Logo O POVO+
Pelo Pix gratuito
Foto de Leandro Mazzini
clique para exibir bio do colunista

Leandro Mazzini é jornalista pós-graduado em Ciência Política pela UnB e escritor e Walmor Parente é jornalista especializado em cobertura do Congresso Nacional e com experiência em rádios, foi repórter da coluna Esplanada antes de se tornar subeditor

Pelo Pix gratuito

Rumores sobre possíveis cobranças no uso do Pix circulaam na praça
Rumores sobre a cobrança do Pix. Imagem ilustrativa de apoio (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS Rumores sobre a cobrança do Pix. Imagem ilustrativa de apoio

Com rumores sobre possíveis cobranças no uso do Pix circulando na praça, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) apresentou um Projeto de Lei para proteger o sistema de pagamentos. O intuito é evitar a taxação do PIX e dos usuários, além de manter a operação exclusiva pelo Banco Central do Brasil.

Para o parlamentar, o Governo Federal tem demonstrado má vontade em apoiar uma proposta mais robusta. Como é o caso da PEC 65/2023 (que amplia a autonomia financeira do BC), de relatoria do senador amazonense.

O novo projeto, que tramita com mais rapidez, estabelece as seguintes garantias: gratuidade de uso por pessoas físicas, acesso igualitário aos serviços e à infraestrutura, proibição de cobrança para Pessoa Jurídica – que passou a pagar por transações – privacidade dos usuários e segurança contra fraudes.

Interferência?

O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) quer esclarecimentos do chanceler Mauro Vieira a respeito das denúncias feitas por Mike Benz, ex-funcionário do Governo dos EUA.

Benz alega interferência estrangeira nas eleições presidenciais de 2022 no Brasil. Para ele, que não apresentou prova alguma, o Judiciário brasileiro e o Governo Biden atuaram para favorecer o presidente Lula da Silva.

Imóveis dos milhões

O mercado imobiliário do Distrito Federal movimentou R$ 12,25 bilhões no 1º semestre de 2025, alta de 18% em relação ao período anterior. Apesar da alta, o número de escrituras de compras e vendas caiu 6,7%, passou de 18.166 para 16.953. Ou seja, houve menos vendas porém de valores mais altos.

A arrecadação do ITBI também apresentou queda. A análise foi apresentada pela Imobiliária Re/max a corretores.

Pó boliviano

O narcotráfico boliviano movimenta US$ 5 bilhões/ano e é responsável por 80% da cocaína que chega ao Brasil. Isso foi revelado pelo ex-presidente Tuto Quiroga há 10 anos a este colunista. Mas ele acredita que hoje deve ser mais!

A Bolívia exporta “mais cocaína para o Brasil do que gás”, repete na campanha. Quiroga, um nome da direita, é candidato a presidente na Bolívia, e disputará o 2º turno com um nome de centro.

Brasil seco

A seca chegou com mais intensidade no Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil em julho deste ano, conforme dados do Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas, a ANA.

O Nordeste apresentou 9% do território em seca extrema, o pior registro desde 2019. O Estado passa por um duro processo de estiagem, como publicado pela Coluna. A condição mais branda do fenômeno foi na região Norte.

Agenda ESG

 setor privado brasileiro tem a maior representação na Agenda ESG (Environmental, Social, and Governance): são 91,2% das ações ponderadas.

Mas duas empresas públicas (Banco do Brasil e A Itaipu Binacional) figuram no Top 5 do ranking do Anuário Integridade ESG 2025. O recorte aponta que organizações privadas são predominantes nas iniciativas ambientais, sociais e de governança.

ESPLANADEIRA

#InfinitePay, do CloudWalk, lidera ranking Open Finance Brasil.

#Instituto Ronald McDonald festeja êxito do McDia Feliz.

#West Shopping, em Campo Grande-RJ, realizou campanha do Hemorio.

#Wylinka realiza Fórum Brasileiro de Deep Techs, quarta no RJ. #Eduardo D’Ávila, do Grupo Empório, palestra no evento “De Dono para Dono” amanhã no RJ.

#Larissa Topper lança "Seja a rainha da sua vida", na quarta, na Travessa Iguatemi (SP).

Foto do Leandro Mazzini

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?