aguiar. Ele recolheu os papéis picados, levou à Secretaria do Governo, onde a lista foi restaurada. Correspondesse ou não à verdade, a relação de Carlomano incluía até o então presidente da Assembleia, Marcos Cals. O governo colocou nele a responsabilidade por reverter a situação. A oposição, por sua vez, cobrou Carlomano pelo gesto que entregou a estratégia. E Carlomano foi para cima de Sarto. Na sessão secreta, o tal assunto da fita da TV Manchete foi citado e Carlomano disse que participou da articulação para Sarto não ser punido. O hoje candidato a prefeito pelo PDT reagiu indignado: "Vossa excelência é um crápula", bradou na sessão, que foi interrompida. O fato é que os votos viraram, Aguiar foi eleito e Sarto foi efetivado.

Capitão Wagner mencionou assunto no debate, mas não fez pergunta e deixou para tratar em live
Foto: Aurelio Alves
Capitão Wagner mencionou assunto no debate, mas não fez pergunta e deixou para tratar em live

Momento escolhido

Uma coisa que não entendi foi por que Wagner tratou do assunto numa live, depois de ter apenas mencionado no debate. Imaginei que ele já fazia o ensaio para o segundo turno. Mencionei como parte da guerra psicológica, para tentar desestabilizar o adversário. Mas, não imaginei que detalharia o caso tão cedo. Se pretendia tratar logo do assunto, parece-me que seria mais correto fazer a pergunta no debate. Abordar frente a frente e dar a Sarto o espaço para a responder o que tivesse a responder. Se não era assim, que não levasse para o debate, caramba. Insinuar o tema no debate e falar dele em live menos de 72 horas depois parece coisa de quem fugiu do enfrentamento direto.

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?