Logo O POVO+
Eleições em Fortaleza têm dia decisivo; secretários devem deixar governos
Politica

Eleições em Fortaleza têm dia decisivo; secretários devem deixar governos

Samuel Dias e Élcio Batista devem entregar cargos hoje para estarem aptos a concorrer ao Paço Municipal
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Samuel Dias (Foto: Mauri Melo)
Foto: Mauri Melo Samuel Dias

Ficou para o último dia do prazo legal a decisão dos secretários Élcio Batista (Casa Civil) e Samuel Dias (Secretaria de Governo da Prefeitura) se permanecem nos seus postos ou se saem das gestões estadual e municipal, respectivamente.

O POVO apurou que ambos devem deixar os cargos, colocando-se à disposição para concorrer à Prefeitura de Fortaleza, seja como cabeça de chapa ou como vice.

Após longas reuniões durante o dia de ontem, Batista disse à reportagem que bateria o martelo somente nesta quinta-feira, 4, limite estabelecido pela Justiça Eleitoral para interessados em postular cargo majoritário em 2020.

No início da semana, o titular da Casa Civil disse à reportagem que, até aquele momento, a sua intenção era "contribuir e ajudar esse projeto do governador" e que "qualquer outro projeto precisa passar por uma discussão que se relacione com esse compromisso".

Braço-direito de Camilo Santana (PT), Batista é cotado para entrar na corrida eleitoral pelo PSB, legenda à qual se filiou recentemente. Presidente estadual do partido, o deputado federal Dênis Bezerra já havia declarado que a sigla abriria espaço ao secretário caso demonstrasse vontade de pleitear o cargo.

Atual assessor institucional do Abolição e possível substituto de Batista na Casa Civil, Nelson Martins (PT) negou ontem que houvesse alterações na composição da secretaria. "Não fui comunicado sobre nenhuma mudança. Não sei de nenhuma orientação nova", limitou-se a dizer.

Na Prefeitura, o clima ontem era de expectativa entre aliados, que aguardam desfecho sobre o futuro de Samuel Dias. À frente da Secretaria de Governo do prefeito Roberto Cláudio (PDT), o engenheiro civil é o homem forte do pedetista e escolha pessoal de RC para entrar na briga pela sucessão.

Fontes do Paço deram como certa a desincompatibilização do secretário, se não como nome garantido para enfrentar a disputa, ao menos para estar desimpedido se houver necessidade de candidatar-se.

À reportagem, um vereador da base de RC garantiu que Dias, "a preço de agora, amanhã (hoje) já está fora do governo". A informação foi confirmada por outro parlamentar do PDT, que cravou a exoneração do secretário.

Líder do prefeito na Câmara de Vereadores, Ésio Feitosa (PDT) considera "importante o secretário se posicionar como opção para a disputa, tendo em vista que tem demonstrado ter experiência administrativa suficiente para gerir bem a cidade".

Questionado se Dias reúne condições dentro do PDT para aglutinar apoios eleitorais, Ésio avaliou que ele é o "grande tocador de obras" do município e que "tem desempenhado muito bem funções que exigem tato administrativo e boas relações políticas".

Além de Samuel Dias, o secretário do Turismo Alexandre Pereira e o secretário da Regional II, Ferruccio Feitosa, também devem se desincompatibilizar para ficar disponíveis.

Presidente do PDT no Ceará, o deputado federal André Figueiredo informou que haverá "uma conversa virtual para avançar em relação ao processo de definição de candidaturas" da agremiação na semana que vem.

Sobre a escolha de postulantes na capital cearense, falou que quem lidera o processo é RC, mas alertou que "quem estiver como secretário, e desejar ser candidato, terá que sair".

 

DEM tem preferência na vice, diz Domingos

Presidente do PSD no Ceará e ex-vice-governador do Estado, Domingos Filho disse que o DEM de Moroni Torgan tem a preferência na definição do posto de vice na chapa encabeçada por nome a ser definido pelo grupo do prefeito Roberto Cláudio.

De acordo com Domingos, caso o DEM não indique o vice, hoje posto ocupado por Moroni, e não haja uma composição entre PDT e PT em Fortaleza, o PSD está à disposição para preencher esse espaço.

"A gente respeita a preferência do vice, que é o Moroni, e a possibilidade de o PT fechar numa chapa única. Fora dessas duas condições, colocamos para o PDT nosso interesse ser avaliado", contou Domingos, pai do deputado federal Domingos Neto (PSD)
(Henrique Araújo)

FORTALEZA, CE, BRASIL, 06-07-2016: Deputado Tomaz Holanda. Seção na Assembleia sobre a seca. (Foto: Aurélio Alves / ESPECIAL O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 06-07-2016: Deputado Tomaz Holanda. Seção na Assembleia sobre a seca. (Foto: Aurélio Alves / ESPECIAL O POVO)

Suplente de deputado federal, Tomaz Holanda é exonerado da Casa Civil

Segundo suplente de deputado federal, Tomaz Holanda (PTC) foi exonerado da Casa Civil do Governo do Estado nesta quarta-feira, 3, véspera do prazo-limite para desincompatibilização estabelecido pela Justiça Eleitoral a quem tenha interesse em concorrer a mandato eletivo.

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado de hoje.

Holanda, ex-deputado estadual, foi nomeado para a função de assessor especial em fevereiro de 2019. Derrotado nas urnas na tentativa de se eleger para a Câmara dos Deputados no ano anterior (recebeu apenas 33.553 votos), foi alçado ao posto num movimento do governador Camilo Santana (PT) para acomodar integrantes da sua ampla base de apoio.

Na Assembleia Legislativa do Ceará, Holanda foi vice-líder do Governo. Promovido, passou a desempenhar função diretamente subordinada ao titular da Casa Civil Élcio Batista (PSB), cuja permanência no Abolição também é incerta.

Dúvida na Casa Civil 

À coluna, o secretário já disse que tem como missão colaborar com o projeto do governador, mas que aguardaria o fim do prazo para decidir.

Pelo calendário eleitoral, Batista tem até amanhã para sacramentar se fica ou se deixa o Governo.

Recém-filiado ao PSB, ele já demonstrou interesse em participar de um projeto de candidatura em 2020, mas sob condições específicas e desde que haja consenso dentro do grupo que dá sustentação a Camilo e ao prefeito Roberto Cláudio (PDT).

Nos bastidores, o pessebista é cotado como possível vice numa chapa encabeçada por Samuel Dias, secretário de Governo de RC.

A exoneração de Dias é dada como certa por aliados do pedetista. À coluna, uma fonte palaciana assegurou que o secretário, braço-direito de RC, “não amanheceria no cargo”.

Nas últimas horas, movimentação no Paço tem provocado rumores sobre a sucessão do prefeito. À frente da Secretaria Regional II, Ferruccio Feitosa reuniu-se com o chefe do Executivo municipal nesta quarta-feira.

Para integrantes da base de RC, no entanto, a visita já estava prevista, fazendo parte da agenda.

Uma outra fonte disse que é possível um deslocamento de Ferruccio, caso se confirme a saída de Samuel Dias.

O que você achou desse conteúdo?