Logo O POVO+
Ranking da CBF 2021: Ceará atinge Top 15 pela primeira vez; Fortaleza também alcança melhor posição e Flamengo lidera
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Esportes do Povo no Canal FDR e nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN/CBN Cariri. Além de Comunicação, é formado em Direito

Ranking da CBF 2021: Ceará atinge Top 15 pela primeira vez; Fortaleza também alcança melhor posição e Flamengo lidera

Tipo Notícia
Ceará, de Fabinho e Fortaleza, de Juninho, decidem mais um título estadual (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR Ceará, de Fabinho e Fortaleza, de Juninho, decidem mais um título estadual

A manutenção do Ceará na primeira divisão do Campeonato Brasileiro pela quarta vez seguida garante o clube na 14ª colocação do ranking da CBF que será atualizado nos próximos dias, com 9.128 pontos. O time assim supera pela primeira vez a barreira dos 15 melhores clubes do país, na avaliação criada e reformulada pela Confederação Brasileira de Futebol em 2013.

Já o Fortaleza, que vai para o seu terceiro ano consecutivo na elite, sobe cinco posições e assim estará na 18ª colocação, também seu melhor registro histórico, com 8.086 pontos. Já o Ferroviário ficará na posição número 57, igualmente sua condição mais favorável.

Empresa de streaming é nova parceira nos direitos de transmissão do Campeonato Cearense

Os dados foram levantados e contabilizados por Thiago Minhoca, estatístico e comentarista da rádio O POVO/CBN, que mostram também que o Bahia é o melhor nordestino, na décima primeira colocação, com 10.175 pontos. Evidente que a confirmação será efetivada após a divulgação oficial pela CBF, podendo eventualmente ocorrer alguma diferença dos cálculos preliminares.

Relevante lembrar que o critério da CBF para o seu ranking (desde 2013) é levar em conta os cinco anos mais recentes (no caso de 2021, de 2016 a 2020, portanto), atribuindo pontuações e pesos para as colocações das equipes nos respectivos torneios ano a ano, valendo apenas Copa do Brasil e Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Assim, torneios estaduais, regionais e internacionais não são contabilizados.

No formato dinâmico, há mais justiça de acordo com as campanhas atuais dos times, um retrato mais fiel do momento de cada clube.

A liderança ficará com o Flamengo, com 16.768 pontos, independentemente do campeão da Copa do Brasil ser Palmeiras ou Grêmio.

Arthur Cabral: clubes de quatro países querem jogador, que deve deixar Basel na próxima janela

Foto do Fernando Graziani

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?