Quinta rodada da pesquisa O POVO/Datafolha deste sábado, 14, mostrou um movimento em destaque no cenário eleitoral de Fortaleza. Pela primeira vez desde o início dos levantamentos do instituto, em 17 de outubro, José Sarto (PDT) aparece numericamente na frente de Capitão Wagner (Pros) nas intenções de voto para a Prefeitura da Capital.
Com Sarto com 32% das intenções em votos válidos e Wagner com 31%, os dois candidatos estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. A mudança dos candidatos pode ser explicada pela análise dos movimentos dentro de segmentos específicos do eleitorado fortalezense.
Mudança mais significativa na divisão do eleitorado por gênero foi crescimento de José Sarto entre homens. Nesse segmento, o candidato do PDT oscilou positivamente três pontos, passando de 26% para 29%. Com isso, Sarto empata no segmento pela primeira vez com Capitão Wagner, que caiu 4% entre homens e passou de 36% para 32%.
Nenhum outro candidato teve qualquer mudança expressiva entre o eleitorado masculino. Depois dos candidatos do PDT e do Pros, aparecem na preferência deste segmento Luizianne Lins (PT), com 14% das intenções de voto, e Heitor Férrer (Solidariedade), com 7%.
Já entre mulheres, não houve mudança significativa de preferência do eleitorado entre a última pesquisa, de 11 de novembro, e a atual. No segmento, Sarto aparece com 29%, seguido de Wagner com 25% e Luizianne Lins (PT) com 19%.
Na divisão do eleitorado por faixa etária, movimento mais relevante foi queda de Capitão Wagner entre adultos de 35 a 44 anos. Neste segmento, o candidato perdeu oito pontos percentuais, passando de 37% para 29%. O candidato do Pros também perdeu quatro pontos entre idosos de 60 anos ou mais, passando de 31% para 27% neste recorte.
Com a movimentação, José Sarto e Capitão Wagner aparecem tecnicamente empatados em quatro dos cinco segmentos de idade – 25 a 34 anos; 35 a 44 anos; 45 a 59 anos; 60 anos ou mais. Já no segmento dos mais jovens, entre 16 e 24 anos, Sarto lidera com 33% das intenções de voto, seguido por 24% de Wagner, 15% de Luizianne e 5% de Heitor Férrer.
Nos segmentos de renda, movimento mais expressivo foi uma “troca” entre Sarto e Wagner no recorte de eleitores mais ricos, com renda familiar de mais de cinco salários mínimos. Neste segmento, o candidato do PDT cresceu 11 pontos percentuais, passando de 21% para 32%, enquanto o candidato do Pros caiu sete pontos e foi de 39% para 32%.
Com a mudança, Sarto e Wagner ficam com os mesmos 32% entre os ricos e aparecem empatados nos três segmentos de renda, incluindo ainda mais pobres (renda de até dois salários mínimos) e classe média (renda entre dois e cinco salários mínimos).
Na divisão do eleitorado por escolaridade, os únicos movimentos fora da margem de erro foram o crescimento de quatro pontos percentuais de Luizianne Lins em dois segmentos, o de eleitores com o ensino fundamental e o de eleitores com o ensino médio.
Sem flutuações expressivas entre Sarto e Wagner, os candidatos do PDT e do Pros aparecem empatados nos três segmentos de escolaridade – que incluem ainda eleitores com ensino superior. Entre eleitores com ensino médio, os dois possuem 28%. Já entre eleitores com o ensino superior, os dois têm 28%. Entre os com ensino fundamental, Sarto tem liderança numérica de três pontos, ele com 28% e Wagner com 25%.
Pesquisas mostram o desempenho dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza