Quanto a passagem de ônibus aumentou na administração de cada prefeito em Fortaleza
clique para exibir bio do colunista
Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista
Abaixo, confira o quanto as passagens subiram desde o início do Plano Real.
Em oito anos de Juraci Magalhães, de 1997 a 2004, a passagem aumentou 129%. Inclusive episódio meio patético durante a eleição de 2004, no qual a passagem baixou a uma semana da eleição, para depois voltar a subir.
Nos dois mandatos de Luizianne Lins (PT), o aumento foi de 38%. Com o detalhe de que toda a alta se concentrou no segundo mandato. Com política de isenções, Luizianne conseguiu manter as passagens congeladas em R$ 1,60 durante os primeiros quatro anos. Período no qual houve efetivamente aumento do número de passageiros. Para muita gente, o preço pode não ser nada. Mas, para muitos, é impeditivo de acesso ao transporte, sim. Ao se despedir da Prefeitura, por ordem judicial, Luizianne deixou um aumento inesperado, e a passagem a R$ 2,20. Foi a despedida ruim de uma administração que teve uma política de conter os preços do transporte como nenhuma até hoje.
Com Roberto Cláudio (PDT), a alta foi de 64% em oito anos.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.