Logo O POVO+
41, 42, 43, 44 ou 45: quantos pontos salvam o Fortaleza da Série B?
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Âncora do programa Esportes do Povo nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri, além do Canal FDR TV e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN e CBN Cariri; colunista do O POVO impresso, O POVO+ e redes sociais do O POVO. Além de Comunicação, é formado em Direito

41, 42, 43, 44 ou 45: quantos pontos salvam o Fortaleza da Série B?

Segundo as projeções do Departamento de Matemática da UFMG, neste momento do campeonato, a chance de queda cai drasticamente a partir dos 42 pontos
Tipo Opinião
Breno Lopes, ponta do Fortaleza, durante jogo contra o Flamengo (Foto: Mateus Lotif / Fortaleza EC)
Foto: Mateus Lotif / Fortaleza EC Breno Lopes, ponta do Fortaleza, durante jogo contra o Flamengo

Já é reta final do Campeonato Brasileiro e para o Fortaleza a conta é clara: somar pontos o quanto antes para ir diminuindo o risco de rebaixamento, hoje em cerca de 80%. O time tem 27 pontos e ainda disputará nove partidas, o que significa 27 pontos possíveis. Mas a pergunta é: quantos serão necessários para permanecer na Série A? De imediato, já adianto: tal resposta muda rodada após rodada.

Segundo as projeções do Departamento de Matemática da UFMG, neste momento do campeonato, a chance de queda cai drasticamente a partir dos 42 pontos. Com 40, o risco é altíssimo, de 80%. Com 41, ainda é 61%. A partir daí, a curva despenca: 42 pontos dão 38% de chance de disputar a Série B em 2026, 43 reduzem para 18%, 44 caem para 6% e 45 praticamente garantem a permanência, com apenas 1,5% de risco.

No Fortaleza, Palermo goleia Vojvoda e Paiva em aproveitamento na Série A

Na prática, portanto, o número mágico do Tricolor deve ficar entre 44 e 45 pontos. Isso significa conquistar de 17 a 18 pontos nas rodadas restantes - seis vitórias ou uma média de dois pontos por jogo até o fim da competição.

Evidente que a matemática não joga e esses números mudam constantemente. Já tivemos times que se salvaram com 40 pontos, por exemplo, caso do Palmeiras em 2014. O Ceará se salvou com 39 pontos em 2019 e o próprio Fortaleza já evitou a queda com 41 pontos, em 2020.

Foto do Fernando Graziani

Se você quer informação sobre futebol antes, durante e depois da bola rolar, é aqui mesmo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?