Logo O POVO+
José Airton coloca nome à disposição para concorrer ao Governo do Estado
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

José Airton coloca nome à disposição para concorrer ao Governo do Estado

Na manhã desta sexta-feira, 21, José Airton se reuniu com outro potencial candidato em 2022, o emedebista Eunício Oliveira
Tipo Notícia
Deputado José Airton (PT) e ex-senador Eunício Oliveira se reúnem nesta sexta-feira, 21 (Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação Deputado José Airton (PT) e ex-senador Eunício Oliveira se reúnem nesta sexta-feira, 21

Deputado federal, José Airton Cirilo (PT) colocou nome à disposição para disputar o Governo do Estado em 2022. O petista tem reunião prevista com o ex-presidente Lula nos próximos dias.

Precisamos de palanque forte para Lula, e aí essa probabilidade. Vou marcar uma conversa com ele para colocar meu nome à disposição para garantir esse palanque”, disse o deputado, que já concorreu ao Governo outras duas vezes.

Na manhã desta sexta-feira, 21, José Airton se reuniu com outro potencial candidato em 2022, o emedebista Eunício Oliveira. Ex-senador e presidente do Congresso, Eunício se encontrou com Lula na terça-feira passada. À coluna, ele já havia antecipado que entraria na briga eleitoral do ano que vem, seja ao Governo ou ao Senado.

A conversa entre Airton e Eunício se deteve no cenário local, que depende das articulações que PT e MDB vêm fazendo nacionalmente.

Segundo o deputado petista, há “uma incompatibilidade” para que se firme uma aliança mais ampla “por causa do apoio do PT ao PDT” no Ceará. Ele cita as declarações recentes do ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que tem se colocado numa posição crítica a Lula. “Isso é uma barreira, aliada às declarações do Cid (de 2018). É difícil superar”, afirma José Airton.

Em entrevista à coluna no início de maio passado, a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, já havia defendido a necessidade de o partido viabilizar um palanque aliado a Lula no Ceará. A dirigente não descartou candidatura própria no estado.

“O deputado José Guimarães tem feito mais essa conversa. E tem me dito que o governador gostaria de possivelmente ser candidato ao Senado. Não temos nada contra isso e apoiaríamos, mas obviamente que, do ponto de vista eleitoral, lá na frente, para o PT disputar as eleições presidenciais, nós queremos um palanque que esteja do nosso lado aí”, declarou Gleisi.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?