Logo O POVO+
Cearense do "gabinete do ódio" é um dos alvos da PF em operação contra Abin paralela
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.

Cearense do "gabinete do ódio" é um dos alvos da PF em operação contra Abin paralela

A operação da PF mira em ex-auxiliares do deputado federal e pré-candidato à Prefeitura do Rio Alexandre Ramagem
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado federal Alexandre Ramagem (Foto: Reprodução/ Valter Campanato / Agência Brasil)
Foto: Reprodução/ Valter Campanato / Agência Brasil O ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado federal Alexandre Ramagem

Integrante do chamado “gabinete do ódio”, núcleo que disseminava mentiras nas redes sociais instalado no governo de Jair Bolsonaro (PL), o cearense José Matheus Sales Gomes foi alvo de mandado de busca executado pela PF nesta quinta-feira, 11.

Gomes, ativo nas redes e um dos membros da linha de frente dessa célula recrutada por Carlos Bolsonaro para defender a gestão do pai, atuava ao lado de outros influenciadores bolsonaristas.

A operação da PF mira em ex-auxiliares do deputado federal e pré-candidato à Prefeitura do Rio Alexandre Ramagem, que tocou a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o mandato de Bolsonaro.

Ramagem, pelas investigações reveladas até aqui, é suspeito de monitorar, a pedido do então presidente, autoridades dos Três Poderes, além de jornalistas e advogados.

Com o fim da gestão do presidente, Sales Gomes passou a integrar a equipe de Ramagem em Brasília.

Entre as ações levadas a cabo pela PF, houve cumprimento de cinco mandados de prisão e dois de busca.

Em série de reportagens, O POVO revelou o papel dos cearenses que compunham o gabinete do ódio.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?