Logo O POVO+
5 possibilidades de Lula voltar a ser preso e qual a chance de elas ocorrerem
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

5 possibilidades de Lula voltar a ser preso e qual a chance de elas ocorrerem

Na Justiça e no Congresso, há movimentos para tentar prender Lula de novo. Veja quais os caminhos possíveis para isso ocorrer e quão prováveis eles são de ocorrer
Tipo Opinião
O ex-presidente brasileiro (2003-2011) Luiz Inácio Lula da Silva agita uma bandeira nacional brasileira enquanto cumprimenta os apoiadores durante uma manifestação em frente ao prédio do sindicato dos metalúrgicos em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, no dia 9 de novembro de 2019. - O ícone esquerdista brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva saiu da prisão sexta-feira depois de um ano e meio atrás das grades por corrupção, após uma decisão judicial que poderia libertar milhares de condenados. (Foto de Miguel Schincariol / AFP)
 (Foto: Miguel Schincariol / AFP)
Foto: Miguel Schincariol / AFP O ex-presidente brasileiro (2003-2011) Luiz Inácio Lula da Silva agita uma bandeira nacional brasileira enquanto cumprimenta os apoiadores durante uma manifestação em frente ao prédio do sindicato dos metalúrgicos em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, no dia 9 de novembro de 2019. - O ícone esquerdista brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva saiu da prisão sexta-feira depois de um ano e meio atrás das grades por corrupção, após uma decisão judicial que poderia libertar milhares de condenados. (Foto de Miguel Schincariol / AFP)

A soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) provocou abalo de grandes proporções na política brasileira à direita e à esquerda. Para os apoiadores, a festa foi imediata. Os adversários protestam, mas não ficam por aí. Reivindicam que o ex-presidente volte para a prisão e buscam isso de várias maneiras.

Mas, qual a chance de Lula voltar a ser preso? Há alguns caminhos para que isso possa ocorrer.

1) Mudar a Constituição

São muitos os movimentos para tentar reverter a decisão sobre segunda instância. Eles avançam céleres no Congresso Nacional. Se o Supremo partiu de uma interpretação da Constituição, congressistas planejam mudar, então, o texto constitucional.

Mais complicado é saber se as eventuais mudanças irão retroagir para devolver à prisão Lula, José Dirceu e outros.

Um princípio democrático é que uma nova lei não retroage em prejuízo do réu. Mas, se for mudança na Constituição? Há divergência entre juristas sobre se a mudança da Constituição poderia retroagir para prejudicar. É um precedente complicado. De qualquer modo, o assunto irá parar no Supremo Tribunal Federal (STF).

2) Mudar a Constituição e haver nova condenação após a segunda instância

A prisão poderia ocorrer sem essa controvérsia no caso de haver a mudança constitucional e Lula sofrer, depois disso, uma nova condenação em segunda instância. O caso do sítio está avançado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Tão avançado que, no atual ritmo, dificilmente a proposta de emenda à Constituição (PEC) passará antes.

Um senão:

Além disso, discute-se até se é possível mudar esse ponto da Constituição, ou se estaria resguardado por cláusula pétrea. Outro assunto que vai parar no Supremo. Nesse caso, independe de quando ocorrer a condenação.

Caso o Supremo entenda se tratar de cláusula pétrea o cumprimento de pena apenas após o trânsito em julgado, os pontos um e dois se inviabilizam.

3) Supremo rever decisão

Não haveria esse debate em caso de mudança de entendimento do STF sobre o tema. Mais uma. Comentei que no ano que vem a composição da corte vai mudar. O novo ministro será escolhido pelo presidente da República e Bolsonaro certamente escolherá alguém pró-prisão em segunda instância. É uma solução mais segura, mas mais demorada. A vaga abre em novembro do ano que vem. Não se sabe quando Bolsonaro fará a escolha. Precisará haver a posse. Para além disso, precisará haver motivação, nova provocação para reabrir o tema de novo. Precisará cumprir trâmites, ter relator designado. E ser pautado pelo presidente do Supremo. Não é coisa para 2020 e, no ritmo normal, nem para 2021.

Vale lembrar: na última década, o STF julgou o tema cinco vezes. É demais. Se bem que, uma a mais ou uma a menos…

4) Condenação com trânsito em julgado

Lula será preso caso a condenação transite em julgado. O caso do triplex já está no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Precisariam se encerrados os recursos lá, o caso ir para o STF e a condenação ser confirmada. Não é impossível que isso se resolva em 2020, mas não é simples nem o resultado é certo.

5) O caminho mais rápido, não o mais fácil

A forma mais simples, fácil e rápida de Lula voltar a ser preso é se houver prisão preventiva ou temporária. Isso pode ocorrer em alguns dos vários processos aos quais Lula responde.

No caso do triplex, o então juiz Sergio Moro não quis seguir esse caminho. Até fez uma condução coercitiva, mas preferiu não prender Lula antes da condenação em segunda instância. Apontou, inclusive, o fator político para isso.

Estaria o Judiciário disposto a isso agora? Seria o caminho mais rápido para Lula voltar a ser preso. E, certamente, um dos mais controversos e turbulentos. E, também, o mais passível de ser revertido.

Porém, se for adotado, isso pode ocorrer imediatamente.

Listen to "Jogo Político" on Spreaker.

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?