Logo O POVO+
Sarto lidera entre jovens e empata com Wagner em todos os outros segmentos
Reportagem Seriada

Sarto lidera entre jovens e empata com Wagner em todos os outros segmentos

Veja quais os segmentos do eleitorado de Fortaleza que puxam os movimentos dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza na nova pesquisa O POVO/Datafolha
Episódio 12

Sarto lidera entre jovens e empata com Wagner em todos os outros segmentos

Veja quais os segmentos do eleitorado de Fortaleza que puxam os movimentos dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza na nova pesquisa O POVO/Datafolha
Episódio 12
Por

Quinta rodada da pesquisa O POVO/Datafolha deste sábado, 14, mostrou um movimento em destaque no cenário eleitoral de Fortaleza. Pela primeira vez desde o início dos levantamentos do instituto, em 17 de outubro, José Sarto (PDT) aparece numericamente na frente de Capitão Wagner (Pros) nas intenções de voto para a Prefeitura da Capital.

Com Sarto com 32% das intenções em votos válidos e Wagner com 31%, os dois candidatos estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. A mudança dos candidatos pode ser explicada pela análise dos movimentos dentro de segmentos específicos do eleitorado fortalezense.

 

Gênero: Sarto cresce entre homens e empata com Wagner no segmento

Mudança mais significativa na divisão do eleitorado por gênero foi crescimento de José Sarto entre homens. Nesse segmento, o candidato do PDT oscilou positivamente três pontos, passando de 26% para 29%. Com isso, Sarto empata no segmento pela primeira vez com Capitão Wagner, que caiu 4% entre homens e passou de 36% para 32%.

Nenhum outro candidato teve qualquer mudança expressiva entre o eleitorado masculino. Depois dos candidatos do PDT e do Pros, aparecem na preferência deste segmento Luizianne Lins (PT), com 14% das intenções de voto, e Heitor Férrer (Solidariedade), com 7%.

Já entre mulheres, não houve mudança significativa de preferência do eleitorado entre a última pesquisa, de 11 de novembro, e a atual. No segmento, Sarto aparece com 29%, seguido de Wagner com 25% e Luizianne Lins (PT) com 19%.

Idade: Sarto lidera entre jovens e empata com Wagner em todos os outros segmentos

Na divisão do eleitorado por faixa etária, movimento mais relevante foi queda de Capitão Wagner entre adultos de 35 a 44 anos. Neste segmento, o candidato perdeu oito pontos percentuais, passando de 37% para 29%. O candidato do Pros também perdeu quatro pontos entre idosos de 60 anos ou mais, passando de 31% para 27% neste recorte.

Com a movimentação, José Sarto e Capitão Wagner aparecem tecnicamente empatados em quatro dos cinco segmentos de idade – 25 a 34 anos; 35 a 44 anos; 45 a 59 anos; 60 anos ou mais. Já no segmento dos mais jovens, entre 16 e 24 anos, Sarto lidera com 33% das intenções de voto, seguido por 24% de Wagner, 15% de Luizianne e 5% de Heitor Férrer.

 

Renda: Sarto cresce entre mais ricos e empata com Wagner em todos os segmentos

Nos segmentos de renda, movimento mais expressivo foi uma “troca” entre Sarto e Wagner no recorte de eleitores mais ricos, com renda familiar de mais de cinco salários mínimos. Neste segmento, o candidato do PDT cresceu 11 pontos percentuais, passando de 21% para 32%, enquanto o candidato do Pros caiu sete pontos e foi de 39% para 32%.

Com a mudança, Sarto e Wagner ficam com os mesmos 32% entre os ricos e aparecem empatados nos três segmentos de renda, incluindo ainda mais pobres (renda de até dois salários mínimos) e classe média (renda entre dois e cinco salários mínimos).

 

Escolaridade: Preferência “estaciona” e Sarto e Wagner empatam em todos os segmentos

Na divisão do eleitorado por escolaridade, os únicos movimentos fora da margem de erro foram o crescimento de quatro pontos percentuais de Luizianne Lins em dois segmentos, o de eleitores com o ensino fundamental e o de eleitores com o ensino médio.

Sem flutuações expressivas entre Sarto e Wagner, os candidatos do PDT e do Pros aparecem empatados nos três segmentos de escolaridade – que incluem ainda eleitores com ensino superior. Entre eleitores com ensino médio, os dois possuem 28%. Já entre eleitores com o ensino superior, os dois têm 28%. Entre os com ensino fundamental, Sarto tem liderança numérica de três pontos, ele com 28% e Wagner com 25%.

 
O que você achou desse conteúdo?