Roberto Cláudio exonera Samuel Dias e outros dois secretários
Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.
O prefeito Roberto Cláudio (PDT) exonerou Samuel Dias, secretário de Governo. Dias é o principal nome do PDT para a disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Saída começa a definir cenário eleitoral na capital cearense.
Além dele, saem também os secretários Ferruccio Feitosa (Regional II) e Alexandre Pereira (Turismo), como O POVO antecipou na edição de hoje.
A definição foi tomada no último dia do prazo para desincompatibilização, estabelecido pela Justiça Eleitoral.
Segundo a lei, integrantes do Executivo que desejem concorrer a cargo majoritário têm até hoje para deixar os governos que integram.
Braço-direito de RC, Dias coloca-se agora como um dos principais nomes na disputa pela Prefeitura de Fortaleza.
Fora do Paço, todavia, terá de costurar um consenso dentro do PDT e demonstrar potencial eleitoral para encarar a briga, que terá figuras mais experientes da política, como os deputados federais Capitão Wagner (Pros) e Luizianne Lins (PT), ex-prefeita da Capital.
Após exoneração de Dias, a expectativa neste momento gira em torno da decisão do chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Élcio Batista (PSB), que também deve deixar o Executivo.
Nos bastidores, a aposta é de que Dias encabece a chapa, tendo como vice Batista.
Mais informações em instantes
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.