Logo O POVO+
Não ida de Ciro ao União enfraqueceu oposição, avalia Danilo Forte
Comentar
Foto de Guilherme Gonsalves
clique para exibir bio do colunista

Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte

Não ida de Ciro ao União enfraqueceu oposição, avalia Danilo Forte

O deputado federal cobra que o tucano diga logo que será candidato pois quanto mais posterga ele enfraquece os aliados
Comentar
Ciro Gomes em encontro com Capitão Wagner, Roberto Cláudio, Ciro Nogueira e Antônio Rueda (Foto: Divulgação/União Brasil)
Foto: Divulgação/União Brasil Ciro Gomes em encontro com Capitão Wagner, Roberto Cláudio, Ciro Nogueira e Antônio Rueda

A decisão de Ciro Gomes de se filiar ao PSDB invés do União Brasil enfraqueceu o partido no embate com o governo estadual pelo comando da federação entre UB e PP, segundo o deputado federal Danilo Forte (União).

Em conversa com a coluna, o parlamentar afirmou que tentou por diversas vezes levar Ciro para a sigla, inclusive colocando a disposição que o ex-presidenciável presidisse o União Brasil no Ceará. Se ele tivesse ido, era garantia de que a agremiação ficasse com a oposição.

"Ele tomou a decisão de ir para o PSDB e enfraqueceu a oposição. O governo está jogando pesado", argumentou Danilo em referência a base estadual cearense que tem feito propostas para comandar a federação e permanecer na aliança governista, como lançar Moses Rodrigues (União) para senador e segundo o próprio Ciro, indicação ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O embate já esteve mais favorável à oposição. Fernanda Pessoa (União), admitiu que teve reunião com o presidente nacional Antônio, Rueda e que nas últimas semanas ganhou força o bloco da base de Elmano de Freitas (PT) ter a presidência do bloco União Progressista.

Além disso, Danilo Forte entende que Ciro Gomes deveria logo assumir e declarar ser o pré-candidato a governador pela oposição pois poderia turbinar não só ele, mas toda a oposição. Quanto mais posterga, menos viabiliza o seu entorno.

"O general é pra tá sempre na frente da tropa", disse.

Até o momento, Ciro não confirmou ser candidato em 2026. Porém, membros da oposição fazem coro desde maio para que o tucano concorra a governador.

Como mostrou o colunista João Paulo Biage, correspondente do O POVO em Brasília, o União Brasil vem se reaproximando da base petista, enxergando a aliança com esse bloco com mais ganhos do que estando na oposição.

Foto do Guilherme Gonsalves

Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?