Logo O POVO+
PEC da Blindagem: deputado nega que votou a favor e é desmentido por rede social
Foto de Guilherme Gonsalves
clique para exibir bio do colunista

Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte

PEC da Blindagem: deputado nega que votou a favor e é desmentido por rede social

Com a repercussão negativa sobre o projeto no Congresso Nacional, Mauro Filho (PDT) tentou se defender
Dep. Federal Mauro Benevides Filho (Foto: Daniel Galber - Especial para O Povo)
Foto: Daniel Galber - Especial para O Povo Dep. Federal Mauro Benevides Filho

O deputado federal cearense Mauro Filho (PDT) negou ter votado a favor do Projeto de Emenda à Constituição (PEC) que garante proteção ao Congresso Nacional em processos jurídicos, a chamada PEC da Blindagem, aprovada na Câmara recentemente.

Porém, o parlamentar recebeu duas notas da comunidade na rede social X (antigo Twitter), ferramenta de verificação de informações, confirmando que ele votou favorável a proposta tanto em primeiro como em segundo turno. A informação também consta no portal da Câmara dos Deputados.

Em postagem feita na última quarta-feira, 17, Mauro disse ter se posicionado contrário e criticou o texto. "Venho informar que votei Não para a PEC da Blindagem. Sou favorável à necessidade de garantia da liberdade de expressão para todos os parlamentares, mas em hipótese alguma seria favorável à uma proposta que garante impunidade para crimes hediondos, a partir de uma votação secreta", disse.

Porém, apareceu uma nota da comunidade confirmando que ele votou "sim". A publicação foi apagada e retirado o espaço de comentários nas últimas duas postagens no Instagram.

Um dia depois, Mauro voltou a se justificar. Ele compartilhou um link em que aparece ter votado "não", mas a votação em questão era referente a emenda que acrescenta a proteção para presidentes de partidos e votação secreta. Mais uma vez apareceu uma nota da comunidade, explicando que ele votou "sim" para a proposta e "não" nesses pontos.

Confira a postagem:

abrir

"Neste link, vocês poderão ver que votei NÃO à emenda da PEC da Blindagem, que por meio de uma manobra da extrema direita e do Centrão, impede a abertura de investigação policial contra parlamentares sem a anuência do Congresso Nacional", afirmou.

A nota da comunidade na postagem em questão diz: "O deputado votou A FAVOR da PEC. Ele votou NÃO apenas contra um ponto do texto sobre o sigilo do voto parlamentar. Resumindo votou A FAVOR da PEC da Blindagem, mas não pelo sigilo do voto".

Foto do Guilherme Gonsalves

Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?