Logo O POVO+
Sarto é eleito no 2º turno mais apertado da história de Fortaleza
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Sarto é eleito no 2º turno mais apertado da história de Fortaleza

É o resultado mais parelho na Capital desde a eleição de Ciro Gomes, padrinho de Sarto, numa época em que não existia 2º turno
Tipo Análise
FORTALEZA, CE, BRASIL, 29.11.2020: José Sarto, candidato a prefeito. Segundo turno das eleições municipais.  (Fotos: Fabio Lima/O POVO) (Foto: FÁBIO LIMA/O POVO)
Foto: FÁBIO LIMA/O POVO FORTALEZA, CE, BRASIL, 29.11.2020: José Sarto, candidato a prefeito. Segundo turno das eleições municipais. (Fotos: Fabio Lima/O POVO)

José Sarto (PDT) foi eleito prefeito de Fortaleza, no terceiro mandato consecutivo do grupo Ferreira Gomes na Capital e, também, no mais apertado dos três. A diferença é de 43.760 votos. É a eleição mais disputada na Capital desde 1988, quando Ciro Gomes foi eleito prefeito com uma diferença de 5.317 votos.

Aquela eleição de 32 anos atrás foi a última na qual não houve 2º turno, instituído com a Constituição de 1988. De lá para cá, esse foi o resultado mais apertado.

Muito mais parelho do que apontavam as pesquisas na véspera, nas quais Sarto caminhava para vitória relativamente tranquila.

Veja a diferença de votos nas eleições em que houve 2º turno em Fortaleza:

2000: 75.384 votos de vantagem de Juraci Magalhães (PMDB) contra Inácio Arruda (PCdoB)

2004: 137.089 votos de Luizianne Lins (PT) contra Moroni Torgan (DEM)

2012: 74.172 votos de Roberto Cláudio (PSB) contra Elmano de Freitas (PT)

2016: 90.396 votos de Roberto Cláudio (PDT) contra Capitão Wagner (PR)

2020: 43.760 votos de José Sarto (PDT) contra Capitão Wagner (Pros)

Veja o resultado de todas as eleições em Fortaleza nos últimos 73 anos

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?