Logo O POVO+
1º turno em Fortaleza chega à véspera da eleição com menor diferença na série histórica do Datafolha
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

1º turno em Fortaleza chega à véspera da eleição com menor diferença na série histórica do Datafolha

Tipo Análise
Eleições 2020: primeiro turno será neste domingo, 15 de novembro (Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)
Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE Eleições 2020: primeiro turno será neste domingo, 15 de novembro

Um ponto separa Sarto Nogueira (PDT) e Capitão Wagner (Pros) na pesquisa O POVO Datafolha faltando um dia para o primeiro turno. Estatisticamente, a diferença não significa nada. Não dá para dizer quem termina a eleição na frente. Simbolicamente, é a primeira vez na série de pesquisas Datafolha em Fortaleza que Sarto aparece numericamente à frente de Capitão Wagner (Pros). O quadro é de empate técnico.

Desde que as eleições passaram a ter dois turnos, após 1988, um primeiro turno para prefeito de Fortaleza não chegava ao dia da eleição tão apertado na série histórica do Datafolha. Em 2012, Elmano de Freitas (PT) tinha dois pontos de vantagem sobre Roberto Cláudio (então PSB). Em 2016, Roberto Cláudio chegou à véspera do primeiro turno com oito pontos de frente. Em 2004, Moroni Torgan chegou à véspera com 10 pontos a mais que Antonio Cambraia, num cenário embolado no qual quem passou para o segundo turno foi Luizianne Lins (PT), que aparecia 4 pontos atrás de Cambraia e 14 de Moroni. Em 2000, Juraci Magalhães chegou à última pesquisa do primeiro turno com 9 pontos a mais que Inácio Arruda (PCdoB). Em 1992, 1996 e 2008, os vencedores foram definidos no primeiro turno mesmo, com maos de 50 dos votos válidos.

Isso já coloca o primeiro turno de 2020 como um dos mais disputados da história entre os dois primeiros colocados, embora a pesquisa indique que a terceira colocada, Luizianne Lins (PT), ficou mais longe da briga pelo lugar no segundo turno. Apesar de se considerar que ela teve oscilação positiva.

No topo, Sarto segue em seu avanço contínuo, embora muito mais lento que nas primeiras pesquisas. Já Wagner, que tinha revertido a oscilação negativa, voltou a apresentar queda.

Na segunda-feira começa o segundo turno, uma nova eleição.

 

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?