Logo O POVO+
Capitão Wagner apresenta denúncia contra o deputado Bruno Gonçalves
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Capitão Wagner apresenta denúncia contra o deputado Bruno Gonçalves

Tipo Notícia
Deputado estadual Bruno Gonçalves, do PL  (Foto: MAURI MELO)
Foto: MAURI MELO Deputado estadual Bruno Gonçalves, do PL

Pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, o deputado federal Capitão Wagner (Pros) apresentou denúncia nesta quinta-feira ((30) à Procuradoria Regional Eleitoral contra Bruno Gonçalves, deputado estadual pelo PL.

O parlamentar pede que o órgão apure eventual negociação, conduzida por Gonçalves, para financiamento ilegal de campanhas e compra de apoio político em Fortaleza neste ano e em 2016.

A denúncia se sustenta em áudio vazado neste mês no qual Gonçalves se dirige ao suplente de vereador Maninho Palhano (Pros). O diálogo, de março de 2020, foi gravado e apresentado ao Ministério Público do Estado, que abriu investigação nesta semana.

Na conversa, a voz identificada como se fosse a do deputado pergunta: “Por isso aqui tu ficaria com a gente?”, propondo a Palhano quantia para que deixasse o PPL, partido ao qual era filiado na época, e ingressasse no PL.

“Vamos fechar nisso aqui?”, insiste.

Noutro trecho, o deputado cita um valor entre R$ 150 mil e R$ 250 mil à disposição caso o pré-candidato atendesse ao convite.

“Eu arrumo, nem que seja do Fundo Partidário”, promete o parlamentar, que é filho do prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, presidente do PL no Ceará.

No texto entregue à Procuradoria, a defesa de Wagner argumenta que “a compra de apoio político noticiada é reveladora da abjeta prática do abuso do poder econômico e poder político, possivelmente com a utilização de recursos públicos, afetando sobremaneira a lisura eleitoral”.

Além da denúncia, o Pros e outras legendas devem apresentar representação contra Gonçalves no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa.

Ouvido pela coluna, Maninho Palhano afirmou que o encontro com o deputado se deu pouco antes do encerramento da janela partidária, em abril, no gabinete do próprio Gonçalves na AL.

O parlamentar do PL foi procurado na semana passada e agora, mas ainda não respondeu aos contatos feitos pela reportagem.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?