Logo O POVO+
Sarto determina que secretários que forem disputar mandato devem entregar cargo
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Sarto determina que secretários que forem disputar mandato devem entregar cargo

A decisão do prefeito segue a do governador Camilo Santana (PT), que já havia solicitado que titulares de pastas do Governo deixem suas funções caso tenham interesse em disputar eleição ano que vem
Tipo Notícia
Prefeito José Sarto (Foto: Reprodução/Instagram )
Foto: Reprodução/Instagram Prefeito José Sarto

Em comunicado feito a secretários municipais nesta quarta-feira, 29, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), determinou que auxiliares que pretendam concorrer a mandato eletivo em 2022 devem se desincompatibilizar.

A informação foi confirmada pelo O POVO.

A decisão do gestor segue a do governador Camilo Santana (PT), que já havia solicitado que titulares de pastas do Governo deixem suas funções caso tenham interesse em disputar eleição ano que vem.

Em princípio, o chefe do Executivo não determinou prazo semelhante ao dado por Camilo, que fixou no dia 31 de dezembro o limite para que secretários peçam exoneração.

Do time de secretários da gestão Sarto, há nomes com potencial para o pleito de 2022. Entre eles, Samuel Dias, ex-prefeiturável e hoje à frente da Secretaria Municipal da Infraestrutura.

À coluna, porém, Dias negou que esteja de malas prontas para deixar o governo. Segundo ele, permanece no Paço em 2022.

Outro cuja saída é ventilada é o secretário dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Cláudio Pinho, que deve de fato deixar a Prefeitura para concorrer a deputado estadual pelo PDT.

Irmão de José Sarto, o secretário Elpídio Nogueira (Cultura) avalia o cenário, mas sua saída é incerta, assim como a de Michel Lins (Regional 3), do Cidadania, que estuda a possibilidade de pleitear cadeira na Assembleia Legislativa do Ceará.

À frente da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), Rodrigo Nogueira ainda não descartou a hipótese de entrar na disputa do ano que vem.

Ao todo, ao menos quatro nomes podem deixar o primeiro escalão da Prefeitura.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?