Sarto determina que secretários que forem disputar mandato devem entregar cargo
Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.
Sarto determina que secretários que forem disputar mandato devem entregar cargo
A decisão do prefeito segue a do governador Camilo Santana (PT), que já havia solicitado que titulares de pastas do Governo deixem suas funções caso tenham interesse em disputar eleição ano que vem
Em comunicado feito a secretários municipais nesta quarta-feira, 29, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), determinou que auxiliares que pretendam concorrer a mandato eletivo em 2022 devem se desincompatibilizar.
A informação foi confirmada pelo O POVO.
A decisão do gestor segue a do governador Camilo Santana (PT), que já havia solicitado que titulares de pastas do Governo deixem suas funções caso tenham interesse em disputar eleição ano que vem.
Em princípio, o chefe do Executivo não determinou prazo semelhante ao dado por Camilo, que fixou no dia 31 de dezembro o limite para que secretários peçam exoneração.
Do time de secretários da gestão Sarto, há nomes com potencial para o pleito de 2022. Entre eles, Samuel Dias, ex-prefeiturável e hoje à frente da Secretaria Municipal da Infraestrutura.
À coluna, porém, Dias negou que esteja de malas prontas para deixar o governo. Segundo ele, permanece no Paço em 2022.
Outro cuja saída é ventilada é o secretário dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Cláudio Pinho, que deve de fato deixar a Prefeitura para concorrer a deputado estadual pelo PDT.
Irmão de José Sarto, o secretário Elpídio Nogueira (Cultura) avalia o cenário, mas sua saída é incerta, assim como a de Michel Lins (Regional 3), do Cidadania, que estuda a possibilidade de pleitear cadeira na Assembleia Legislativa do Ceará.
À frente da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), Rodrigo Nogueira ainda não descartou a hipótese de entrar na disputa do ano que vem.
Ao todo, ao menos quatro nomes podem deixar o primeiro escalão da Prefeitura.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.