Logo O POVO+
Eleições em Fortaleza: Cid ausente, Ciro calado e Camilo no ataque
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Eleições em Fortaleza: Cid ausente, Ciro calado e Camilo no ataque

Tipo Análise
Campanha deverá reeditar cenas como Cid Gomes em motoneta para eleger seu candidato (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Campanha deverá reeditar cenas como Cid Gomes em motoneta para eleger seu candidato

Definitivamente, não era a campanha que se imaginava que seria em Fortaleza. Principal articulador do PDT no Ceará, o senador Cid Gomes (PDT) está relativamente ausente das atividades ao lado de Sarto. O próprio titular da chapa se recupera de Covid-19 há 15 dias.

Tampouco Ciro Gomes (PDT) tem sido visto. Do lado governista, os “padrinhos” estão longe. É possível que os números do Datafolha expliquem esse sumiço, mas não é do feitio dos irmãos assistir calados enquanto a briga se desenrola.

O mesmo não vale para Camilo Santana (PT). Pela segunda vez em menos de uma semana, o governador atravessou a disputa pela Prefeitura. Agora, para reafirmar críticas que já havia feito a Capitão Wagner (Pros), líder nas pesquisas e a quem responsabiliza por liderar motim da PM.

Nesta terça-feira, 20, Wagner não apenas negou que tenha liderado a paralisação. Disse também se tratar de fake news. Em síntese, chamou Camilo de mentiroso.

A reação foi imediata. Pelas redes, o petista foi ainda mais contundente nas críticas do que na semana anterior.

Camilo escreveu: “Fake news? As imagens de seus discursos inflamados para os grupos de encapuzados e amotinados? Sua luta pública para dar anistia aos envolvidos nos atos criminosos do motim contra a população? Capitão Wagner, se não se arrepende do que fez, pelo menos assuma os seus atos”.

Em tréplica, Wagner devolveu: “Interessante o governador falar em assumir atos. Quando os índices de violência caem, é mérito dele. Quando sobem, a culpa é dos outros. Enquanto isso, o Ceará segue como um dos estados mais violentos do Brasil. Ele, que não dialogou. O cacique do seu grupo usou uma retroescavadeira contra as pessoas. No meu mandato, vamos escutar todos”.

Por enquanto, a campanha pela sucessão ao Paço tem sido dominada por esse embate entre o governador e o principal nome da oposição. Camilo tem feito o que pode como contraponto, mas sua participação está limitada pela legislação eleitoral.

No segundo turno, a depender de quem avance, são outros quinhentos.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?