Logo O POVO+
Bolsonaro e este pouquinho de Brasil aqui
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Bolsonaro e este pouquinho de Brasil aqui

Tipo Opinião

O presidente Jair Bolsonaro definitivamente não entendeu algumas coisas, muitas, do cargo que exerce. Não entendeu que tem de governar para os brasileiros todos - inclusive quem não votou nele, quem é comunista, quem é gay, quem é feminista. E inclusive quem é nordestino. Ontem, o presidente se manifestou sobre a paralisação dos policiais no Ceará da forma mais atabalhoada possível. "Resolva esse problema, que é do seu estado", disse ao governador Camilo Santana (PT). Ora, presidente, o problema é do Ceará, sim, mas é também do Brasil, é de sua excelência. A ajuda federal não é favor. É obrigação. Os problemas dos cearenses são problemas do Brasil. São do presidente da República. Dentro das atribuições de cada um.

"A GLO minha não é ad aeternum. No passado era, com outro presidente, comigo não é." Aí que ele se embanana mesmo. Porque o decreto de Garantia da Lei e da Ordem não é dele, não é do Bolsonaro, é um instrumento do Estado brasileiro para situações dramáticas - como esta que o Ceará vive. E na qual não cabe política miúda.

O Ceará e o coronavírus

Num mundo hiperconectado, é natural que epidemias proliferem. A chegada do novo coronavírus Covid-19 era previsível. O Ceará tem vários casos suspeitos. É quase inevitável que haja confirmações, agora ou nas próximas semanas.

Trata-se de vírus com letalidade alta, capacidade de transmissão considerável - mais no frio - e para o qual enorme quantidade de pessoas não tem anticorpos. A propagação chegou a provocar conturbação social profunda em alguns lugares. Exige cuidados, obviamente. Mas, não há razão para pânico. Existem protocolos internacionais, procedimentos a serem adotados.

O Ceará tem vantagens e desvantagens nesse enfrentamento. O calor é uma vantagem contra a propagação, enquanto o frio a partir de junho pode ser um complicador ao sul do Brasil. Frio aqui não é problema.

Uma enorme desvantagem é o ponto de conexão que o Ceará se tornou. O Estado é ponto de passagem de pessoas, cargas, ligação também tecnológica. Há vantagens econômicas, culturais, sociais. Há impactos urbanísticos bons e ruins. E há desafios na saúde. Na segurança também. Mas, por ora vamos falar da saúde. Essa realidade, que é recente, exige que o Ceará tenha cuidados que outros lugares sem a mesma complexidade não têm. Administrar de modo que antes não era necessário aqui.

Biblioteca Pública está fechada desde quando Cid Gomes era governador
Biblioteca Pública está fechada desde quando Cid Gomes era governador (Foto: MAURI MELO/O POVO)

Um alento para a biblioteca

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) anunciou a professora e socióloga Glória Diógenes como diretora da Biblioteca Pública. A situação do equipamento é um dos pontos mais vexatórios do governo Camilo Santana (PT) até aqui. A biblioteca fechou para reforma no fim do governo Cid Gomes (PDT), em fevereiro de 2014. Está até hoje em reforma, com promessa de reinauguração este ano. Atravessou todo o primeiro governo Camilo e o primeiro ano deste governo.

A escolha de Glória Diógenes é uma sinalização positiva. É nome reconhecido na academia, capaz de conferir respeitabilidade a um equipamento cuja situação passou a ser de descrédito. Ao optar por alguém com esse peso, Camilo demonstra valorizar a biblioteca - uma área, aliás, muito cara ao secretário Fabiano dos Santos, o Piúba.

Glória também teve experiências na gestão pública. Foi presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) na administração Luizianne Lins (PT) em Fortaleza. Foi também secretária municipal dos Direitos Humanos na mesma gestão.

Nem a trajetória acadêmica nem a experiência de gestão asseguram o sucesso, mas não são bom ponto de partida.

 

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?