Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista
A executiva do PSB Ceará, sob liderança de Eudoro Santana, deliberou e divulgou comunicado no qual descarta aliança com a base do prefeito José Sarto (PDT) nas eleições de 2024 em Fortaleza. Trata-se de reação à ofensiva pedetista. O presidente nacional em exercício da legenda, o deputado federal André Figueiredo, tem afirmado que o apoio do PSB ao PDT em Fortaleza é condição para o PDT manter o apoio à administração do PSB no Recife, onde os petistas ocupam a vice-prefeitura. Há conversas para a formação de uma federação entre os dois partidos para as eleições de 2026. Fortaleza é a principal capital do PDT, assim como Recife é a principal do PSB. Aliás, o coração do PSB está em Pernambuco, desde a época de Miguel Arraes, passando por Eduardo Campos.
No PSB Ceará, é dito que a chance de apoio a Sarto “é zero vezes zero”.
Conforme pessoas próximas, o filho de Eudoro, ministro Camilo Santana (PT), tem conversado com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) sobre como lidar com a cúpula do partido. No começo de outubro, Alckmin visitou Fortaleza e disse que a decisão sobre 2024 será tomada pela direção local.
Alinhamento
O PSB declara “alinhamento inconteste e irrestrito” ao presidente Lula (PT) e ao “Projeto Ceará cada vez mais forte, liderado pelo governador Elmano de Freitas, o ministro da Educação Camilo Santana, o senador Cid Gomes e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado. Evandro Leitão”.
Relevante notar que Evandro é apontado como líder do grupo ao lado de Elmano, Camilo e Cid.
A nota diz ainda, “para que não existam dúvidas, de que o PSB do Ceará, apoiará o candidato a prefeito de Fortaleza que será lançado pelo conjunto de partidos que apoiam o Governo de Elmano Freitas e o Projeto do ‘Ceará cada vez mais forte’”.
Grupo de Cid
O posicionamento do PSB busca “limpar o terreno” para possíveis filiados. O partido, com Eudoro no comando, deixou o bloco de Sarto e migrou para o de Camilo e Elmano. Mas, os acenos de que poderia haver uma intervenção nacional para forçar aliança com o PDT deixou temerosos os que poderiam se filiar justamente para ficar do lado do governismo estadual.
Um dos alvos é o grupo de Cid Gomes, egresso justamente do PSB. O final da nota do partido reforça o convite, ao dizer que está “de portas abertas para receber, com muita alegria, o grupo político liderado pelo Senador Cid Gomes”.
Relações exteriores
Expulso pelo Congresso dos Estados Unidos em decisão histórica, o agora ex-deputado George Santos se reuniu em novembro com comitiva de parlamentares bolsonaristas. Santos perdeu o mandato após se tonar alvo de 23 acusações federais, que incluem fraude, lavagem de dinheiro, falsificação de registros e roubo de identidade agravado.
Santos declarou-se inocente. Mas, no Brasil, confessou crime de estelionato e fechou acordo para pagar aproximadamente R$ 14 mil à vítima e mais R$ 10 mil a instituições de caridade. Posou para foto com um punhado de políticos brasileiros defensores da moral e dos bons costumes.
É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.