Logo O POVO+
PDT prepara expulsão de "rebeldes"
Comentar
Foto de Guilherme Gonsalves
clique para exibir bio do colunista

Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte

PDT prepara expulsão de "rebeldes"

Pelo menos cinco estão na lista do partido, que prepara representação visando a expulsar um vereador e quatro deputados que não apoiam o governo Elmano
Comentar
IRAGUASSÚ Filho e André Figueiredo, dirigentes do PDT (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA IRAGUASSÚ Filho e André Figueiredo, dirigentes do PDT

.

Já integrante da base de Elmano de Freitas e Evandro Leitão no Ceará e Fortaleza, o PDT prepara expulsão de mandatários "rebeldes" que fazem oposição aos governos petistas. Adail Júnior, 1° vice-presidente do diretório municipal de Fortaleza, fez uma representação para a expulsão do vereador PPCell. O parlamentar deve se filiar ao PL para ser candidato a deputado federal em 2026.

O partido também deverá apresentar nas próximas semanas uma representação para expulsar os quatro deputados estaduais, Antônio Henrique, Cláudio Pinho, Lucinildo Frota e Queiroz Filho. Henrique e Lucinildo também devem migrar para a sigla bolsonarista, já Pinho e Queiroz são cotados no União Brasil.

"Semancol"

"É pra gente ficar só com quem é nosso. Tá na hora de um semancol do PDT", afirmou Adail à coluna. Apesar disso, o vereador destacou que tem boa relação com o PPCell, mas a medida é para que tanto o partido como ele possam seguir rumos condizentes com suas respectivas convicções.

Deputada Luizianne Lins(Foto: DANIEL GALBER/ESPECIAL PARA O POVO)
Foto: DANIEL GALBER/ESPECIAL PARA O POVO Deputada Luizianne Lins

Luizianne fora do PT?

A deputada federal Luizianne Lins pode estar prestes a sair do PT. Internamente, membros do partido já fazem contas sobre chapas e votos para 2026 sem a ex-prefeita de Fortaleza, segundo confidenciou uma fonte petista.

Ainda de acordo com este interlocutor, Luizianne se reuniu na última semana com dirigentes nacionais do PT, e passou a ser especulada uma possível saída.

Qual o destino?

Uma das especulações de possível destino para a deputada federal seria o Psol. Segundo uma fonte, ela, inclusive, conversou com membros da direção estadual. Porém, a coluna apurou que Luizianne recebeu convite para se filiar à Rede do próprio presidente nacional, Pedro Ivo, de quem a petista é amiga.

O mesmo petista que comentou sobre a possibilidade da ex-prefeita sair do PT disse acreditar que o movimento não ocorra. Já um integrante do Psol declarou que ela indo para a federação com a Rede poderia concorrer ao cargo de senadora. "Com boas chances de surpreender", contou.

Pessoa crava apoio a Elmano

O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, cravou apoio à reeleição de Elmano em 2026. Ele disse que sairia 'na hora' do União Brasil se o partido o impedir de fazer campanha.

Apesar do apoio, Pessoa mandou um recado para o governador. Durante sessão de homenagem à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), no Congresso Nacional, o prefeito afirmou a Elmano que tem visto força de Ciro no Interior e que seria um candidato competitivo. "Vamos ver se nos valoriza mais", disse Roberto ao petista.

Pinga-fogo

Romeu Aldigueri (PSB), presidente da Alece, confirmou que é pré-candidato a deputado federal///Internamente, é visto como um dos possíveis candidatos mais votados para 2026///Romeu anunciou reforma do edifício sede do parlamento cearense com reestruturação e requalificação externa

 

Foto do Guilherme Gonsalves

Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?